quarta-feira, 27 de julho de 2011

Europol se compromete a "evitar que a violência dos extremistas pelos direitos dos animais se estenda" - por ANA

Europol se compromete a "evitar que a violência dos extremistas pelos direitos dos animais se estenda"A União Européia deveria combater a violência crescente por parte dos extremistas pelos direitos dos animais renovando um diálogo que permita que possam arejar suas opiniões de forma democrática - concluiu uma conferência das agências de aplicação da lei.

Cinqüenta e oito especialistas de agências da UE - Europol e a Eurojust - reunidos na semana passada em Haia, recomendaram que os Estados-Membros da União Européia cooperem ainda mais para lidar com a violência, que, cada vez, mais inclui uso de artefatos explosivos e incendiários improvisados.

Provas forenses mostram semelhanças nos métodos empregados por ativistas de diferentes países, indicando que essas operações são organizadas internacionalmente. Na conferência também foi dito que agora, mais do que nunca, os ativistas focados em um único tema, como aqueles que atacam a indústria de pele ou aqueles que atacam a indústria farmacêutica, estão trabalhando juntos, inclusive com grupos anarquistas, para alcançar o máximo impacto possível. Seus métodos incluem ameaças telefônicas e via e-mail, intimidação de familiares de seus objetivos, atacando suas propriedades, e libertação de animais em cativeiro.

Rob Wainwright, Diretor da Europol, afirmou em um comunicado que: “Estamos preocupados com os crescentes níveis de violência usados por extremistas pelos direitos dos animais e a sua tendência a cooperar com outros extremistas da sociedade. A Europol está empenhada em ajudar as autoridades de aplicação da lei da União Européia e os responsáveis por esses setores para evitar que tal atividade se estenda. A conferência na nova sede da Europol foi um marco importante nestes esforços”.

Entre suas recomendações, a conferência disse que um novo diálogo sobre o bem-estar animal, para fornecer um fórum de opinião para ativistas, deve ser realizado pela União Européia; mais informações técnicas devem ser compartilhadas internacionalmente e deve ser implementada uma estratégia comum com a comunidade de segurança corporativa. Ressaltou-se que a defesa pacífica dos animais é legítima e a União Européia a apóia totalmente.

Por Daniel Mason

Fonte: agências de notícias internacionais

agência de notícias anarquistas-ana
de tantos instantes

para mim lembrança

as flores de cerejeira.

Matsuo Bashô

Nenhum comentário: