segunda-feira, 2 de abril de 2012

[EUA] Ocuparão o Departamento de Justiça em apoio a Mumia Abu-Jamal - por ANA

[EUA] Ocuparão o Departamento de Justiça em apoio a Mumia Abu-Jamal[A seguir texto divulgado pela International Concerned Family and Friends of Mumia Abu-Jamal (ICFFMAJ) sobre a ocupação do Departamento de Justiça em Washington, DC, a ser realizada em 24 de abril, no 58º aniversário de Mumia.]

Ocupa pela justiça: ocupemos o departamento de justiça!

Respaldado por:
International Concerned Family and Friends of Mumia Abu Jamal; Educators for Mumia Abu-Jamal; New York Coalition to Free Mumia Abu-Jamal; Occupy Philly; Occupy DC Now; Occupy DC Criminal Injustice Committee; Occupy the Hood; Decarcerate PA; Supporting Prisoners and Acting for Radical Change [SPARC]; Millions for Mumia; Dead Prez (Sticman and M1); T alib Kweli; Immortal Technique; Angela Davis; Danny Glover; Alice Walker; Francis Pixen; Amiri Baraka; Marc Lamont Hill; Cornell West; Vijay Prashad; Norman Finkelstein…

Próxima parada: A liberdade de Mumia!
Agora que o aclamado jornalista radical Mumia Abu-Jamal se encontra fora do corredor da morte, muitas pessoas se atrevem a imaginar o próximo passo - sua saída da prisão. Em 9 de dezembro de 2011, no Centro Nacional da Constituição na Filadélfia, onde mais de 1.100 pessoas se reuniram para marcar o trigésimo aniversário de encarceramento de Mumia, o arcebispo Desmond Tutu pediu que nossa nação "aceite o desafio de reconciliação, direitos humanos e justiça”, e pediu a “libertação imediata” de Mumia. E quando Frances Goldin – a agente literária de Mumia – convocou as pessoas a OCUPAREM o Departamento de Justiça, seu chamado foi recebido com um forte grito de entusiasmo.

Em 24 de abril de 2012, o aniversário de 58 anos de Mumia, nos reuniremos ante ao Departamento de Justiça (DOJ) em Washington, DC. Além disso, um encontro de grande escala, vibrante e colorido, ampliará nossa demanda formal de que o procurador Eric Holder se reúna imediatamente com uma delegação para falar da corrupção e das violações de direitos civis no caso de Mumia e nos casos de outras centenas de denunciantes na Filadélfia. Alguns manifestantes participarão em atos de desobediência civil para chamar a atenção de um público mais amplo a estas injustiças.

Me comprometo a ocupar o DOJ
Pense em se somar ao 24 de abril, ao grupo de renomados cidadãos que inclui Danny Glover, Frances Fox Piven, Norman Finkelstein, e M1 de Dead Prez em um ato de desobediência civil. Teu compromisso ao participar deste ato será crítico para poder cumprir nossa meta de conseguir a participação de mais ativistas e assegurar cobertura midiática do caso e de nossas amplas demandas. Se você não pode se comprometer no ato de desobediência civil, também pode se comprometer a assistir ao encontro.

A saída de Mumia do corredor da morte coincide com uma dramática mudança de consciência manifestada no movimento Occupy Wall Street e oposição à pena de morte depois da execução de Troy Davis. Agora temos uma insólita janela de oportunidade para cumprir uma das mais importantes tarefas de nossos tempos: construir um movimento que relacione todas as violações no caso de Mumia e todo o seu processo fraudulento com a crise do encarceramento massivo, para ganhar a liberdade deste homem inocente. Objetivo de curto prazo: libertar Mumia. Objetivo de longo prazo: por fim ao encarceramento massivo.

"Há algo na alma...
...que chama a liberdade!" Neste novo século, movimentos sociais ao redor do mundo assinalam as raízes da crise social atual, as desigualdades de classe, o fanatismo direitista, as violações de direitos humanos e a devastação ambiental. Aqui nos Estados Unidos temos visto como o Estado, ante aos crescentes movimentos de OCUPAÇÃO, tem intensificado sua campanha para conter as pessoas e silenciar a dissidência. Com o encarceramento de críticos do Estado e denunciantes (Bradley Manning), o lançamento de gás de pimenta contra estudantes protestando pacificamente na Califórnia, a aprovação de leis repressivas (HR 347 & NDAA), e encarceramento de milhões de pessoas pobres, em sua maioria Negros e Latinos, nas prisões dos Estados Unidos e a crescente detenção de imigrantes tratados como bodes expiatórios, o Estado está acelerando suas medidas repressivas.

Em 24 de abril, daremos novos ares à velha consigna laboral "Se nos toca a um, nos tocam a todos”. Neste dia diremos que todo/as somos Mumia, todo/as somos imigrantes, todo/as somos Bradley Manning, todo/as somos pobres, todo/as somos Palestinos e todo/as somos Troy Davis.

Durante 30 anos, desde sua cela no corredor da morte, Mumia tem oferecido uma crítica radical ao poder e a injustiça através de suas rádio-transmissões semanais e os sete livros publicados. Sua voz desafiante ante a repressão do Estado nos tem ensinado algo sobre o valor e sobre a inclinação do espírito humano em direção à liberdade. Sua mensagem expressa nossas aspirações mais altas como sociedade. Em 24 de abril, pegue uma cartolina e escreva nela todas as suas indignações. Serão bem-vindas. E, sobretudo, neste dia traga seu espírito de luta e seus desejos de viver e criar um mundo decente e distinto.

Por que o DOJ
Os policiais que dispararam, brutalizaram e detiveram Mumia Abu-Jamal em 1981 – pelo assassinato a balas do oficial Daniel Faulkner – estavam sob o escrutínio do Departamento de Justiça em sua investigação do Departamento de Policia da Filadélfia. Esta investigação iniciada em 1979 marcou a primeira vez na história dos Estados Unidos que o governo federal demandou a um departamento de policia por violações de direitos civis e a primeira vez que acusou a todo o departamento, e não só a oficiais individuais, de brutalidade policial. A demanda do DOJ sustentou que escandalizam a consciência as práticas da policia da Filadélfia de "disparar contra suspeitos não-violentos, abusar de presos algemados, suprimir dissidência na tropa, e participar de um padrão de comportamento brutal”. Apenas alguns dias depois do fraudulento julgamento e condenação de Mumia, em 3 de julho de 1982, 15 dos 35 policiais que reuniram provas contra Mumia foram julgados, sentenciados e encarcerados por corrupção e manipulação de provas para obter una condenação. O mais importante destes oficiais foi Alfonzo Giordano, o Inspetor que conduziu a investigação da cena do crime no caso de Mumia. A investigação realizada pelo DOJ ainda é um assunto pendente: não deu amparo e nem reparações a pessoas como Mumia, que foram condenadas devido aos testemunhos e trabalho dos corruptos policiais considerados culpados.

Nossas demandas
1. Liberdade a Mumia Abu-Jamal
2. Contra o encarceramento massivo
3. Emprego, educação e saúde - NÃO CÁRCERES
4. Contra o castigo de isolamento e a tortura
5. Contra a racista pena de morte
6. Não à perseguição de imigrantes
7. Liberdade aos Preso/as Político/as

Mais infos: http://occupythejusticedepartment.com/
Tradução > Marina Knup

agência de notícias anarquistas-ana
A folha se vai
embarca em qualquer som
rio abaixo.
Masatoshi Shiraishi

Nenhum comentário: