quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Manifestação em Copenhague é duramente reprimida pela polícia; centenas de pessoas são detidas - ANA










Manifestação em Copenhague é duramente reprimida pela polícia; centenas de pessoas são detidas

A polícia da Dinamarca deteve hoje pelo menos 250 pessoas que realizavam um ato de protesto para tentar entrar no centro de convenções Bella Center, sede da cúpula, e parar as sessões na COP15, onde as conversações oficiais estão ocorrendo, e realizar uma "assembléia do povo".

Milhares de policiais cercaram o Bella Center, para impedir o acesso dos ativistas, em uma ação que juntou mais de 2.500 manifestantes. O local estava cercado por mais de seis quilômetros de barreiras.

Apesar da forte presença policial dois ativistas conseguiram furar o bloqueio e entrar na sala de conferências. Lá gritaram lemas anticapitalistas. Rapidamente foram apanhados e expulsos do local.

A maior parte da manifestação, dividida em blocos, partiu de alguns quilômetros ao sul do centro de convenções, onde começaram a se concentrar centenas de pessoas desde as 8 horas da manhã. As pessoas gritavam palavras de ordem e exibiam cartazes e faixas contra o capitalismo e em defesa do meio ambiente.

Várias dezenas de ativistas foram detidos durante a passagem da manifestação pela estação de metrô Bella Center.

Quando os ativistas chegaram às proximidades do centro de convenções, a polícia avançou em direção aos manifestantes com violência. No tumulto, os policiais recorreram ao uso de cassetetes, gás lacrimogêneo, cães e spray de pimenta para reprimir e dispersar os ativistas, e detiveram mais várias dezenas de pessoas, que foram algemadas e colocadas no chão.

Os agentes detiveram também vários ciclistas que tentavam chegar ao Bella Center através de um campo de golfe adjacente, dentro do plano elaborado pela Climate Justice Action em sua ação de desobediência civil.

Pela manhã, a Embaixada da Islândia em Copenhague foi atacada com bombas de tinta, e uma série de pichações, como: “Energia verde, pura mentira”. O governo islandês deseja ver todos os grandes rios glaciais represados, todos os campos geotérmicos explorados e construir indústrias de fundição de alumínio, refinarias de petróleo e fábricas de silicone, e assim aumentar expressivamente as emissões de gases do efeito estufa no país.

Na madrugada, a sede da companhia de petróleo Chevron na cidade também foi alvejada com bombas de tinta e pedras. Esta petroleira tem um histórico de crimes ambientais em várias partes do mundo.

A mobilização de hoje foi convocada sob o lema “Reclaim Power” e durou mais de 8 horas. Os 119 chefes de Estado e de Governo começaram a chegar hoje à cúpula.

Mais infos: http://indymedia.dk/

Fotos dos protestos e repressão policial:

http://indymedia.dk/articles/1864

http://indymedia.dk/articles/1867

Fotos da ação dos ativistas tentando entrar no Bella Center com um barco inflável:

http://indymedia.dk/articles/1880

Fotos do ataque na embaixada islandesa:

http://indymedia.dk/articles/1872

agência de notícias anarquistas-ana

Eu limpo meus óculos
mas vejo que me enganei.
É lua nublada.

Neide Rocha Portugal

Um comentário:

Minerva Pop disse...

Aeh Provos...vc não é fraco não....informação de primeira qualidade do que realmente está acontecendo....parabéns.

Anselmo