terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um espanto essa nossa democracia - Por Marcelo Salles

Um espanto essa nossa democracia - Por Marcelo Salles

Manchete do Globo de 11 de setembro de 2009:

Transito melhora sem vans
mas ônibus e trens lotam


A foto que acompanha o título é do povão espremido em gigantescas filas para entrar num ônibus e voltar à casa após o dia de trabalho.

É como se aquelas pessoas não fizessem parte do “trânsito”. O Globo comemora a supressão das vans sem considerar que elas empregavam milhares de pessoas. Havia problemas? Seguramente, assim como existem problemas com as empresas de ônibus e trens. Mas daí a resolver a coisa do jeito que fizeram no Rio vai uma grande diferença.

Existem vans que são braços econômicos das chamadas milícias, este fato já foi comprovado pela CPI presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL). Uma das recomendações da CPI foi, inclusive, que este serviço fosse legalizado. Acontece que a coisa foi feita sem nenhum critério. Da noite para o dia nada menos que doze mil vans foram impedidas de circular! É impossível que entre esses não existam trabalhadores sérios.

Vale lembrar que muitas pessoas demitidas ao longo das privatizações da década de 1990 investiram tudo o que tinham neste ramo. Era uma forma de manter, mais ou menos, o padrão de vida. Isso foi bastante comum entre funcionários do Banerj, entregue de mão beijada para o Itaú.

O Globo também não considera o sofrimento de quem depende das lotações empresariais. Duvido que o editor chefe deste periódico tenha utilizado, uma única vez que seja, o 996 às 7h, em dia de semana, horário em que motoristas e trocadores, forçados pelos patrões, operam o milagre da multiplicação do espaço com terríveis conseqüências para os usuários desse serviço.

E pra ficar ainda mais clara a posição do Globo frente ao tema das vans, vale citar matéria publicada nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2009:

Polícia Militar entra em estado de alerta

Objetivo é inibir onda de manifestações

A Polícia Militar está em estado de alerta, desde o início da madrugada de hoje, para evitar manifestações de motoristas de vans que não conseguiram permissão para continuar atuando no transporte alternativo na Região Metropolitana. O Detro recebeu informações de que hoje poderão acontecer manifestações em vários pontos do estado. Até o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi mobilizado e está preparado para o caso de ter de atuar (…)


Ou seja, além de o governo cabralino cercear o direito ao trabalho, não resta ao cidadão nem mesmo o direito de protestar. E o jornal ainda divulga a notícia como se a ameaça de repressão (pelo Bope!!!) fosse a coisa mais natural do mundo… Um espanto essa nossa democracia, não?

Fonte: http://www.fazendomedia.com/

Nenhum comentário: