quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ojore Lutalo está livre após 27 anos na prisão - ANA



Ojore Lutalo está livre após 27 anos na prisão

Após 27 anos de carceragem, o Prisioneiro de Guerra e Anarquista da Nova África, Ojore Lutalo, foi libertado da prisão do estado de Nova Jersey no dia 26 de agosto, atualmente ele se encontra na Filadélfia.

A Anarchist Black Cross Federation (Federação Cruz Negra Anarquista) está promovendo uma arrecadação de fundos para ajudar Ojore, a fim de apoiá-lo na transição às ruas. Se alguém quiser doar fundos para Ojore entre em contato com Tim Fasnacht, da seção da Filadélfia da Anarchist Black Cross Federation. Você pode contatá-lo em timabcf[arroba]aol.com

Mais infos: http://www.abcf.net

Um pouco de história sobre Ojore

Ojore Lutalo foi membro do Exército de Libertação Negra, grupo que surgiu em 1970 das cinzas do Partido dos Panteras Negras, depois que este foi neutralizado pelas forças da ordem dos Estados Unidos.

Nas próprias palavras de Ojore: "Depois que estive em prisão os anos que me sentenciaram por violar a liberdade condicional, prenderam-me outra vez por uma sentença de prisão em 1977 por expropriar dinheiro dos bancos do estado capitalista (para financiar nossas atividades) e por ter me envolvido numa luta com armas de fogo contra um vendedor de drogas...”

"Depois de submeter-me à sentença de prisão por violar a liberdade condicional em dezembro de 1987, para cumprir uma sentença de prisão de 40 anos sem possibilidade de sair em liberdade condicional durante os primeiros 20 anos (estive em liberdade condicional em 1980 e voltei outra vez para a prisão em 20 de abril de 1982) onde eu fui sentenciado em 1982 pela luta com armas de fogo contra um vendedor de drogas. A razão da luta com o vendedor de drogas foi conseguir dinheiro para financiar nossas próprias atividades e libertar à comunidade dos vendedores de drogas."

Ojore foi companheiro do já falecido Kuwasi Balagoon, um P.O.W. (Prisioneiros e prisioneiras de Guerra), anarquista da Nova África: "Estive envolvido na luta contra o estado fascista desde 1970. Sou anarquista desde 1975. Antes de envolver-me na luta, não era mais que outro delinqüente apolítico na América."

"Fui influenciado e muito motivado pelo Exército de Libertação Negra (B.L.A., sua sigla em inglês) da América. Suas irmãs e irmãos eram Novos Africanos (New Afrikans) como eu, e nas ruas dos guetos de onde tomaram e prosseguiram a iniciativa militarmente, e atacaram membros das forças de segurança que assassinavam os negros de nossas comunidades. Em 1975 comecei a decepcionar-me com o marxismo e tornei-me anarquista (graças a Kuwasi Balagoon) devido à inatividade e ineficiência do marxismo em nossas comunidades, junto com a burocracia repressiva que acompanha ao marxismo. As pessoas não dedicarão toda sua vida, nem morrerão por uma luta baseada nas “grandes” idéias que alguém tem flutuando na sua cabeça. Acredito que as pessoas serão envolvidas numa luta se podem observar progressos semelhantes aos que obtiveram os coletivos anarquistas na Espanha durante a época da Revolução."

agência de notícias anarquistas-ana

Ah! O vaga-lumes
Noite inteira acendem apagam
Mas, de dia, onde estão?

Eunice Arruda

Nenhum comentário: