quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MATILHA RECEBE EXPOSIÇÃO DE FOTOS "A HUMANIDADE EM GUERRA"





MATILHA RECEBE EXPOSIÇÃO DE FOTOS "A HUMANIDADE EM GUERRA".

Imagens retratam a realidade e a brutalidade dos conflitos e da violência armada, mas também mostram que mesmo nos momentos mais difíceis de desespero há esperança, e lembram que a dignidade humana é duradoura e universal.

Apresentada em mais de 50 países pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a exposição de fotos “A Humanidade em Guerra” chega a São Paulo no dia 20 de outubro, em uma iniciativa em parceria com a Oboré Projetos Especiais e a Matilha Cultural. As fotografias traçam a história dos conflitos armados e suas consequências humanitárias no último século e meio, evocando, por meio de imagens impactantes, a dor e a angústia de homens, mulheres e crianças que suportaram os suplícios da guerra, desde a Secessão Americana até as guerras e situações de violência armada da atualidade. Além das fotos históricas, integram a exibição imagens de James Nachtwey, Chris Morris, Ron Haviv e Franco Pagetti, da VII Agency, cooperativa com sede em Nova York. Em 2008 e 2009, cada um desses respeitados fotógrafos de guerra viajou a dois de oito países em conflito onde atua o CICV: Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo (RDC), Geórgia, Haiti, Líbano, Libéria e Filipinas. O público de São Paulo poderá, assim, ter uma visão singular e em primeira mão do que a guerra e a violência armada fazem com as vidas das pessoas. As imagens retratam a realidade e a brutalidade dos conflitos, mas também mostram que é possível ter esperança, e lembram que a dignidade humana é duradoura e universal.

A abertura da exposição será terça-feira, 20/10. A entrada sujeita à lotação do espaço.


Serviço

Exposição de fotos “A Humanidade em Guerra”

Local - Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas 542 - Centro - SP (próximo à igreja da Consolação)
Abertura – 20 de outubro, às 19hs (para convidados)
Visitação – de 21 de outubro a 15 de novembro
De terça-feira a sábado das 12hs às 20hs
Entrada Franca


Mais informações:
Assessora de Comunicação do CICV no Brasil – Sandra Lefcovich
brasilia.bra@icrc.org
(61) 3248-0250 e (61) 8122 0119
Assessora de Comunicação da Matilha - Nina Liesenberg
nina@matilhacultural.com.br
(11) 32562636 e (11) 76003181


Realização – Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Oboré Projetos Especiais e Matilha Cultural.

Apoio – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP).

http://www.icrc.org

http://www.obore.com/

http://matilhacultural.com.br/

http://www.arfoc-sp.org.br/

http://www.abraji.org.br/

http://www.fepesp.org.br/

Em anexo, uma seleção de algumas fotos que estarão na exposição "A Humanidade em Guerra". As fotografias podem ser publicadas desde que citada a fonte.

(Foto 00021-05) - Conflito de Biafra, 1968. Menino espera cupons para receber leite e peixe em um centro de nutrição. H. D. Finck/CICV

(Foto 00628 )- Colômbia, fevereiro de 2009. Deslocados em consequência da guerra ou de um conflito armado ficaram sem moradia e são obrigados a se alojar onde podem: derrubando florestas em zonas rurais ou bairros marginais das cidades. Segundo as autoridades nacionais, no final de 2008, havia mais de 2,5 milhões de deslocados na Colômbia. Franco Pagetti/CICV/VII

TWITTER DA MATILHA:

http://twitter.com/MatilhaCultural

Nenhum comentário: