sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Segundo dia de protestos anti-FMI nas ruas de Istambul; "Vá embora FMI, o mundo é nosso" - ANA





Segundo dia de protestos anti-FMI nas ruas de Istambul; "Vá embora FMI, o mundo é nosso"

Nesta quarta-feira (7), pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas saíram às ruas de Istambul para protestar contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird). Como ocorreu ontem, a polícia voltou a reprimir com violência as manifestações. Centenas de pessoas foram presas e feridas.

O policiamento turco voltou a usar jatos d'água, bombas de gás lacrimogêneo e veículos blindados para dispersar os manifestantes. Policiais chegaram a dar vários tiros para o alto para afastar os ativistas.

A coalizão libertária “Resistambul” convocou para hoje várias ações autônomas de protesto por toda a cidade. No bairro de Pangalti, cerca de 300 jovens, em sua maioria anarquistas, mascarados, jogaram pedras, pedaços de metal e outros objetos contra os policiais. Também atacaram com barras de metal, pedras e bombas de gasolina agências bancárias, caixas eletrônicos 24 horas, um supermercado e uma lanchonete da rede McDonald´s.

Segundo a imprensa, em dois dias de distúrbios nas ruas, foram danificados diversos veículos policiais, edifícios consulares, agências bancárias e outros estabelecimentos comerciais de grandes multinacionais.

Ontem, um homem de 55 anos morreu de enfarte após uma investida das forças policiais com bombas de gás lacrimogêneo no centro de Instambul. Este incidente é parecido à morte do manifestante britânico Ian Tomlinson durante os protestos contra o G20 em abril deste ano, em Londres.

Mais de 10 mil policiais reforçaram a segurança na capital turca para proteger a reunião anual do FMI e do Banco Mundial, que foi concluída nesta quarta-feira.

http://resistanbul.wordpress.com/

agência de notícias anarquistas-ana

Haicais tão novos,
Morrem tão cedo: lidos
Ou devorados.

Ricardo Borges

Nenhum comentário: