terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fórum Social Libertário e Feira do Livro Anarquista - ANA



Fórum Social Libertário e Feira do Livro Anarquista

[O grupo Pierre Kropotkin da Federação Anarquista francófona está em plena atividade e crescimento. E preparam para os dias 26 e 27 de setembro o quinto Fórum Social Libertário e Feira do Livro Anarquista, na cidade de Merlieux, em Aisne.]

A Bandeira Negra será desfraldada novamente em Merlieux, no Green Village

Mais uma vez reincidentes na agitação político-literária, o coletivo Pierre Kropotkin da Federação Anarquista francófona, convida-nos para um belo convívio de amigo/as no Fórum Social Libertário e na Feira do Livro Anarquista de Merlieux, em Aisne, nos dias 26 e 27 de setembro.

"O capitalismo deixou-nos nus, mas a história não acabou. Começa agora! Feche o punho, de volta à barricada para que regresse o tempo feliz das cerejas..." O convite feito pela supimpa livraria anarquista Merlieux é tentador. Durante dois dias, um coquetel explosivo misturando autores, editores, artistas e ativistas de várias sensibilidades libertárias vão fazer vibrar o pequeno povoado da Picardia. “Mort aux cons!” é a mensagem curta num belo cartaz desenhado pelo famoso cartunista Siné que não passa despercebida.

O quinto Fórum Social Libertário e Feira do Livro Anarquista começa com toda força no sábado, 26 de setembro, às18 horas, com a apresentação do Grande Prêmio de Ni Dieu Ni Maitre (Nem Deus Nem Mestre) atribuído este ano a Hamid Zanaz. Filósofo e jornalista, autor de "Impasse Islâmico - Religião contra a vida”, livro recentemente publicado pela Edições Libertárias com um prefácio de Michel Onfray. Em seguida rola um jantar de confraternização (preço livre) confeccionado por Benoist Rey, escritor e chefe de cozinha.

A festa termina com música e poesia, com textos do poeta anarquista Eugene Bizeau, expostos por Tichot, um concerto de Puta Guerrilha (punk alternativo), outro com o estrondoso pessoal do Foudufu (com batuque nos tambores e em lata) e uma performance artística de Nico e Lucie, chamada "Wall of TVs". Para os que sofrem de insônia encantar-se-ão com a "Noite das palavras ou a liberdade de escrever, a liberdade de dizer", até o sol raiar.

No domingo, 27 de setembro, às 10 horas, a Feira do Livro Anarquista tomará conta da grande tenda que será montada. Muitas "casas" editoriais da galáxia libertária (Ácratas, Blue Ravine, Libertarismo, No Pasaran, CNT-RP, Libertarian Book Club, Mundo Libertário, Plano B, Sine Hebdo...) vêm apresentar as suas novidades editorial.

Alguns autores confirmados (Marie-Claire Calmus, Didier Daeninckx, Jean-Luc Debry, Caroline Granier, Jean-Pierre Levaray, Rajsfus Maurice, Jean-Marc Raynaud, Thierry Maricourt, Suzanne Weber...) e de várias comissões ou organizações (IARC, CNT, Federação Anarquista francófona, Frente Libertária, OCL, Cóleras do Presente, LDH, Observatório Internacional das Prisões, Sat-Amikaro, Escapando do Nuclear, Coletivo dos Sem Papéis...) que se participarão. Novos ou usados, toneladas de livros circularão para construir um novo presente e anunciar um novo futuro.

Algumas reuniões e debates irão preencher o dia. Às 10h45, Jacques Lesage, de La Haye (A Morte do Asilo – Ed. Libertários) e Nan Aurousseau (O Céu sobre a cabeça - Ed. Fotografias) e Florence Aubenas (OIP) prender-nos-ão a atenção. Às 13h30, o grupo Siné Hebdo irá animar um debate sobre a liberdade de expressão. Às 15h45, Christian Jacquiau apresentará o seu livro "Promessas do Comércio Justo" (Ed. Mil e Uma Noites). Às 18 horas, Gerard Mordillat, escritor e cineasta (The Living and the Dead, - Ed. Calmann Levy), falará sobre as lutas dos trabalhadores. Outros temas estão par ser confirmados. Os intervalos serão preenchidos com música, por John Nada C., Dumas e Le Jacques Pascale Manchec. Canções cantadas em conjunto também marcarão presença no evento, como não poderia deixar de ser.

Acaba de chegar a notícia que iremos cantar em coro "A Canção de Craonne" de Dominique Grange e Jacques Tardi. Os grandes momentos do fim de semana serão retransmitidos ao vivo pela Rádio Libertária em http://www.federation-anarchiste.org/rl/

Workshops (esperanto, modelagem e composição para as crianças...), projeções de vídeo, exposições (escultura monumental, fotos, Espanha Revolucionária) também serão oferecidos aos visitantes que, cansados do espetáculo e blablablá da mídia, querem saber mais sobre a Anarquia de ontem e de hoje.

Finalmente, para comer e beber (incluindo o famoso vinho biológico Ni Dieu Ni Maitre), uma secção de "comes e bebes" será instalada no centro do Ateneu Libertário. Lá teremos oportunidade para brindar a saúde dos proletários que ainda não disseram a última palavra.

Para quaisquer informações, contatar o 03 23 80 17 09 (telefone + fax) ou através do e-mail: kropotkine02@no-log.org

Texto escrito por Paco

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

a noite cai
sobre a minha cabeça
eu fico a ver estrelas
Charles Bicalho

2 comentários:

Barone disse...

Venho retribuir a visita e encontro um blog interessante e uma notícia mais interessante ainda. Me fez lembrar década de 80 quando convivi de perto coum muitos companheiros libertários de RJ e SP. Saudades. Voltarei.

Provos Brasil disse...

Valeu pela visita Grande Barone!

Provos Brasil