quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SP - 14, 17 e 22 de setembro - Cine Protesta no evento 300 anos de Cinema


Cine Protesta no evento 300 anos de Cinema

Sábado 14/09 - 16h - Sala BNDES - Cine Protesta - Mídia
4º Ato contra o aumento das tarifas em SP - a barbárie da pm paulista*; 2013; 14min - ADVP - Ação Direta de Vídeo Popular
Brad uma noite mais nas barricadas; 2007; 55min - VideoHackers

Terça 17/09 - 20h - Sala Petrobras - Cine Protesta - Especulação Imobiliária
A ditadura da especulação; 2012; 12min40seg - Centro de Mídia Independente - DF
Sonho Real - Uma história de luta por moradia; 2005; 60min - Centro de Mídia Independente - Goiânia

Domingo 22/09 18:30 - Sala Petrobras - Cine Protesta - Transporte
Entenda o Projeto de Lei Tarifa Zero; 2013; 4min
Impasse; 2010; 52min - Doc Dois - Florianópolis

21:30 - Lançamento do livro 20 centavos: a luta contra o aumento

*Cine Protesta - Mídia*
Mídia Independente, o papel do mídia ativismo junto a cobertura de atos e ações de movimentos sociais.
*4º Ato contra o aumento das tarifas em SP - a barbárie da pm paulista*
2013; 14min - ADVP Ação Direta de Vídeo Popular 4º grande ato contra o aumento das passagens. No dia 13 de junho de 2013, a Polícia Militar de São Paulo novamente reprimiu com brutalidade a passeata do Movimento passe Livre. Deixando mais de 100 feridos, 215 presos e uma cidade em pânico.
*Brad uma noite mais nas barricadas*
2007, 55min, VideoHackers A história de Brad Will é a história da Rede Indymedia, conhecida aqui no Brasil como CMI (Centro de Mídia Independente), que mostra o que a mídia corporativa não tem coragem de mostrar. Brad era um dos ativistas do Indymedia. Ele fazia cobertura de manifestações na Europa, nos EUA, na América Latina e foi morto pelos paramilitares contratados pelo Governo mexicano para abafar as revoltaspopulares que se espalhavam por Oaxaca.
Foi morto com a câmera na mão, rodando...
* Roda de conversa sobre mídia ativismo*, com Nicolau Bruno - doutorando em cinema na ECA/USP e membro do coletivo de Ação Direta de Video Popular
Voluntária/o do CMI - Centro de Mídia Independente; Dani Maciel - mestre em comunicação social pela ECA/Universidade de São Paulo.


* Cine Protesta - Especulação Imobiliária*
As lutas por questões de terra e sobrevivência relacionadas a especulação imobiliária, mineração, agronegócio, hidrelétricas e mudanças de leis que os protegem.
* A ditadura da especulação*
2012; 12min40seg - Centro de Mídia Independente - DF O curta - que não recebeu nenhum patrocínio - retrata o movimento de resistência ao avanço das construções de edifícios no setor noroeste, em Brasília, cujo metro quadrado, o mais caro da capital, pode chegar a R$25 mil. Manifestantes e ativistas, junto aos indígenas, tentam impedir que a construtora retire do local um antigo santuário e a comunidade indígena que habita a área, enfrentando a truculência dos 800 policiais enviados pelo Governador Agnelo Queiroz, milícia contratada pelas empresas privadas e os seguranças da Terracap, empresa que além de ser a estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal, curiosamente também é uma das patrocinadoras do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde o curta ganhou o prêmio de Júri popular e o único que foi aplaudido de pé.
* Sonho Real - Uma história de luta por moradia*
2005; 60min - Centro de Mídia Independente - Goânia A ocupação começou em maio de 2004 em uma área que estava abandonada há anos e rapidamente agregou cerca de 3 mil famílias. Em setembro, a justiça ordenou a reintegração de posse da área, prorrogada por motivos eleitoreiros até janeiro de 2005.
* Roda de conversa sobre direito à moradia*, com representantes dos seguintes coletivos: Usina (a confirmar); Rede Extremo Sul (a confirmar); Moinho Resiste (a confirmar).

*Cine Protesta - Transporte*
Uma cidade só existe para quem pode se movimentar por ela.
* Entenda o Projeto de Lei Tarifa Zero* (2013; 4min)
Produção coletiva de vídeo realizada pelo Projeto Cala-boca já morreu e pelo Coletivo EntreLinhas, como colaboração para a Campanha Tarifa Zero.| Trilha sonora: Samambaia (Pipo Pegoraro/Kika).
* Impasse* (a confirmar)
Impasse é um documentário sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo.
Foi produzido em Florianópolis em 2010. Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência policial, Impasse revela o que pensam usuários, empresários e representantes dos governos municipal e estadual. O documentário aborda, ainda, o Projeto Tarifa Zero, principal bandeira do Movimento Passe Livre. | ficha técnica: Produção, direção e roteiro: Juliana Kroeger e Fernando Evangelista - Edição: Juliana Kroeger - Finalização: Lucas Barros - Edição de áudio: Nicolau Varela - Imagens: Fernando Evangelista - Imagens Adicionais: Carlos Cazé, Hans Denis Schneider, Juliana Kroeger, Karem Kilim, Silvestre Lacerda - Comissão de Edição: Carlos André dos Santos, Fabrizio Reis Luciani, Luiza Bodenmüller, Marino Mondek, Vinícius Possebon
* Roda de conversa sobre direito à cidade, mobilidade urbana*
com militantes do MPL - Movimento Passe Livre - São Paulo; Pablo Ortellado - Professor Doutor do Curso de Gestão de Politicas Públicas da EACH-USP.

* Lançamento do livro 20 centavos: a luta contra o aumento*
2013; Ed. Venetta; Autores: Elena Judensnaider, Luciana Piazzon Barbosa Lima, Pablo Ortellado e Marcelo Pomar
http://www.cinemateca.gov.br/mostra300/

Fonte: http://www.midiaindependente.org/

Nenhum comentário: