terça-feira, 26 de outubro de 2010

Novo e importante filme sobre o caso Mumia Abu-Jamal é lançado nos EUA - ANA

Novo e importante filme sobre o caso Mumia Abu-Jamal é lançado nos EUA - ANA

Estreou em 21 de setembro passado em dois locais diferentes na Filadélfia o documentário Justice on Trial (A Justiça em Julgamento), narrado pelo ex-colega de Mumia Abu-Jamal, Juan Gonzalez, do Democracy Now, e feito por Johanna Fernandez, que diz que o documentário oferece "uma versão alternativa do caso Mumia".

A professora de História da Universidade Baruch, disse à mídia local que ficou quatro anos trabalhando no filme, viajando pelo país realizando diversas entrevistas, inclusive com a irmã de Mumia.

Ela e Kouross Esmaeli, da Big Noise Films, tomaram a decisão de acelerar a produção deste documentário para "elevar a qualidade do diálogo sobre o caso". Seu documentário analisa as violações graves no caso de Abu-Jamal - parcialidade judicial, improbidade do Ministério Público, a discriminação racial na escolha do júri, a corrupção policial e manipulação de provas para uma condenação - o que não são exclusivas para este caso. Ao contrário, são amplamente praticadas no sistema de justiça estadunidense, e que explicam o encarceramento desproporcionado de afro-americanos e latinos nos Estados Unidos. O caso de Mumia Abu-Jamal é um microcosmo de problemas maiores no sistema de justiça nos Estados Unidos atualmente. O foco em muitas das violações fazem do caso Mumia Abu-Jamal um dos mais importantes episódios de direitos civis de nosso tempo.

Durante uma discussão após a estréia do documentário no National Constitution Center, Mumia falou por telefone ao público, provocando efusivos aplausos de todos os presentes. Ele mencionou as palavras do já falecido juiz Albert Sabo, que presidiu o seu julgamento em 1982 e uma audiência de apelação (do seu próprio veredicto) em 1995. No verão de 1995, Sabo disse no tribunal que “a justiça é apenas um sentimento emocional...”.

“Suas palavras me deixaram assombrado... E ele estava certo. A justiça não é uma realidade. É apenas uma palavra fácil de escrever, dispor, como “os direitos constitucionais” ou “o processo legal”... Em suma, a justiça não existia em seu tribunal”, contou Mumia.

Trailer do filme:

› http://bignoisefilms.org/films/tactical-media/114-justice-on-trial

agência de notícias anarquistas-ana
manhã na floresta

ouvindo o canto dos pássaros

passeio nas trilhas

Linney Jeanne Palma

Nenhum comentário: