terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Centenas de pessoas detidas em Christiania; Carros da companhia dinamarquesa de energia Dong Energy são incendiados - ANA








Centenas de pessoas detidas em Christiania; Carros da companhia dinamarquesa de energia Dong Energy são incendiados

Mais de 200 pessoas foram presas na madrugada passada pela polícia dinamarquesa na “cidade livre” de Christiania, em Copenhague, em distúrbios relacionados com a COP15.

Os confrontos começaram ontem à noite quando, durante uma festa organizada por grupos de ativistas em Christiania, após um debate do qual participaram, entre outros, a escritora canadense Naomi Klein, centenas de policiais invadiram o bairro promovendo agressões e detenções indiscriminadas.

Dezenas de pessoas em bares e ruas próximas também foram detidas. A polícia usou gás lacrimogênio, canhões d´água, cachorros e bombas para dispersar os ativistas, que responderam montando barricadas, disparando rojões e lançando pedras e paus contra os agentes.

A maioria dos detidos foram presos de forma preventiva e transferidos para "Guantánamo Climático", o centro de detenção habilitado pelas autoridades dinamarquesas durante a cúpula, quase todos foram libertados nas últimas horas.

Pelo menos 12 dos detidos ficarão à disposição da justiça, acusados de agressão à polícia, vandalismo e perturbação da ordem pública.

Mais carros incendiados

Nesta madrugada houve relatos que pelo menos 12 veículos foram incendiados em diferentes lugares de Copenhague, incluindo três pertencentes à companhia dinamarquesa de energia Dong Energy.

Vídeo dos carros da Dong Energy incendiados:

http://ekstrabladet.dk/112/article1269307.ece

Fotos da repressão em Christiania:

http://www.indymedia.dk/articles/1752

http://www.indymedia.dk/articles/1767

http://www.indymedia.dk/articles/1769

agência de notícias anarquistas-ana

por uma só fresta
entra toda a vida
que o sol empresta

Alice Ruiz

Nenhum comentário: