terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lutando pelo direito à vida: Orangotangos voltam-se contra agressores durante massacre na Indonésia - Por Patrícia Tai

Lutando pelo direito à vida: Orangotangos voltam-se contra agressores durante massacre na Indonésia
Orangotango preso em armadilha. As plantações de palmeiras são uma ameaça a espécies em extinção como orangotangos, elefantes e tigres. Foto: Caters News Agency / MailOnline
Após sofrer espancamentos e tiros, uma tribo de orangotangos reagiu e cercou um trabalhador de uma plantação de palmeiras, e esmurraram-no e deram-lhe mordidas até deixá-lo inconsciente. As informações são do Mailonline.
O dia em que os macacos contra-atacaram os seres humanos não deixou surpresos os conservacionistas na parte indonésia da Ilha de Bornéu – os animais vêm perdendo o seu habitat devido à exploração de madeira e às empresas de óleo de palma.
Orangotango ferido, sendo resgatado e retirado de seu habitat. Resgates estão em curso em uma pequena região florestal de Sumatra. Foto: Caters News Agency / MailOnline
Há alguns dias atrás, uma fêmea de orangotango foi encontrada gravemente ferida, com mais de 100 balas de pistola de “chumbinho” em seu corpo, e está sendo tratada. Outros foram espancados ou mortos a tiros.
A vingança contra os seres humanos aconteceu quando um homem identificado apenas como Kurnadi estava trabalhando em uma plantação de palmeiras.
Ninguém testemunhou o ataque, mas ele foi encontrado mais tarde por outro trabalhador, coberto de mordidas e contusões – ferimentos que pareciam ter sido causados por um grupo de orangotangos.
Orangotango é resgatada de floresta antes de tratores destruírem a sua casa.
Foto: Caters News Agency / MailOnline
Não sabemos quantos orangotangos foram envolvidos no ataque, mas é claro que não foi apenas um deles”, disse um funcionário da Agência local de Conservação do Governo.
O porta-voz, Hartono, acrescentou: “O homem foi gravemente ferido. Alguns de seus dedos estavam quase arrancados. Ele havia desmaiado depois de perder muito sangue. Parece que ele foi cercado por um grupo de orangotangos, mas o que não se sabe é se ele estava tentando tirá-los da plantação de palmeiras”.
Orangotango desolado assiste à destruição de sua casa. Foto: Caters News Agency / MailOnline
A Agência de Conservação tem arquivos sobre ataques chocantes a orangotangos, realizados por trabalhadores das plantações de palmeiras que agem sob comando de seus chefes, afirmando que os animais estão prejudicando as suas plantações.
Alguns dos macacos foram agredidos até a morte com facas, enquanto outros foram mortos a tiros ou fatalmente espancados com cassetetes.
No início deste ano, o Daily Mail revelou como conservacionistas chegaram em cima da hora para salvar uma mãe orangotango e seu bebê quando trabalhadores de uma plantação de palmeiras partiam para matá-los.
Então, nesta semana, veio a notícia angustiante do tiroteio no qual uma fêmea de orangotango ficou cega de um olho e perto da morte, quando foi encontrada pelos conservacionistas com mais de 100 tiros de “chumbinho”.
Foto da fêmea de orangotango que levou 100 tiros, sendo operada. Foto: Caters News Agency / MailOnline
Foto da fêmea de orangotango que levou 100 tiros, sendo operada. Foto: Caters News Agency / MailOnline
Ela está agora em recuperação em uma clínica, mas os ambientalistas ainda estão decidindo se ela pode ser liberada de volta à natureza ou se deverá ser mantida em cativeiro pelo resto de sua vida.
A Indonésia é o maior produtor mundial de óleo de palma e, enquanto os lucros das empresas crescem, as florestas que são a moradia dos orangotangos continuam a diminuir para abrir caminho para as plantações de palmeiras.
“O ataque ao trabalhador é, talvez, uma indicação de que o orangotango percebe que deve atacar para salvar seu habitat”, disse um ambientalista em Jacarta. “Isso não é algo que ouvimos falar com frequência”.

Nenhum comentário: