quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

seres sencientes: Manifesto pede que animais deixem de ser objetos perante a lei de Quebec – por ANDA


seres sencientes: Manifesto pede que animais deixem de ser objetos perante a lei de Quebec 
 (Foto: La Presse)

Segundo informações do CJAD News, personalidades de Quebec, Canadá, assinaram um manifesto chamado Animals are not Objects (Animais não são Objetos), que exige que o Código Civil local mude o estatuto jurídico dos animais – atualmente considerados objetos inanimados perante a lei. O grupo é numeroso e inclui defensores dos direitos animais, personalidades da mídia, assim como músicos, atores, bloggers e acadêmicos.

Os manifestantes demandam que os animais sejam reconhecidos como seres sencientes, capazes de sentir prazer e dor.

Um dos trechos da declaração, diz: “acreditamos que os animais não são torradeiras. Essa visão, no entanto, não é compartilhada por nosso Código Civil. A lei de Quebec considera o ato de ferir ou abusar de um animal o mesmo que destruir uma propriedade. Este não é apenas um conceito moralmente questionável, mas também se choca com a forma como a maioria dos cidadãos pensam.”

O Código Civil em questão divide o mundo em duas categorias: pessoas e propriedades. Somente as pessoas têm direitos, e nesse grupo estão, claro, os seres humanos, mas também algumas corporações. Na categoria propriedade se classificam todo o resto: casas, cadeiras, torradeiras e … animais.

Leia Animals are not Objects (disponível em inglês e francês)

Fonte: http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: