segunda-feira, 18 de julho de 2011

[Espanha] Perigo, o Papa está vindo! - por ANA

[Espanha] Perigo, o Papa está vindo![A CNT-AIT começa sua campanha contra a chamada Jornada Mundial da Juventude (JMJ), organizada pela seita católica em agosto, Madri, expressando não somente a desconformidade contra a visita de Ratzinger, o uso de fundos públicos para o evento e a concessão de escolas públicas etc. para acomodar os membros da seita, mas também contra o papel predominante da superstição católica em nossa sociedade, e lembrando o papel nefasto que esta seita tem desempenhado na história.

Para a divulgação da campanha foi aberto um blog (veja o link abaixo), estão preparando uma Semana de Cinema Ateu, para coincidir com as datas da JMJ, bem como outras ações e atividades. A seguir o comunicado divulgado pela CNT-AIT como apresentação da campanha.]

Em agosto próximo, o Papa Bento XVI visita Madri. Não nos agrada esta visita por várias razões: em primeiro lugar, esta viagem irá envolver um custo para o povo de Madri que, sem ser perguntado, cederemos espaços e recursos públicos para usos privados em condições privilegiadas, os quais outras associações ou organizações não podem acessar.

Por outro lado, o Papa é o hierarca máximo de uma organização religiosa, cuja história está cheia de crimes e por ela sentimos uma forte rejeição. Inimiga da justiça social e do progresso humano, esta instituição também é inimiga da igualdade social (e entre homens e mulheres), do pensamento crítico, da liberdade sexual, do humanismo, etc.

Não podemos deixar de lado um aspecto fundamental, não relacionado com o Papa ou com a Igreja Católica Apostólica e Romana, mas sim às religiões em si: esse aspecto é uma crítica a uma superstição que sujeita o ser humano a uma vontade superior, criadora e primordial. Esta submissão é uma negação do ser humano como ser livre.

1. Perigo, o Papa está vindo! / A crise não chega ao Vaticano
A crise causada pelos bancos e que os trabalhadores estão pagando não afeta a Igreja Católica. Ou assim parece, pois de outra forma é injustificável o gasto que envolverá a Jornada Mundial da Juventude. Através de um jornal qualquer podemos observar que se está gerindo um orçamento de 47 a 54 milhões de euros nestes dias. Mas esses cálculos não parecem com o que os moradores têm que pagar por este evento: o orçamento para a "segurança" pago pelos moradores, a limpeza paga pela população local, a concessão gratuita do Paseo de Recoletos, a praça de Cibeles, a sede da prefeitura, o aeródromo de Cuatro Vientos, o Palácio do Congresso e do Palácio dos Esportes, descontos nos transportes públicos para os participantes, ou o desenvolvimento de um programa específico para os Veranos da Villa. Tudo pago pelos madrilenhos.

2. Perigo, o Papa está vindo! / A Igreja é uma organização criminal
Listar os crimes da Igreja Católica desde a Idade Média até a atualidade seria, pelo menos, milhares de páginas. Na verdade, para qualquer pessoa com o menor interesse em saber dos crimes perpetrados ou amparados pela Igreja, recomendamos Karlheinz Deschner, um autor que publicou obras como “História Criminal do Cristianismo” ou “O anticatecismo: centenas de razões contra a Igreja e a favor do Mundo”.

3. Perigo, o Papa está vindo! / A Igreja Católica e a religião contra o homem
Que a idéia de religião está intimamente ligada à superstição é evidente, mas obviamente séculos de obscurantismo fazem com que a idéia de Deus pese sobre quase toda a humanidade, como um fardo que é quase impossível desprender-se completamente.

Não é incomum encontrar em todas as religiões algumas virtudes comuns, exaltadas como desejáveis ou mesmo imprescindíveis:

A submissão e o conformismo são virtudes muitas vezes consideradas por várias doutrinas religiosas do mundo. Isso nos lembra Napoleão Bonaparte, que destaca que “a religião é um excelente material para manter quietas as pessoas normais”.

Fé e devoção. Visto que a fé entra em conflito constante com a razão, não surpreende que a religião considere como virtude certa forma de irracionalismo (embora isto, obviamente, nunca vai ser feito explicitamente). Neste sentido, é construída uma verdade absoluta e imutável, um dogma iluminado por atacar qualquer coisa que possa questioná-lo. Porque a fé propõe a submissão à experiência, da razão, do conhecimento... pode justificar qualquer ação, como demonstra a história da humanidade. Disse Julian Huxley: “Lembro-me da história do filósofo e do teólogo. Ambos entraram em uma disputa e o teólogo recorreu à velha idéia de que um filósofo é como um cego em um quarto escuro, procurando um gato preto que não está ali. Pode ser - diz o filósofo - mas um teólogo o teria encontrado”.

Também não queremos esquecer algo apontado anteriormente: o princípio religioso é a expressão máxima do princípio da autoridade. É o maior de todos, porque a idéia de deus aliena o homem e se sustenta em início e no final de todas as coisas, convertendo o ser humano em pouco mais que um fantoche. A idéia de deus é a maior de todas as submissões do ser humano enquanto indivíduo que busca a realização de seu absoluto autogoverno e o controle de todos os aspectos de suas vidas em seus aspectos individuais e coletivos:

“A religião deixará de ser necessária quando o homem for suficientemente inteligente para governar a si mesmo”. Francisco Ferrer Guardia

Blog da campanha ¡PELIGRO, QUE VIENE EL PAPA! (Perigo, o Papa está vindo!):
› http://peligroquevieneelpapa.wordpress.com/

agência de notícias anarquistas-ana
Num pavio ele permanece,

com vela de cera ele se

faz presente, é o fogo!

André Luiz

Nenhum comentário: