NO DIA MUNDIAL SEM CARROS, MATILHA CULTURAL PROMOVE VAGA VIVA NO CENTRO DE SÃO PAULO
São Paulo, 21 de setembro de 2009-
No dia 22, está programada coleta de assinaturas e depoimentos e a pré-estréia do filme “No meio do rio, entre as árvores”, de Jorge Bodanzky
A Matilha Cultural, novo centro cultural independente localizado próximo ao Largo do Arouche, está apoiando o movimento global que repensa e questiona o modelo automobilístico e rodoviário. No dia 22 de Setembro, a Matilha Cultural vai se unir a diversos outros grupos e iniciativas para participar das ações do DIA MUNDIAL SEM CARRO.
http://diamundialsemcarro.ning.com/
Na terça feira dia 22/09, será ocupada a vaga de estacionamento diante da Matilha criando um espaço de convivência com sofás, cadeiras e mesas, transformando o asfalto em uma VAGA VIVA. A Matilha vai ocupar os espaços dominados pelos carros com idéias, informação e reflexão sobre questões ligadas ao aquecimento global e a mobilidade nas cidades.
A Vaga Viva da Matilha vai funcionar das 12h às 19h e também abrigará um mini estúdio de TV. “Estamos convidando conhecidos e desconhecidos a participarem da nossa Vaga Viva assinando a petição da campanha TictacTictac e gravando em vídeo sua opinião sobre as mudanças climáticas. Venham tomar um café e mandar seu recado”, convidou Rebeca Lerer, da Matilha Cultural. “Só não vale vir de carro”.
A primeira edição do VAGA VIVA, movimento global, aconteceu em 2005 e desde então, o evento continua a se espalhar de forma viral através da internet e do boca a boca. O Dia da Vaga Viva desabrochou-se para formar um experimento global que remixa, retoma e reprograma o espaço do automóvel para um intercâmbio social, a diversão e a expressão artística. Em 2008, foram mais de 500 festividades relacionadas à Vaga Viva em mais de cem cidades ao redor da América do Norte, América do Sul, Europa e Austrália. Estão programadas diversas Vagas Vivas para os próximos dias em São Paulo, como parte das ações do Dia Mundial Sem Carros e a Matilha faz sua primeira participação.
A ação da Vaga Viva também marca o apoio da Matilha Cultural ao movimento tictactac contra o aquecimento global. As mudanças climáticas estão colocando em perigo a vida na terra. Ainda é tempo de construir um mundo mais justo e sustentável. Mas o tempo está passando. Em dezembro, os líderes mundiais irão reunir-se em Copenhague para decidir sobre o nosso futuro. Mobilizando um número suficiente de pessoas em todo o mundo, iremos encorajar os nossos dirigentes a tomar as ações necessárias. Adicione o seu nome à nossa lista para apoiar a chamada para um acordo global para salvar o nosso planeta de uma mudança climática catastrófica.
http://www.tictactictac.org.br/
E ainda no dia 22, no cine da Matilha, será pré lançamento do filme, „No meio do rio, entre as árvores“,de Jorge Bodanzky. O documentário de 70 minutos é resultado de uma expedição ao Alto Solimões, onde o cineasta ministrou oficinas de vídeo, circo, fotografia às comunidades ribeirinhas, dentro de reservas ambientais amazônicas. O filme é feito pelos ribeirinhos, a partir da tecnologia recém adquirida, através de uma visão de dentro para fora que dispensa intérpretes. Do coração da Amazônia para o mundo, ficamos sabendo como é o cotidiano das pessoas que habitam rincões remotos do Brasil: o que pensam, quais sãoseus sonhos e como resolvem os problemas que enfrentam por viverem no meio do rio, entre as árvores.
http://www.tvnavegar.com.br/index.php
Sobre Bodanzky:
Estudou arquitetura e artes plásticas na Universidade de Brasília. Atuou como câmera e fotógrafo. Cursou o Instituto de Cinematografia em Ulm. A partir de 1970, produziu e dirigiu inúmeros documentários (Tristes Trópicos, A Igreja dos Oprimidos) e os filmes Iracema, Os Mucker e Terceiro Milênio, entre outros, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador do projeto Navegar Amazônia e Diretor da TV Navegar.
22 DE SETEMBRO / dia mundial sem carro + vaga viva + cine
Programação:
12h- 19h: Vaga Viva – coleta de assinaturas e depoimentos em vídeo, conversas sobre mobilidade e aquecimento global.
18h- CINEMATILHA: exibição do filme Home, de Yann Arthus – Bertrand
20h – CINEMATILHA: Pré-Lançamento “No meio do rio, entre as árvores”, de Jorge Bodanzky
TODAS AS ATIVIDADES FAZEM PARTE DO SETEMBRO VERDE, PROGRAMAÇÃO DA MATILHA CULTURAL QUE INCLUI A EXIBIÇÃO DO FILME HOME, AGORA COM A POSSIBILIDADE VER ESTE BELÍSSIMO FILME EM ALTA DEFINIÇÃO EM INGLÊS SEM LEGENDA.
horários HOME na matilha:
terças e quintas: 18h (legendas em português)
quartas e sextas: 20h (legenda em portugês)
sábados: 17h / 19h / 21h
HOME EM ALTA DEFINIÇÃO (áudio inglês sem legenda)
sabado 15h
quartas e sextas18h
Fonte: www.matilhacultural.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário