quinta-feira, 21 de outubro de 2010

[Chile] Eligeveganismo resgata dois porcos bebês de um criadouro metropolitano - por ANA

[Chile] Eligeveganismo resgata dois porcos bebês de um criadouro metropolitano

Na madrugada de domingo, 17 de outubro, quatro ativistas da EligeVeganismo entraram numa granja de suínos localizada a cerca de 40 quilômetros de Santiago, onde as mães e os filhotes estavam submetidos a uma vida de escravidão e reservados a uma morte certa nos próximos meses.

Spartacus e Liberdade, como os temos chamado em honra do que significa ser libertados para sempre de uma vida miserável, onde a existência de ambos apenas significava algo em termos econômicos para aqueles que os dominavam, eles viram hoje pela primeira vez a luz do sol e arranharam a terra. Exploraram - sempre juntos - um ambiente muito maior do que o espaço de 1,5 x 2 metros onde se encontravam com cerca de oito companheiros da mesma espécie que, infelizmente, não tiveram a mesma sorte e continuam no mesmo lugar esperando o momento de sua morte.

As mães e os filhotes do criadouro vivem entre lagos cheios de fezes, lotados, alguns em cubículos maiores, e outros separados individualmente em gaiolas de metal que mordem de forma repetitiva devido ao estresse a que estão sujeitos. Outras áreas e galpões da fazenda são condicionados com iluminação artificial para os recém-nascidos, onde as mães amamentam deitadas sem qualquer possibilidade de realizar outro movimento.

Dentro dos próximos dias, Spartacus, um macho um mês mais velho do que sua companheira, e Liberdade, uma pequena fêmea, muito curiosa com manchas pretas em seu corpo, chegarão a um lugar que será sua morada definitiva, onde terão um espaço ainda maior para correr e brincar juntos.

Para nós, como ativistas, tem sido uma experiência maravilhosa vê-los se desenvolverem em liberdade durante o dia, fora da limitação de movimentos em que estavam, arranhando e fuçando a terra, aproveitando da água e correndo livres. No entanto, observamos como é triste a realidade atual de milhões de suínos, como Liberdade e Spartacus, sem qualquer oportunidade de desfrutar plenamente de suas vidas.

Estes animais são inteligentes, curiosos e sociáveis, cheios de energia. Como você e como todo animal, eles sentem desejo de viver e desfrutar da vida, de escapar da dor e da morte. Todos os animais se vêem refletidos no potencial de liberdade, nesta mudança tão drástica em suas vidas e, portanto, acreditamos que a conduta de salvamentos é um ato de justiça para aqueles que não têm chance de se defender por si mesmos.

Por que a cara descoberta?
Os resgates abertos são formas de libertação bem conhecidas em alguns países (um bom exemplo é o site da organização espanhola IgualdadAnimal: www.rescateabierto.org). No entanto, em nosso país não existe precedentes até hoje de uma ação desta envergadura.

Decidimos realizar salvamentos com a cara descoberta por uma dupla dimensão - como indicado na declaração de nossa postura que você pode ver em artigos no nosso site – defender em primeiro lugar uma mudança radical na vida destes seres e também levando uma mensagem que questione abertamente a hierarquia de valores em nossa sociedade: uma sociedade onde a vida ocupa um segundo plano diante da propriedade. Onde os interesses - mesmo aqueles mais básicos - dos animais são ignorados, e estes seres explorados apenas para responder as expectativas financeiras.

Um resgate aberto significa não apenas liberá-los, significa também enfrentar sem medo e com convicção aqueles que pensam que os animais são objetos negociáveis, para tentar mostrar que por trás deles há dor, frustração, angustia e desejo de vida, e o que fazemos para atender a essas expectativas é, contra qualquer lei ou visão tradicional, um ATO DE JUSTIÇA.

A única coisa que nos impede de realizar outras ações deste tipo é um lar para os animais. Se você tem espaço para receber os próximos animais escravos resgatados de fazendas, ou conhece alguém que pode ajudar, por favor, escreva para info@eligeveganismo.org. Os animais agradecem.

Mais infos: http://www.eligeveganismo.org/

agência de notícias anarquistas-ana
Pássaros em silêncio.
Noturna chave
tranca o dia.

Yeda Prates Bernis

Nenhum comentário: