quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vítima da invasão humana: Conheça a incrível história do elefante que descarrilou um trem para defender seu rebanho - Por Stephen Messenger (Care2)

Vítima da invasão humana: Conheça a incrível história do elefante que descarrilou um trem para defender seu rebanho
Foto: Reprodução/Care2

No século XIX, época em que começou a expansão urbana contínua em terras selvagens, não faltaram exemplos para destacar a luta entre o mundo natural e o mundo que os seres humanos se esforçaram para construir, e alguns dos exemplos mais angustiantes destas lutas provavelmente foram perdidos através do tempo. Felizmente, não este. As informações são da Care2.

Nos últimos anos, Ky Cheah, de 68 anos de idade, mantém um blog no qual registra memórias de sua infância quando cresceu em Teluk Anson, na Malásia. E enquanto todos esses fatos pessoais serão, sem dúvida, valorizados por sua família e pelas gerações vindouras, estamos todos com sorte pelo fato de uma história oral, em especial, ter sobrevivido sob sua administração.

Cheah escreve que, um dia, quando ainda era um menino e procurava castanhas perto de trilhos antigos na sua cidade, ele se deparou com uma placa misteriosa que dizia: “Está enterrado aqui um elefante selvagem que, em defesa de seu rebanho, descarrilou um trem no dia 17 de setembro de 1894″.

O jovem, muito curioso para conhecer os detalhes que cercavam o incidente, foi procurar por pessoas que estavam vivas no momento para falar sobre o caso, e ouviu muitas histórias sobre o triste episódio do elefante que se suicidou nos trilhos do trem.

Rumores diziam que ele estava buscando vingança por um bezerro morto anteriormente pelo mesmo trem, enquanto outros alegaram que ele estava apenas defendendo seu rebanho do “novo inimigo” que invadiu seu domínio.

A ferrovia ligando Teluk Anson a Tapah foi concluída em 1893 e seu ruído diário através da selva anunciava a ameaça ao habitat dos gigantes e gentis elefantes.

As pessoas contaram que o maquinista não pode fazer nada porque o elefante havia ficado desafiadoramente sobre os trilhos do trem e se recusou a ceder, apesar da assovio alto do trem que se aproximava em sua direção. O animal era muito grande e mais alto do que o “Cavalo de Ferro”, e colidiu com ele na cabeça a 80 km/h. O impacto descarrilou a locomotiva e três vagões.

Em seu blog, Cheah convida outras pessoas a acrescentar mais para a notável história do heroico elefante, mas parece que só a ele restou a responsabilidade de registrar essa história para a posteridade. Felizmente, junto com a história oral, uma velha fotografia granulada confirma que o fato realmente ocorreu.

Cheah suspeita que o humilde marcador do túmulo do elefante tenha sido absorvido pela selva. “Não importa”, diz ele. “Uma selva prosperando de novo talvez seja o maior monumento de todos”.
Este post foi publicado originalmente por Stephen Messenger, pela TreeHugger.

Tradução por Patrícia Tai (da Redação)

Nenhum comentário: