segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Morre, aos 85, o ativista e poeta sul-africano Dennis Brutus



Morre, aos 85, o ativista e poeta sul-africano Dennis Brutus

O poeta e ativista sul-africano anti-apartheid Dennis Brutus morreu neste sábado (26) aos 85 anos enquanto dormia em sua casa na Cidade do Cabo, informaram seus familiares neste domingo (27).

Seu filho, Anthony, disse que o pai sofria de um câncer de próstata, de acordo com a agência de notícias sul-africana Sapa.

"Sempre falava bem dos outros. Não era crítico. O contato com as pessoas jovens permitia que se mantesse mental e fisicamente em forma. Combinava a solidariedade e o desfrute com o ativismo", acrescentou.

A fundação Nelson Mandela divulgou uma nota afirmando que a contribuição de Brutus para a luta contra o apartheid e seus esforços para promover a justiça social no mundo "são apreciados e serão lembrados durante muitos anos".

Brutus nasceu no Zimbábue, então Rhodésia do Sul. Mudou-se mais tarde para a África do Sul, onde trabalhou como professor e jornalista. Nos anos 60, foi proibido de trabalhar devido a seu ativismo.

Passou 18 meses na prisão de Robben Island, onde também permaneceram por muitos anos prisioneiros políticos, como o próprio Nelson Mandela.

Brutus também trabalhou para que a África do Sul não pudesse participar de competições esportivas internacionais sob o regime do apartheid, o que levou à expulsão do país dos Jogos Olímpicos de 1970.

Mais velho, partiu para um exílio nos Estados Unidos, onde ensinou literatura e estudos africanos. Brutus publicou vários livros de poesia.

France Presse, em Johannesburgo

Nenhum comentário: