quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

457 anos de festa? De luta! - por Passa Palavra

457 anos de festa? De luta!

O MPL realiza mais uma ação contra o aumento da tarifa, no aniversário de São Paulo. Por Passa Palavra

O 457º aniversário de São Paulo foi marcado por ações do MPL (Movimento Passe Livre) contra o aumento da tarifa de ônibus e a favor da mobilidade e do acesso da população à cidade.Militantes no Viaduto do Chá, em cima do Vale do Anhangabaú

A ação começou no Vale do Anhangabaú, quando os manifestantes estenderam faixas ao lado e acima do palco preparado para comemoração do aniversário da cidade. A população que estava lá para assistir o show organizado pela prefeitura, confrontada com a mensagem, chegou a cantar sua insatisfação com a situação do transporte: “Kassab, ladrão, abaixa o busão!”.

De lá, os cerca de 13 manifestantes foram para a Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do país, para a cerimônia de reabertura após a reforma que durou três anos. A polêmica reforma foi encerrada com problemas de acessibilidade e alteração no projeto do arquiteto responsável com a colocação de grades ao redor da Praça Dom José Gaspar, em frente à Biblioteca, sinal da política vigente de gentrificação que visa distanciar a população de rua dos espaços públicos. Segundo declaração do Secretário de Cultura do município, Ricardo Calil, sobre o isolamento da Praça Dom José Gaspar, “a cidade ainda não está preparada completamente” para eliminar as grades do local.
Faixa estendida na frente da biblioteca.

O prefeito Kassab preferiu não entrar pela porta principal, onde concentravam-se os manifestantes do MPL. Ao estenderem seus cartazes no hall de entrada da Biblioteca, eles foram convidados pela Guarda Civil a se retirar, o que atenderam prontamente. Uma grande faixa permaneceu estendida na lateral da escada que dá acesso ao hall. O ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Eduardo Augusto Muylaert Antunes, tentou intimidar os manifestantes contestando a legalidade da presença dos mesmos ali para um protesto pacífico, sem sucesso. A faixa permaneceu estendida na entrada da Biblioteca e os demais manifestantes entraram para a cerimônia de abertura.

Desde o momento em que entraram, os seguranças acompanharam os manifestantes, mapeando-os. Quando o prefeito começou a falar, os militantes gritaram: “O aumento da tarifa aumenta a exclusão! Kassab, abaixa o busão!” e ergueram novamente os cartazes. Seguranças e funcionários foram agressivos com quem segurava cartazes. Um foi rasgado e o outro, tomado. No momento em que começaram a gritar, diversas pessoas que não acompanhavam o movimento apoiaram as idéias e defenderam os manifestantes da ação dos seguranças.
Cartaz sendo exibido dentro da biblioteca

Mesmo após retirar seu cartaz, um manifestante que acompanhava o protesto continuou a ser empurrado por um funcionário do Centro Cultural da Juventude (CCJ) até ser retirado do ambiente em que acontecia a cerimônia. No hall, os seguranças o imobilizaram. O manifestante imobilizado foi conduzido, junto com o segurança que o agrediu e o funcionário do CCJ, para a 3ª DP. Ambos, manifestante e funcionário, prestaram queixa por agressão e foram liberados.

Um dos manifestantes que fotografava a ação foi perseguido pela polícia, que solicitava arbitrariamente que ele lhes entregasse o cartão de sua câmera, intimidação que tem se tornado comum pela polícia de São Paulo, sendo necessário esconder o cartão para levá-lo da Biblioteca.

O prefeito retirou-se sob vaias dos militantes que permaneciam no local.
Livre-adaptação do poema de Mario de Andrade

O busto de Mário de Andrade, que ficava na Praça Dom José Gaspar antes da reforma, foi conduzido para o interior da Biblioteca nesta nova organização, deixando para a população que olha de fora da Biblioteca - como garotos de rua que expressavam o desejo de entrar hoje mas sentiam-se intimidados - a dúvida se ela realmente os pertence.

Como já anunciamos aqui no Passa Palavra, a luta contra o aumento continua nas ruas com um ato, dia 27/01, e uma bicicletada, dia 28/01.

Fotos: Douglas Belome
Fonte: http://passapalavra.info/

Nenhum comentário: