quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Campos de concentração: Comparação entre Holocausto e opressão animal é proibida na Alemanha - Por Bethania Malmberg

Campos de concentração: Comparação entre Holocausto e opressão animal é proibida na Alemanha
Foto: Reprodução/Djurens Rätt

A decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos deu à Alemanha o direito de interromper uma campanha comparando opressão animal ao Holocausto.

A organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), em sua campanha “Holocausto em seu prato” comparou as vítimas do Holocausto na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial com os animais vítimas da indústria alimentar dos dias de hoje. A exposição foi apresentada em Estocolmo em janeiro de 2006.

Quando a exposição chegou na Alemanha em março de 2009, a mesma foi proibida pelo tribunal alemão, tendo o mesmo argumentado que a exposição produzia uma imagem banal e trivial do Holocausto. A PETA recorreu, mas o Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidiu favoravelmente à Alemanha.

O tribunal, com sede em Estrasburgo, acredita que a decisão não é contrária à liberdade de expressão e que visa a proteção dos direitos das pessoas que morreram nos campos de concentração e aos seus sobreviventes. O Conselho Central Judaico na Alemanha esteve envolvido na notificação inicial. O Tribunal Europeu de Direitos Humanos escreveu em sua decisão que as ações da Alemanha deveriam também ser consideradas com base em seu contexto histórico.

As informações são da Organizacão Sueca de Direto e Bem-estar Animal Djurens Rätt.

Nenhum comentário: