domingo, 13 de dezembro de 2009

Centenas de ativistas são detidos em ação anticapitalista - ANA






Centenas de ativistas são detidos em ação anticapitalista

Neste domingo (13), 260 ativistas foram detidos quando se dirigiam ao porto da cidade em uma ação anticapitalista cujo objetivo era interromper a atividade comercial de grandes corporações poluentes. A mobilização foi convocada sob o lema "Hit the Production" (Ataquem a Produção).

Um grupo de aproximadamente 500 pessoas se reuniu no centro da cidade para depois se encaminharem para a área portuária. No entanto, um grande número de policiais interrompeu a marcha pouco depois e prendeu vários participantes da manifestação.

Além de prender várias pessoas, inclusive jornalistas dos meios corporativos credenciados, a polícia esvaziou a caminhonete de som que animava a mobilização e a levou embora. As autoridades também confiscaram a faixa principal do protesto com a inscrição "Ataquem a Produção".

Os manifestantes foram forçados a sentar-se no chão e algemados, permanecendo ali durante duas horas. A polícia pisoteou alguns ativistas e usou cães para amedrontar as pessoas.

Os detidos foram para um “Guantánamo Climático” criado especialmente para os manifestantes da cúpula climática, em Retortvej, organizado em Valby, nas imediações de Copenhague.

A polícia e a grande imprensa continuam, como de praxe, acusando grupos anarquistas de estarem na cidade para promover atos de violência durante a Conferência do Clima.

A maioria dos detidos ontem (12) já foram soltos.

Fotos: http://indymedia.dk/articles/1617

Vídeo: http://www.modkraft.dk/spip.php?article12204

agências de notícias anarquistas-ana

a tua paixão
me molha feito calor
do sol de verão

Cristina Saba

Nenhum comentário: