terça-feira, 13 de outubro de 2009

Polícia prende casal de anarquistas que usava sistemas eletrônicos para alertar manifestantes durante a reunião do G-20 - ANA



Polícia prende casal de anarquistas que usava sistemas eletrônicos para alertar manifestantes durante a reunião do G-20

[A polícia estadunidense está acusando dois anarquistas de Nova Iorque de uso de telefones celulares e Twitter (serviço de mensagem pela internet) para alertar os movimentos de manifestantes durante o encontro do G-20 em Pittsburgh.]

A polícia prendeu Elliot M. Madison, 41 anos, e Elena M. Wallschlaeger, 46 anos, ambos de Jackson Heights, Nova Iorque, após encontrá-los, no dia 24 de setembro, em Kennedy Township, em um quarto de hotel repleto de computadores, rádio-escuta da polícia e mapas da região de Pittsburgh.

Na sexta-feira, agentes do FBI invadiram e passaram 16 horas vasculhando a casa do casal. O advogado de ambos, Martin R. Stolar, solicitou a devolução de todos os pertences apreendidos durante a invasão policial.

Quando foram interpelados pela polícia Wallschlaeger e Madison usavam fones de ouvido e microfones enquanto estavam sentados na frente dos computadores que usavam para enviar mensagens (através do Twitter) ao/às manifestantes em Pittsburgh para ajudá-lo/as a se deslocarem de um lado ao outro da cidade e informá-lo/as sobre os movimentos e ações das forças da ordem e das leis.

A polícia obteve uma autorização para vasculhar o quarto do segundo andar do hotel Carefree Inn, localizado na Kisow Drive, baseado numa informação anônima que recebeu sobre atividades criminais relacionadas aos protestos do G-20.

Madison e Wallschlaeger encaram as seguintes acusações no Condado de Allegheny: resistência à apreensão ou andamento, uso criminal de um dispositivo de comunicação e posse de instrumentos de crime.

Madison pagou uma fiança de 30.000 dólares e foi solto em 25 de setembro. Wallschlaeger pagou 5.000 e foi solta no mesmo dia. Ambos encaram audiências preliminares nesta terça-feira,13 de outubro.

Segundo a imprensa, entre os itens apreendidos pelo FBI estão: computadores, telefones celulares, tocadores de MP3, literatura anarquista e livros, incluindo alguns que foram escritos pelo Madison. Há também gravações de negócios relacionados à apresentação de programas rádio de Wallschlaeger chamada “Esta Semana na História Radical”.

A mídia também reportou que a polícia apreendeu 11 máscaras de gás, cinco pares de óculos de proteção, um estilingue, quatro almofadas de braço, oito máscaras faciais e uma coleção de tubos de ensaio, conta-gotas, pilões e béquer.

Elliot e Elena Madison são ativistas políticos que lidam com questões de justiça social e providenciam apoio legal ao/às manifestantes. Elliot Madison é um assistente social empregado durante seus últimos dez anos na Fountain House, um programa social-psiquiátrico com sede em Manhattan. Elena Madison é planejadora urbana e assistente do Project for Public Spaces. São anarquistas filiados a uma organização conhecida como "The Peoples' Law Collective."

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

Lágrima aflora.
Na música lá fora
uma alma chora.

Rogério Viana

Nenhum comentário: