segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reunião: Encontro Movimento Sair do Capitalismo‏ - por Rosa Fonseca

Companheir@s

Somente hoje tive de volta meu computador com os arquivos, razão pela qual só agora estou mandando o convite, cartaz e folder convocando o Encontro do MOVIMENTO SAIR DO CAPITALISMO (05 e 06 de maio) e renovando o convite para a reunião amanhã, às 09 horas, na Arquitetura da UFC.

ENCONTRO DO MOVIMENTO SAIR DO CAPITALISMOAté aqui não se contava com uma ideia desenvolvida de um movimento social de ruptura com a ordem estabelecida.

Não havia uma nova ideia de revolução para formar um polo oposto à barbárie reinante.

Não existia uma proposta para apreender e combater a totalidade capitalista no sentido de suplantar o moderno sistema patriarcal produtor de mercadorias.

Em decorrência disso, os movimentos sociais existentes como os Indignados da Europa, da Primavera Árabe, do Occupy Wall Street, o MST, os sindicatos, os partidos e vários outros no Brasil permaneceram (e permanecem) presos à imanência do sistema. O que faz com que as simples lutas defensivas, mesmo as reivindicações modestas e imediatas não tenham possibilidade de vitória por não se colocarem numa perspectiva de suplantação do sistema. O resultado, como se sabe, foi (e continua sendo) a manutenção da luta pela modernização do capitalismo.

Mas o capitalismo já alcançou a sua modernização. Hoje, ele se depara, na crise atual, com sua fronteira histórica. E quem administra a crise dessa fronteira, administra a sua barbárie. Eis porque a persistência da teoria e da prática desses movimentos na atualidade se reveste de um caráter retrógrado. E isso torna os movimentos sociais impossibilitados de pôr um paradeiro no genocídio da humanidade e no ecocídio do planeta.

Não havia, como consequência disso, uma proposta de um movimento social inovador. Mas, agora, irrompeu uma ideia em Fortaleza, que provoca a humanidade - a ideia da gente sair do capitalismo. Trata-se da ideia de um movimento capaz de transformar a relação social existente e construir a sociedade pós-capitalista. A saída prá vida plena de sentido.

Os anos na persistência da luta; a (re)descoberta da dinâmica capitalista (valorização do valor, do dinheiro), ou seja, da sua essência, da sua lógica, do fundamento do sistema; as contribuições teóricas inestimáveis de várias pessoas; o limite histórico do caráter destrutivo e autodestrutivo do capitalismo; o colapso do sistema e o insight do devir histórico de um movimento transcendente contribuíram para dar vida a essa nova proposta.

Sua concretização supera as concepções teóricas e práticas que reinavam, até aqui, afirmando que a crítica ao sistema só poderia ser exercida no horizonte do próprio modo de produção capitalista.

Com isso, chega ao fim a capitulação incondicional às regras, normas, princípios, organização e funções do Mercado, Estado e demais categorias fundantes do capitalismo.

Entra na ordem do dia a vontade consciente do ser humano para o iniciar da construção de um modo superior de sociabilidade que vai muito além das formas fetichistas da mercadoria, da política, do trabalho e do dinheiro. Aqui a pré-modernidade, a modernidade, a pós-modernidade e a ultramodernidade se revelam como pré-históricas.

Quem optou por nem ver, nem ouvir e nem falar sobre isso se depara agora com o iniciar concreto desta façanha histórica.

Dê asas às suas instigações. Participe da construção e realização desta proposta. Declare seu amor à humanidade e ao planeta!

Para enfrentar, equacionar e suplantar tanto a barreira econômica como a ecológica do sistema impõe-se a realização de um encontro. Um encontro que não pode prescindir da sua colaboração. A partir de agora você está mais do que convidado(a)!_____________________________
Aproveito para enviar o convite para o ato que acontecerá domingo, dia 15/04/2012, às 09hs da manhã, ao lado da Igreja Santíssima Trindade no Conj. José Walter, na Av. C (ao lado do Colégio Otávio de Farias). Na ocasião será plantado um pé de IPÊ simbolizando a luta do CARLINHOS em defesa do meio ambiente e da vida, que É A NOSSA LUTA.

O Carlos Henrique foi assassinado no dia 01/04/2012. Ele era geógrafo ambiental, integrante do INSTITUTO AMBIENTAL VIRAMUNDO, funcionário da AMMA, Autarquia do Meio Ambiente da Prefeitura de Eusébio e já havia participado de 02 reuniões do Movimento Sair do Capitalismo. Tem fotos no meu facebook, do Crítica Radical e da Sandra Helena Freitas (Sandrinha).

Contamos com você.
Abs.
Rosa Fonseca (rosaradical@uol.com.br)

Nenhum comentário: