segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

VERDURADA DE JANEIRO - AGORA NA CONSOLAÇÃO! - 31.01.2010



VERDURADA DE JANEIRO - AGORA NA CONSOLAÇÃO!

Quando: 31/01/2010, domingo
Horário: 16hs às 22hs
Preço: R$ 8,00
Local: Rua da Consolação, 1897
(Em frente ao cemitério da Consolação, próximo ao Metrô Consolação)

- Jantar VEGetariANO grátis e venda de material independente
- Por favor, sem cigarros e sem álcool
- Contatos com a imprensa: André Mesquita: xdedex@hotmail.com

Internet:
http://www.verdurada.org
http://www.myspace.com/verdurada
verdurada@riseup.net

RETROCEDER, NUNCA. RENDER-SE, JAMAIS!
O convite começa com uma boa notícia: após meses de incerteza devido ao fechamento do galpão do Jabaquara, onde o evento era realizado desde 2001, conseguimos achar outro local pra Verdurada. Agora é na Rua da Consolação, bem perto da Avenida Paulista.

Devido à correria para arrumar um novo local, esta edição terá excepcionalmente um só dia. Mas, se tudo ocorrer como planejado, os festivais de dois dias voltarão a ocorrer como sempre.

Quanto às bandas, temos uma escalação de peso que merece estrear o novo local, com dois clássicos do hardcore paulistano (Discarga e Good Intentions), duas revelações mais recentes (L’Enfer e Still Strong) e uma atração gringa, diretamente de Barcelona, (Cinder). Mais uma aula/palestra de culinária com o ativista gastronômico Alan Chaves, que interessará a todos os vegans/vegetarianos e simpatizantes!

Sobre o “novo” local
Como muitos de vocês já devem saber, o antológico galpão do Jabaquara, onde o evento foi realizado entre 2001 e 2009, foi fechado pela prefeitura. Desalojados, passamos os últimos meses procurando um novo local, mais ou menos com as mesmas especificações, onde fosse possível realizar o evento sem abrir mão da qualidade ou dos princípios da Verdurada.

Felizmente, o novo local se encaixa nesses quesitos e se tudo ocorrer bem como sempre, poderá continuar hospedando o evento. Seja onde for, a Verdurada continua a mesma, sem bebidas alcoólicas, drogas ou cigarros dentro do show, com venda de material independente, comida vegana e distribuição de jantar vegano no final.

O único porém é o tamanho do local: um pouco menor do que o galpão do Jabaquara. Por este motivo, a lotação será menor e os ingressos estarão à venda em menor quantidade. Por isso corra para comprar o seu ou, se você for de fora de São Paulo, reserve logo o seu lugar. Mais informações sobre onde comprar e como reservar abaixo, após a descrição das bandas.

Agora, vamos à programação!

BANDAS

Cinder (Espanha)
Depois de impressionar o público da Verdurada em 2007 com seu hardcore straightedge sujo e veloz, o Cinder se tornou uma das bandas européias mais apreciadas e pedidas pelo público da Verdurada, tanto pelo som entre o youth-crew e o thrashcore, quanto pela presença de palco matadora. Agora é hora de matar a saudade ou conferir os reis de Barcelona pela primeira vez. Mosh garantido.

Discarga
Com mais de 10 anos de estrada, várias turnês pela Europa e uma discografia invejável, o currículo do Discarga já faz da banda um legítimo ícone do hardcore brasileiro e um dos grandes nomes do thrashcore mundial. Depois de um bom tempo sem tocar na Verdurada, o trio mais rápido do mundo volta para jogar em casa como time campeão.

StillXStrong
Unindo a velha guarda com o sangue novo do straightedge local, o Still Strong tem sido uma das bandas mais celebradas da nova geração do hardcore de São Paulo. Notória pelo carisma no palco, mensagem Vegan sXe e um som pesado e sem firulas, comparado a Path of Resistance e Strife, a banda lança seu primeiro registro, um Split-CD ao lado dos amigos do Corleone pela Caustic Records.

Good Intentions
Com mais de uma década lutando em prol do hardcore old-school, o Good Intentions é uma verdadeira instituição, que sempre que toca na Verdurada transforma o evento numa matinê do CBGB’s como nos tempos do Youth Of Today, Gorilla Biscuits e Bold. Contamine-se com a energia positiva e use-a nos stage-dives e singalongs.

L’Enfer
Formada por integrantes e ex-integrantes de algumas das bandas mais representativas do hardcore paulistano, como Bandanos, Constrito, Abuso Sonoro e Questions, o L’Enfer fará sua aguardada estréia nos palcos da Verdurada. O som faz jus ao nome infernal, misturando o lado mais maligno do hardcore dos anos 90, como Integrity, Catharsis e His Hero Is Gone com toques do metal das profundezas como Neurosis e Isis.

AULA / PALESTRA

"Salvando seu pão com soja"Culinária vegan com Alan Chaves, Ativista Gastronômico, Vida Vegan

Quem é vegan sabe a importância do paladar para quem quer manter uma dieta ética e saudável. Tanto para manter o próprio veganismo quanto para conquistar novos adeptos, a gostosura da comida é uma ferramenta fundamental. Pensando nisso, convidamos para a palestra desta edição o gaúcho Alan “Porkão” Chaves, já conhecido do público da Verdurada por fazer parte da banda XamorX.

Alan é vegan há oito anos e mora em Porto Alegre. Ao começar a se interessar por culinária, decidiu fazer um curso de gastronomia em uma importante escola local e chamou a atenção de todos por desenvolver pratos sem nenhum tipo de ingrediente animal, com um preço acessível e, claro, gostosos! Agora já formado, ele vem fazendo uma tour pelo Brasil para divulgar e desmistificar o veganismo como uma verdadeira corrente gastronômica, provando que não é preciso abrir mão do sabor, da variedade e da criatividade.

A idéia nessa aula/palestra é ensinar coisas legais e simples para se fazer no dia a dia e fugir da rotina gastronômica!

Veja uma entrevista com Alan Chaves em:
http://www.avoid.com.br/wordpress/2009/06/alan-chaves-cozinheiro-vegano-e-ativista-gastronomico

Blog dele com mais info sobre a turnê gastronômica:
http://cozinheirovidavegan.wordpress.com

SOBRE OS INGRESSOS
São Paulo (Capital):
Os ingressos estarão à venda no seguinte local:
- Loja Vegan Pride: Rua 24 de Maio, 62 - Loja 424 (Galeria do Rock) a partir do dia 21 de dezembro, segunda-feira.

Outras Cidades e Estados:
Envie um e-mail para verdurada@riseup.net (não faça pedidos através do site da Verdurada, Orkut ou MySpace), informando nome completo, RG, cidade/estado. A retirada do ingresso será no dia do show. Os ingressos não retirados serão vendidos na portaria.

R$ 8,00 - Lotação máxima de 600 pagantes.

BANQUINHAS
Devido ao fato da Verdurada ter um público em número crescente, somente os selos, coletivos ou pessoas que recebem o e-mail convite diretamente do Coletivo Verdurada podem montar banquinhas no evento. Se você tem interesse em divulgar material faça-você-mesmo mande um e-mail: verdurada@riseup.net

Lembrando que as bandas que tocam no dia tem seu espaço para banquinha garantido.

O QUE MAIS?
1- Por favor, sem álcool, drogas ou cigarro dentro do local do evento.
2- Nada de alimentos que contenham produtos de origem animal.
3- Banquinhas de livros, cds, fanzines e material independente e divergente a preços populares, mesmo!
4- Venda de comida vegetariana, desde hambúrgueres, coxinhas, kibes, até bolos, tortas, bombons.
5- Os shows acabarão antes das onze e meia da noite, para que os espectadores possam se valer do sistema público de transporte.
6- Todo o dinheiro arrecadado com os ingressos será utilizado para pagar as despesas com o evento (transporte das bandas, locação do espaço, divulgação, locação da aparelhagem de som e luz).
7- Uma parte do dinheiro dos ingressos será utilizada em campanhas públicas de assuntos ligados aos interesses do Coletivo Verdurada, como vegetarianismo ético, práticas de democracia direta, questões políticas e sociais.

O QUE É A VERDURADA?
O Coletivo Verdurada é o responsável pela organização do evento realizado em São Paulo desde 1996. Ele consiste na apresentação de banda (especialmente de hardcore, mas o palco é aberto a outros gêneros) e palestras sobre assuntos políticos, além de oficinas, debates, exposição de vídeos e de arte de conteúdo político e divergente. No final é distribuído um jantar totalmente vegetariano.

Este é o mais antigo e talvez o mais importante evento do calendário faça-você-mesmo brasileiro. Isso quer dizer que a organização é totalmente feita pela própria comunidade hardcore-punk-straightedge de São Paulo, que se encarrega tanto do contato com as bandas e palestrantes, quanto da locação do espaço, contratação das equipes de som e divulgação. Tudo sem fins lucrativos ou patrocínios de empresas. A renda é destinada a cobrir os custos e colaborar com atividades e iniciativas realizadas, ou apoiadas pelo coletivo.

Os objetivos de quem organiza a verdurada são basicamente dois: mostrar que se pode fazer com sucesso eventos sem o patrocínio de grandes empresas e sem divulgação paga na mídia e levar até o público a música feita pela juventude e as idéias e opiniões de pensadores e ativistas divergentes.

Coletivo Verdurada

Nenhum comentário: