quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Revoluções: Debate reúne Michael Löwy e Silvio Tender

Revoluções: Debate reúne Michael Löwy e Silvio Tender

Atividade reunirá sociólogo e cineasta que participarão do lançamento do livro "Revoluções" e do documentário "Utopia e Barbárie" e debaterão significado de seus obras. Evento será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 18h30min, no Teatro Tuca, em São Paulo. "Revoluções" reúne os principais registros fotográficos dos processos revolucionários do final do século XIX até a segunda metade do século XX. "Utopia e barbárie" fala da geração que viveu as revoluções de esquerda e da contracultura, as guerras de independência na África e na Ásia, a guerra do Vietnã, as ditaduras latino-americanas, a queda do muro de Berlim, a globalização e o neoliberalismo.

Redação
O sociólogo Michael Löwy e o cineasta Silvio Tender estarão reunidos no próximo dia 26 de outubro, no Teatro Tuca, em São Paulo, numa atividade que conjugará lançamento de livro, exibição de documentário e debate. O lançamento do livro “Revoluções” (Boitempo), de Michael Löwy, e a exibição do filme “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tender, ocorrerá às 18h30min. Já o debate está marcado para iniciar às 20h30min, no Teatro Tuca/PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo).

Sobre o livro
Em um esforço inédito de compilação, Revoluções reúne os principais registros fotográficos dos processos revolucionários do final do século XIX até a segunda metade do século XX. O livro convida o leitor a percorrer a diversificada experiência das lutas populares por meio de imagens raras, como as fotografias da Comuna de Paris, e clássicas, como as de Lenin e Trotski na Rússia. Para Michael Löwy, organizador da obra, “as fotos de revoluções revelam ao olhar atento do observador uma qualidade mágica, ou profética, que as torna sempre atuais, sempre subversivas. Elas nos falam ao mesmo tempo do passado e de um futuro possível”.

Além da documentação iconográfica, os acontecimentos históricos são narrados por intelectuais como Gilbert Achcar, Rebecca Houzel, Enzo Traverso, Bernard Oudin, Pierre Rousset, Jeanette Habel e o próprio Löwy. São ensaios ágeis que, a partir de registros fotográficos, retratam a Comuna de Paris, as revoluções Mexicana (1910-1920), Russas (1905 e 1917), Alemã (1918-1919), Húngara (1919), Chinesas (1911 e 1949), Cubana (1953-1967) e a Guerra Civil Espanhola (1936).

A obra resgata, assim, a trajetória daqueles que viveram movimentos contra hegemônicos e de inspiração igualitária, aliando rostos de anônimos que protagonizaram as lutas de classe a registros de dirigentes eternizados pela história, como Vladimir Lenin, Felix Dzerjinski, Leon Trotski, Béla Kun, Emiliano Zapata, Pancho Villa, Che Guevara e Fidel Castro.

Sobre o documentário
Um dos documentaristas mais respeitados do país e dos que mais se dedicam à política, Sílvio Tendler lançou-se, há 19 anos, num ambicioso balanço dos sonhos e decepções de sua geração – aquela que nasceu logo depois da Segunda Guerra Mundial.

O resultado está em "Utopia e barbárie". O filme fala da geração que viveu as revoluções de esquerda e da contracultura, as guerras de independência na África e na Ásia, a guerra do Vietnã, as ditaduras latino-americanas, a queda do muro de Berlim e a disseminação da globalização e do neoliberalismo, funcionando como um “pensamento único”.

A atividade tem a promoção e o apoio das seguintes entidades: Boitempo Editorial, Teatro Tuca, Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP, Departamento de História da PUC-SP, Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP e Núcleo de Estudos de História, Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP.
Fonte: http://www.cartamaior.com.br/

Nenhum comentário: