segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Alimentação sem crueldade: Atleta canadense faz palestras ensinando os benefícios da dieta vegana - por Cassio Mosqueira

Alimentação sem crueldade: Atleta canadense faz palestras ensinando os benefícios da dieta vegana - por Cassio Mosqueira
Brendan Brazier, 35, rompeu bruscamente com a tradição quando entrou em uma dieta vegana, alimentado seu corpo para ser um vitorioso atleta de triatlon. Sempre foi presumido que o consumo de carne e músculo andam juntos, mas Brazier tirou proveito do poder dos vegetais quando começou a correr em sua escola, em Vancouver.

Seu sucesso o levou à carreira de competidor profissional de triatlon de 1998 a 2004. Agora, na estrada 200 dias por ano falando sobre nutrição e medicina preventiva através de uma alimentação saudável, a dieta tornou-se popular além da pista de atletismo.

Mais notavelmente, o ator Hugh Jackman utilizou sua dieta para desenvolver os músculos de Wolverine, mostrados no filme X-Men, e escreveu o prefácio do livro de Brazier.

Em Toronto, pela sua turnê de palestras, Brazier deu entrevista ao site healthzone.ca.

O que te fez começar uma dieta vegana?
Em 1990 eu comecei a praticar atletismo na escola e queria ser um atleta melhor. Quando olhei para o programa de treinamento de atletas de alto nível, vi que muito tinha a ver com a taxa de recuperação – a taxa de regeneração após o exercício. Uma boa porcentagem disso estava ligada à nutrição. Eu tentei um monte de dietas diferentes. Demorou um ano e meio para me sentir realmente bem comendo desse jeito. Foi um grande impulso em meu desempenho. Eu podia treinar mais em menos tempo.

Como a dieta funciona?
Comecei procurando os nutrientes que eu precisava, como a proteína completa, vitamina B12, ômega-3, ferro e cálcio. Depois de encontrá-los, passei a misturá-los no liquidificador e a tomá-los diariamente. Fiquei convencido que uma boa nutrição me daria a carreira profissional que eu queria. Em 2004 eu comecei a vender uma réplica dessa bebida, chamada Vega.

Pensamos em veganos como pessoas magrelas. O que eles estão fazendo de errado?
Eu acho que eles estão fazendo o que eu fiz de errado, comer alimentos refinados, como massas, pão, arroz branco. Mudei para mais alimentos naturais, espinafre, saladas e alimentos originais como o cânhamo, trigo sarraceno, quinoa e maca, um vegetal de raiz cultivada no Peru, que é bom para a função adrenal e para a saúde geral. O principal é manter uma dieta de alimentos integrais em vez de alimentos refinados.

De onde vem a energia?
A energia vem do fato de os alimentos integrais serem mais fáceis de digerir e assimilar que os altamente processados. Você usa menos energia para digerir alimentos integrais. Outra coisa importante também é a redução do estresse nutricional. A quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, desce, você dorme mais profundamente e acorda mais descansado. A digestão de alimentos refinados torna mais difícil entrar em sono profundo e seu corpo fica desejando café e açúcar. Somos uma sociedade dependente de café e açúcar, porque temos sono de má qualidade.

Você pode reduzir o estresse melhorando sua nutrição, dando ao seu corpo os nutrientes que este necessita: alimentos integrais fazem isso. Pão branco não possui valor nutricional, apenas amido e calorias.

Uma dieta vegana não é chata?
De forma alguma. Quando comecei a comer uma dieta baseada em vegetais, comecei a experimentar coisas que nunca havia comido antes. A variedade aumentou bastante. Em alimentos de origem animal há carne, laticínios e ovos – que poderia ser percebida como uma limitação também. As plantas têm uma variedade muito maior do que a dieta americana padrão, com certeza. Tente todos os vegetais diferentes disponíveis.

Crus ou cozidos?
Largamente crus, 80 porcento. Eu certamente não acho que as pessoas precisam comer 100% alimentos crus. O que eu quero é me sentir o melhor possível e melhorar meu desempenho ao máximo.

Eu sempre bebo Vega depois de minha corrida, ele ajuda a prevenir a perda muscular. Eu como muito também – muita fruta, legumes, folhas verdes em uma grande salada, cereais integrais e arroz integral. Como porções moderadas durante o dia, para que eu nunca fique cheio ou com fome. Em restaurantes, é sempre possível conseguir saladas, verduras e arroz cozido ao vapor.

Melhor história vegana?
Eu me encontro com algumas pessoas em minhas palestras que perderam muito peso. Um cara na Filadélfia perdeu 68 quilos, seu colesterol foi de alto a normal. Seu risco de doença cardíaca voltou ao normal. Mudar para a dieta vegana fez a diferença. Bill Clinton também está falando em adotar uma dieta vegana. Ele teve problemas de saúde. Eu gostaria que ele a tivesse usado preventivamente, mas acho que ele entende isso agora.
Fonte: ANDA

Um comentário: