terça-feira, 17 de setembro de 2013

Debate com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em São Paulo


Debate com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em São Paulo
Boitempo Editorial e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promovem seminário "Liberdade, privacidade e o futuro da internet" com participação de Julian Assange por videoconferência.

Com as recentes denúncias de espionagem divulgadas pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA, Edward Snowden, a discussão sobre liberdade e privacidade na internet ganhou o noticiário em todo o Brasil. Considerada um grande avanço no campo das comunicações, de tempos em tempos, com a revelação de casos como o de Snowden, a internet torna-se alvo de desconfiança e críticas.

Como contribuição para esta discussão, no próximo dia 18 de setembro, no Centro Cultural São Paulo, acontece o seminário “Liberdade, privacidade e o futuro da internet”, correalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Boitempo Editorial.

O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, acredita na importância da Prefeitura de São Paulo contribuir para a reflexão sobre o assunto. “A internet é hoje um espaço chave no cotidiano de praticamente toda a humanidade e essencial para a fruição cultural neste início do século XXI. A quebra de privacidade pela bisbilhotagem e a prática de espionagem é uma ameaça para os direitos individuais conquistados com muita luta no século passado e é preciso uma grande mobilização para garantir a privacidade e a liberdade na rede e o direito dos usuários a uma cultura livre”, conclui ele.

O evento contará com três mesas de debates. No encerramento, às 19h30, acontecerá a videoconferência com Julian Assange, fundador do WikiLeaks e autor do livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet, publicado este ano pela Boitempo. Atualmente sob asilo político na embaixada do Equador em Londres, Assange participará da última mesa do evento por meio de transmissão ao vivo, com tradução simultânea. A jornalista Natália Viana, parceira do WikiLeaks no Brasil e coordenadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e o secretário Juca Ferreira compõem a mesa de discussões.

A primeira mesa começa às 14h e traz como tema “Arquitetura e Governança na Internet” e explora as regras para o tráfego dos dados. Na sequência, às 16h, o assunto é “Vigilância e Privacidade na Rede”, que aprofunda a discussão em torno da privacidade de dados em tempos de vigilância. Este tema terá entre os debatedores, Silvio Rhatto, especialista brasileiro em tecnologia digital e armazenamento de dados. A segurança dos usuários para a troca de informações e a dinâmica das redes sociais estarão entre os temas a serem discutidos.

Por meio do seu livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet, Assange pauta uma questão absolutamente contemporânea, que impacta a vida de todos os usuários da internet, que se beneficiam da revolução no campo das comunicações mas ainda refletem pouco sobre a vigilância que sofrem.

Ivana Jinkings, diretora editorial da Boitempo, ressalta a importância da obra de Assange: “O livro Cypherpunks e a discussão global iniciada por Julian Assange à frente do WikiLeaks – ao quebrar paradigmas e revelar a vigilância em massa na internet – são contribuições inestimáveis ao nosso tempo. O debate sobre a liberdade no meio virtual é necessário e inevitável, como mostram as ações de Bradley Manning, Edward Snowden e do próprio Assange, em busca de mais transparência. É hora de discutir as consequências dessas ações e ao mesmo tempo disputar a regulação e as políticas de comunicação no Brasil e na América Latina como um todo.”

Ingressos para a videoconferência serão entregues durante as atividades da tarde. Os restantes serão distribuídos a partir das 18h30. O evento é público, gratuito e não requer inscrição.

Serviço
Seminário "Liberdade, privacidade e o futuro da internet"
Com Julian Assange, Juca Ferreira, Natalia Viana, Sérgio Amadeu, Maria Tereza Carvalho, Silvio Rhatto, Marta Knashiro e Gisele Beiguelman
Dia 18/9 | a partir das 14h | Centro Cultural São Paulo | Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro | nº 1.000 (próximo da estação Vergueiro do Metrô)
Confira a página oficial do evento no Facebook.

Programação completa do Seminário Liberdade, Privacidade e o Futuro da Internet
Contribuição para a discussão do funcionamento da rede, tráfego de informações, transparência das instituições e governo e privacidade de dados.

Correalização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Boitempo Editorial

14h – Mesa 1: Arquitetura e governança da Internet: – como funciona a rede, quem controla o tráfego dos nossos dados e quem define suas regras de funcionamento

Debatedores: Sérgio Amadeu – Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC. É pesquisador das relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais e Maria Tereza Carvalho – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

16h – Mesa 2: Vigilância e privacidade na rede: como garantir a privacidade em um cenário de vigilância e os impactos para a cultura digital

Debatedores: Silvio Rhatto – Pesquisador independente de tecnologias digitais de armazenamento e transmissão segura de dados; Marta Kanashiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e professora plena do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor e Gisele Beiguelman, Professora da FAU-USP, midiartista e curadora. Pesquisadora na área de História da Arte sobre usos críticos de mídias e editora da Revista Select.

19h30 – Mesa 3: Videoconferência com Julian Assange, fundador do WikiLeaks e lançamento do livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet

Com participação de Natalia Viana, parceira do Wikileaks no Brasil e coordenadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.

Sobre o livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet, de Julian Assange et al.

“Este livro não é um manifesto. Não há
tempo para isso. Este livro é um alerta.”

Julian Assange

Cypherpunks liberdade e o futuro da internet é o primeiro livro de Julian Assange, editor-chefe e visionário por trás do WikiLeaks, a ser publicado no Brasil. A edição brasileira, lançada pela Boitempo, conta com a colaboração do filósofo esloveno Slavoj Žižek e da jornalista Natalia Viana, parceira do WikiLeaks no Brasil e coordenadora da agência Pública de jornalismo investigativo.

A obra é resultado de reflexões de Assange e de um grupo vanguardista de pensadores rebeldes e ativistas que atuam nas linhas de frente da batalha em defesa do ciberespaço (Jacob Appelbaum, Andy Müller--Maguhn e Jérémie Zimmermann). A questão fundamental que o livro apresenta é: a comunicação eletrônica vai nos emancipar ou nos escravizar?

O assédio ao WikiLeaks e a ativistas da internet, juntamente com as tentativas de introduzir uma legislação contra o compartilhamento de arquivos, caso do Sopa (Stop Online Piracy Act) e do Acta (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), indicam que as políticas da internet chegaram a uma encruzilhada. De um lado, encontra-se um futuro que garante, nas palavras de ordem dos cypherpunks, "privacidade para os fracos e transparência para os poderosos"; de outro, a ação da parceria público-privada sobre os indivíduos, que permite que governos e grandes empresas descubram cada vez mais sobre os usuários de internet e escondam as próprias atividades, sem precisar prestar contas de seus atos.

Assange e os outros debatedores trazem à tona questões complexas relacionadas a essas escolhas cruciais ao refletir sobre vigilância em massa, censura e liberdade, assim como sobre o movimento cypherpunk, que usa a criptografia como mecanismo de defesa dos indivíduos contra a apropriação da internet pelos governos e empresas. Os cypherpunks defendem a utilização desse e de outros métodos similares como meio para provocar mudanças sociais e políticas. O movimento atingiu o auge de suas atividades durante as “criptoguerras”, sobretudo após a censura da internet em 2011, na Primavera Árabe. O termo cypherpunk, uma derivação de cipher (escrita cifrada) e punk, foi incluído no Oxford English Dictionary em 2006.


Ficha técnica: Título: Cypherpunks
Subtítulo: Liberdade e o futuro da internet
Autores: Julian Assange et al.
Tradução: Cristina Yamagami
Editora: Boitempo 

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/

Nenhum comentário: