segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cabul afirma que ataque da Otan matou 33 civis


Cabul afirma que ataque da Otan matou 33 civis

Pelo menos 33 civis morreram no domingo quando três veículos foram bombardeados por engano pela Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan na região central do Afeganistão, anunciou nesta segunda-feira o governo do Afeganistão, que qualificou o ataque de "injustificável".

De acordo com o ministério afegão do Interior, a Isaf acreditava ter bombardeado um grupo de talebans.

Os aviões da Isaf abriram fogo contra os veículos na manhã de domingo na província de Oruzgan, segundo o porta-voz do ministério, Zemaraï Bashary. Ele disse ainda que entre as vítimas estão mulheres e crianças.

Em comunicado, a força Isaf explicou que as tropas localizaram um grupo de supostos insurgentes quando supostamente se encontravam "em rota" para lançar um ataque contra uma patrulha militar.

A força Isaf interceptou o grupo e disparou contra ele com armas aéreas. Quando os soldados chegaram ao local do confronto encontraram mulheres e crianças e transportaram os feridos a um hospital de campanha, diz a nota.

O comando da Otan abriu uma investigação para esclarecer o acontecido.

O incidente não é parte da Operação Mushtarak, a maior ofensiva liderada pela Otan para retirar integrantes do Taleban da província de Helmand, também no sul do país.

Ainda assim, ele pode afetar os esforços da Otan e do governo do Afeganistão para conquistar apoio da população local, parte de um plano para obter o controle de locais dominados pelo Taleban antes do início de uma retirada gradual das tropas norte-americanas do país em 2011.

* Com AFP, Reuters e EFE

Nenhum comentário: