terça-feira, 17 de abril de 2012

[Croácia] Zagreb: Breve crônica da 8ª Feira do Livro Anarquista - por ANA

[Croácia] Zagreb: Breve crônica da 8ª Feira do Livro AnarquistaA 8ª Feira do Livro Anarquista em Zagreb, que aconteceu entre os dias 31 de março e 1º de abril, foi um bom espaço de encontro com muitas pessoas ativas na região, como aconteceu nos anos anteriores e com alguns debates interessantes e troca de material.

A Feira contou com a presença de diversas iniciativas, como a da Active Distribution, da editora Sto Citas, e outras vindas de Londres, Sérvia, Estônia, República Checa e a nossa, desde Hamburgo, com alguns fanzines e material do Café Libertad.

No primeiro dia foram realizados debates sobre iniciativas locais e temas históricos, e podemos relaxar no jardim, enquanto que os cartazes que difundiam a Feira eram visíveis em muitas das livrarias da cidade. Como todos os anos, as atividades do segundo dia não se realizaram somente em ambientes fechados, pois a Feira mudou-se para o Parque Central da cidade. No mesmo dia houve um protesto no marco das manifestações do dia europeu de ações contra o capitalismo, o 31M, que começou na Universidade de Zagreb e terminou no Parque onde havia sido montada a Feira.

Pessoalmente estava responsável, junto com uma pessoa da Universidade de Zagreb, de realizar um debate sobre tecnologia, anarquismo e movimentos sociais. Os eixos principais deste debate foram:

• A apresentação de algumas iniciativas que usam twitter ou googlemaps para o seu trabalho político, o debate foi polêmico.

• É um problema que as pessoas se concentrem mais no ativismo "virtual" ao invés da ação e nas relações "reais"?

• Como podemos tratar a dependência das infraestruturas dominadas pelo Estado e pelas empresas, como por exemplo, o hardware para a Web?

Claro que o tempo não dava para falar em detalhes sobre tudo isto, mas certamente se trata de um debate muito importante que deve ser aberto num contexto anarquista, sobre o bom e mau uso das tecnologias.

No terceiro dia, um ativista oriundo da Rússia fez uma apresentação sobre a situação atual em geral na Rússia, a luta antifascista e as iniciativas anarquistas. Em seguida, o debate centrou-se na situação jurídica, o “departamento contra o extremismo”, a postura que toma, em geral, as pessoas na Rússia perante a violência nazi e os tipos de apoio que têm os neonazistas por parte da sociedade.

A Feira foi uma boa oportunidade para entrar em contato com os anarquistas da região, e passamos um grande momento em Zagreb, na esperança de voltar no próximo ano.

Mais infos: http://www.ask-zagreb.org/

agência de notícias anarquistas-ana
quantos pirilampos
posso contar esta noite?
caminho enluarado
José Marins

Nenhum comentário: