segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOS BRASIL: Brasil divulga fotos inéditas de tribo ameaçada por madeireiros do Peru - por EFE

SOS BRASIL: Brasil divulga fotos inéditas de tribo ameaçada por madeireiros do Peru - por EFELondres, 31 jan (EFE).- O Governo brasileiro divulgou nesta segunda-feira, por meio da ONG britânica Survival, fotografias inéditas de uma tribo indígena amazônica isolada do mundo externo, cujo habitat está ameaçado pela atividade de madeireiros que invadem a partir do Peru.

Trata-se de uma tribo estabelecida perto da fronteira com o Peru. As autoridades temem conflito com brasileiros pelo território.

Em imagens feitas pelo ar, é possível ver cinco membros da tribo de diferentes idades e em aparente bom estado físico, com cestos cheios de mamão, mandioca e outras frutas.
Como indica a Survival, as imagens foram captadas por uma organização de proteção aos índios brasileira, que autorizou à organização de defesa dos indígenas utilizá-las para promover uma campanha de conscientização.

A ONG explica que a tribo que aparece nas fotos, e que também figurou no programa "Jungles" da "BBC" britânica, está seriamente ameaçada pela ação dos madeireiros ilegais que entram no Brasil pela fronteira peruana.

"Os madeireiros ilegais destruirão esta tribo. É vital que o Governo peruano os detenha antes que seja tarde demais", diz em comunicado o diretor de Survival, Stephen Corry.

"As pessoas nas fotos estão evidentemente bem, e o que precisam de nós é que ajudemos a proteger seu território, para que possam tomar suas próprias decisões sobre o futuro", acrescentou.
Para o responsável pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apuriña, ressaltou que "é necessário reafirmar que essas pessoas existem, por isso autorizamos o uso das imagens com esse objetivo".

"Estas pessoas estão tendo negados seus direitos fundamentais mais básicos, inclusive o da vida... Por isso é crucial que os protejamos", acrescentou.

A associação interétnica para o desenvolvimento da selva peruana (Aidesep) condenou a falta de ação das autoridades de seu país.

"Apesar das queixas a partir do Peru e do estrangeiro contra a poda ilegal, nada foi feito a respeito", disse um porta-voz em declarações obtidas pela Survival.
Fonte: http://www.uncontactedtribes.org/

2 comentários:

Nema Herrero disse...

Salve quadrilha!

Caraca fiquei impressionado com isso, não sei ao certo, mas me deu um desespero de saber que agora esses índios estão aí para serem explorados e arrasados por esses brancos malditos!
Todos os meios de proteção indígena o Brasil tem que tomar partido deste assunto ou veremos os madeireiros matares esses verdadeiros donos da terra!

Nema Herrero

Provos Brasil disse...

Cara eu também!