O apagão da era tucana
O Blog da Boitempo recupera em seu Especial Eleições 2014 este artigo de Paulo Arantes publicado originalmente no suplemento Mais! do jornal Folha de São Paulo em 27 de maio de 2001. Intitulado “Extinção” – título do livro que arantes publicaria seis anos depois pela Boitempo –, o texto parte de uma carta de um leitor da Folha ao “Painel do leitor” para refletir sobre o que chama da “bancarrota do modo paulista de pensar”. O contexto é o da crise do apagão, ocorrida no final do último mandato de Fernando Henrique Cardoso, pouco antes da eleição de Lula, que daria início ao ciclo petista no Governo Federal. Hoje, às portas da crise hídrica de São Paulo que não obstante viu a reeleição, no primeiro turno, do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, e da disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, que já tem como pano de fundo a realidade de um congresso eleito mais conservador desde 1964, cabe repensar, através da releitura feita por Arantes da análise do pós-guerra empreendida por Adorno e Horkheimer, o que resta hoje das lições da era de Hitler, e da era de FHC.
[Aviso aos navegantes: O paralelo polêmico estabelecido por
Arantes busca dar conta sobretudo da relação entre a autodestruição de certa
tradição intelectual progressista uspiana consolidada nos anos 60 em torno do
sociólogo tucano e o colapso do projeto de modernização conservadora do país
posto em marcha por ele a partir da tomada do poder em 1995. Cabe ao leitor,
enfim, julgar a atualidade deste "capítulo terminal" da inteligência
crítica paulista, sua experiência no poder e a
investida neoliberal no país.]
***
“Tenho 65 anos e sempre estive com a situação, com o
governo. Há uns três anos, comecei a questionar o meu posicionamento. Hoje não
tenho mais dúvidas: sou oposição e tenho muita vergonha deste governo. O Brasil
não merece este castigo”.
Benedito M. Andrade Neto (Taubaté, SP)
Folha de São Paulo, “Painel do Leitor”, 12/5/2001
Benedito M. Andrade Neto (Taubaté, SP)
Folha de São Paulo, “Painel do Leitor”, 12/5/2001
“Uma das lições que a era Hitler nos ensinou”, escreviam há
mais de meio século Adorno e Horkheimer, “é a de como é estúpido ser
inteligente”. Pensavam nos bons europeus, modernos e civilizados, que durante
uma década pavimentaram a ascensão do Terceiro Reich com argumentos de lógica
impecável acerca da inviabilidade de tamanha aberração. Lembravam-se por
exemplo de uma conversa com um brilhante economista que lhes demonstrara por
a+b, com base nos interesses objetivos dos cervejeiros bávaros, que uma
uniformização da Alemanha era impossível. “Depois os inteligentes disseram que o
fascismo era impossível no Ocidente. Os inteligentes sempre facilitaram as
coisas para os bárbaros, porque são de fato estúpidos. São os juízos bem
informados e perspicazes, os prognósticos baseados na estatística e na
experiência, as declarações começando com as palavras: ‘Afinal de contas, disso
eu entendo’, são os statements conclusivos e sólidos que são falsos.”1
Pois bem. Noves fora os calafrios de praxe – sem falar na
modesta envergadura dos pigmeus envolvidos, tanto os bem-pensantes quanto os
facinorosos – , estamos em casa. Falo é claro dos inteligentes de São
Paulo e de suas ramificações nacionais e internacionais de alto nível. Digamos
que a estupidez da inteligência foi se tornando nos últimos tempos uma original
contradição paulista. Não ignoro que a transformação da inteligência em
estupidez parece ser um traço tendencial da evolução histórica e que, assim
sendo, não se poderia honestamente atribuir à índole singular de um agrupamento
humano o que é puro efeito de relações sociais.
Pelo sim, pelo não, até por mero instinto de sobrevivência e
na condição de criatura dessa elite bem-falante e escrevente, acharia prudente,
nessa quadra turbulenta da nacionalidade, pelo menos um solene pedido formal de
desculpa aos brasileiros e brasileiras que há sete anos aturam entre tantas
outras delicadezas de atenção social o estribilho da referida
pedantocleptocracia, entoado por impressionante massa coral: Afinal de contas,
disso nós entendemos! E como!
Os hierarcas do império nazi eram bárbaros e naturalmente
inimigos mortais da vida do espírito. Mas há também um outro tipo de espírito
que é anti-humano, insistiam nossos dois filósofos fracassomaníacos. Podemos
reconhecê-lo pela sua marca de origem: a “superioridade bem-informada”. Não há
por certo termo de comparação entre os grandes chefes fascistas de ontem e os
comparsas tropicais de agora, de sorte que acabamos nos conformando com o
tamanho bem paulista a que se reduziram antigos sonhos de suprema elegância,
alta cultura e poder – este último, “sans phrase“. Assim, no lugar da tremenda
camarilha teutônica, ocupa a cena o cortejo mambembe que se está vendo: o
fotogênico Eduardo Jorge, o lombrosiano Jader, o schumpeteriano Mendonção e seu
ídolo, o beato Serjão (que Deus o tenha no Paraíso que escolheu), o galante
Ricardo Sérgio, o majestoso ACM, o brejeiro delfim de Hanover etc. etc. 2
Mas e onde se lê “espírito”, ainda por cima em alemão? Aqui
sim a transposição local nos favorece plenamente. Os senhores hão de convir
que, pelo menos em matéria de superioridade bem-informada, a Escola Paulista de
Pensamento na qual me formei e que não posso renegar praticamente não tem
rival. Pois então é isso, vistas as coisas aqui da capital do FHnistão 3.
Ingratidão maior nunca se viu: como pode o Brasil totalmente
esclarecido pelos “intelligenti” de nossa escola ousar resplandecer sob o signo
de uma calamidade triunfal? Além do mais, às vésperas de um apagão. Só pode ser
obscurantismo. Afinal de contas, disso vocês não entendem nada! Prova disso, o
iminente colapso energético do país, o qual precisa entender de uma vez por
todas que acabou a fase de energia farta e barata no Brasil, que vivemos um
processo de pós-industrialização, pelo qual já passaram economias mais
modernas, conforme anunciou o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo,
sem que ninguém tivesse chamado a polícia4. Alguma coisa no entanto estamos
começando a entender. Estamos enfim reaprendendo com a era fernandina como de
fato ficou brutalmente estúpido ser inteligente. Com uma diferença notável,
como tudo nessa terra de varões sabedores e que vem a ser propriamente a
contribuição original brasileira para o processo mundial de corrosão da
inteligência. Na estupidez terminal do espírito superior com que se depararam a
seu tempo Adorno e Horkheimer, quando redigiam com resignação filosófica a
declaração de falência da civilização européia, explodia em todo seu esplendor
a contradição inaugural da razão que comandara aquele processo em colapso, a inteligência
liberal, a um tempo universal e particularista, numa palavra, “o instrumento do
privilégio na igualdade”.
Dosagem homeopática
Na hora do apocalipse, era a ela que o fascismo estava
apresentando a conta. Um ciclo histórico depois e a correspondente derrocada da
era do crescimento, o pensamento que ora se extingue é de uma outra espécie.
Digamos, para encurtar, da espécie que nos habituamos durante dois séculos a
chamar de “progressista” ou, para ser mais específico, o lado oposto, o lado
propriamente esquerdo daquela matriz original de evolução e reforma do mundo.
Aqui entramos nós, o breve porém substancioso capítulo paulista do atual
processo de autodestruição da inteligência brasileira, que vai assim
arrematando o seu “ajuste” ao padrão global da estupidez bem-pensante. E por
mais que a analogia nos repugne, é bom não esquecer a lição do apocalipse nazi,
desta vez por uma autora insuspeita de fracassomania, Hannah Arendt: a
descoberta da mais aterradora crueldade social germinando no processo aparentemente
banal de corrupção da inteligência 5. É claro que a analogia é estritamente
filosófica, apenas uma meditação acerca de um caso catastrófico de inibição da
reflexão. De qualquer modo, embora a escala mundial do desastre em curso
atualmente seja de meter medo, por aqui a dosagem ainda é homeopática, pelo
menos do ângulo de um homem branco de classe média, constatação cujo simples
enunciado já é uma ameaça. Voltando aos efeitos letais da inteligência paulista
no poder, o fato intrigante é que deve ter saído de cena algo essencial que nos
fazia pensar, se não for presumir demais. Seja como for, o fato é que toda uma
tradição outrora crítica não só foi sugada pelo moinho satânico da estupidez
inteligente, mas também passou a acionar-lhe a manivela, com o deslumbramento
característico da supracitada superioridade bem-informada. Numa palavra, o que
a era cardosista do esclarecimento está mostrando neste momento de glória da
malandragem nacional é como se tornou apenas “bête et méchant” procurar ser
inteligenterrimamente de esquerda, e isso depois de decretado pelos mesmos
altos personagens o colapso da modernização, sem a qual, justamente, fica muito
difícil distinguir uma explosão criativa de forças produtivas de meros serviços
de corretagem. Cochilo grave para um crime ideológico quase perfeito, esse da
lavagem de conceitos. Mas são derrapagens sem sujeito, diria algum espectro
althusseriano, relançando a espiral do auto-engano.
Por exemplo, diante da piranhagem que foi o episódio
Telebrás, algum incorruptível veterano do leninismo poderia muito bem replicar
que mais vale um salto econômico arrancado a fórceps do que a grita moralista
das camadas sociais sem futuro etc. Homens de ferro para os quais sou o
primeiro a tirar o chapéu. (Muitos deles, com o peito coberto de medalhas,
estão no governo. Continuo tirando o chapéu, desde que não me penhorem as
antigas medalhas.) Nem por isso menos empulhados pela inércia de um raciocínio
cujo nervo histórico se extinguiu, mas sobretudo mesmerizados pelo teatro de sombras
dos operadores da nova classe que, justamente afiançados pela nobre estirpe da
finada teoria crítica, vão tocando o violento trivial do “big business” como
quem toma o Palácio de Inverno, agora sim, literalmente de assalto, acossados,
é claro, pela guerrilha impatriótica dos atrasados. Assim se constituem os
fundos secretos para uma eterna segunda rodada bolchevique, algo como foquismo
na Sociedade Hípica. Aqui a matriz operacional de outra formidável invenção
ideológica da era fernandina, a chamada “rebeldia a favor”. É assim que a mais
crassa estupidez dos inteligentes vai fazendo a cama dos novos bárbaros,
parceiros estratégicos que ingratamente caluniam em momentos de troca da guarda
como agora. Nessas horas o sangue-frio materialista da velha-guarda costumava
recomendar que se aprendesse com quem se vende, no que tinha toda razão. A nova
hegemonia sempre anunciava a sua chegada arrematando cabeças, no geral
inconformadas com o estado das artes. Pelas razões erradas, quem se vendia
estava à frente dos obtusos e incorruptíveis. Estudando o caso, como numa cena
brechtiana, os amigos de esquerda do progresso aprenderiam a encarar as coisas
novas e ruins a partir das quais se deveria recomeçar. Estamos vendo nestes
tempos cardosistas que já não é mais o caso. Não deve ser apenas por algum
defeito de fabricação do personagem – o imortal inventor da rebeldia a
favor – que não aprendemos nada com as suas genuflexões, embora não se possa
negar a audácia de seu enorme passo adiante. Simplesmente não há mais chão para
tal passo, quem nos compra não está mais desbravando nenhuma fronteira da
valorização. Portanto já não faz mais diferença nenhuma distinguir, como exigia
um clássico do materialismo paulista: vendeu-se, está criticando, ou vendeu-se
criticando. No seu devido tempo, veremos por que a transformação histórica da
inteligência em estupidez – esse o ponto, já que estaremos interessados em
pesquisar a gênese paulista da “bêtise” na origem da atual derrocada da
inteligência brasileira – diz respeito primordialmente ao toma lá, da cá
das operações elementares de compra e venda. Mas não será preciso remontar à
pré-história. Pode-se reconhecer a mesma lógica ancestral – girando como os
ponteiros de um relógio no pulso de um morto – observando a espécie de reflexo
condicionado daqueles que têm resposta para tudo. Amostragem relâmpago: 1)
Política de terra arrasada com os petroleiros em greve? É claro, precisam
aprender que estamos trocando capitalismo velho por capitalismo novo; 2)
Previdência Social? Totalmente inviável, como um simples cálculo atuarial pode
demonstrar, fulano traga os números; 3) Sim, nomeou um antigo torturador chefe
da Polícia Federal: certamente precisou negociar coisa mais graúda. E por aí
afora.
Física paulista dos interesses
E para trás também, caso recuemos até os primeiros sintomas
dessa bancarrota do modo paulista de pensar. Vejamos por exemplo o que dizia um
filósofo e colunável, enquanto transcorria em Brasília a CPI que desembocaria
no impeachment do antecessor: “Ninguém é movido por interesses universais e não
se pode pedir aos políticos que abdiquem do esforço pessoal de buscar o poder
[...]. Em vez do discurso moralista, cabe aceitar que os políticos agem por
interesse privado, mas, como só podem fazer em nome do bem comum, que ele calcule
seus riscos de ser pilhado em público toda vez que atuar exclusivamente em nome
de seu bem particular [...]. Desse modo constitui-se uma moralidade pública que
comporta a infração nos seus interstícios” 6.
E ainda dizem que a coruja do filósofo só alça vôo ao fim do
dia, pois esse mocho paulista madrugou com uma década de antecedência! O estudo
da amostra requer entretanto o escrutínio objetivo do naturalista. Trata-se
afinal de um processo sem sujeito, a rigor mecânico, como sugere o curioso
símile que arremata o raciocínio: “Mesmo quando os indivíduos agem em nome do
bem comum, a luta pela obtenção e manutenção do poder implica o exercício dum
empuxe individual” 7. A fome de imanência que parece caracterizar esse singelo
cálculo de custo/benefício parece fornecer uma excelente ilustração para aquilo
que o iberista carioca Luís Werneck Vianna vem chamando de “física paulista dos
interesses”, por oposição à irrazoável tendência metafísica do povo brasileiro
a achar que é possível vida para além do mercado8. Além de ilustrar, é claro,
no andar superior da cadeia alimentar dos bem-informados que têm resposta para
tudo o vínculo arcaico entre a inteligência e as raciocinações do poder acerca
das vantagens que consegue obter quando se resigna a seguir as regras do jogo.
Na opinião descalibrada de Adorno e Horkheimer, que por certo andaram
gazeteando os cursos de lógica.
Recordo a propósito, para voltar mais uma vez aos dois
catastrofistas de Frankfurt, que talvez o sinal de alarme deles tenha começado
a soar quando perceberam o que Chamberlain entendia por “ser razoável” ao
reclamar das exigências de Hitler, a seu ver “unreasonables“. Numa palavra,
parece que o Führer não respeitava muito a equivalência entre dar e tomar. Se
oferecesse um preço justo para os territórios e populações que estava prestes a
abocanhar, tudo bem. Essa a rota suicida da estupidez dos inteligentes e
elegantes, cujo espírito se apaga “tão logo o poder deixa de obedecer à regra
do jogo e passa à apropriação imediata”. De um ponto de vista
histórico-mundial, como se dizia na esquerda hegeliana, tanto faz se se trata
de um “Gauleiter”, um bicho solto de boca de fumo ou, enfim, um “investidor”
atuando no ramo das privatizações. Assim sendo, se a fórmula “vendeu-se” choca
e ofende, não seja por isso, troca-se por uma outra equivalente, “ajustou-se”.
Por exemplo: ajustou-se gemendo (virou estadista) ou ajustou-se, está gemendo
(virou existencialista).
Digamos então que a derrocada se consumou quando uma certa
tradição crítica bem paulista se adaptou. Mas aí nossos incorrigíveis
fracassomaníacos alemães completariam o raciocínio, lembrando que, na história
natural da inteligência, sua extinção na estupidez vem a ser justamente “o
dernier cri da adaptação”. E nada mais feroz que a predação dos adaptados
(ainda mais quando procuram apenas sobreviver) 9. A violência pré-histórica da
“globalização” em curso nada mais é do que a expressão, banalizada pelos
notáveis do espírito, de mais uma rodada dessas “adaptações” próprias da
derradeira civilização baseada na crueldade bem calculada do trabalho excedente
10.
Em tempo. Certamente o processo de extinção que está nos
interessando identificar não é nem poderia ser unilateral. Ele também se
espraiou pelo campo oposto, o mundo do trabalho, onde havia igualmente vida
inteligente. A fundação absolutamente inédita de um recurso emancipatório
inestimável como um Partido dos Trabalhadores que o diga. Juntamente com o
“Solidarnosc” polonês, a única iniciativa anti-sistêmica em ascensão durante a
década de 80, quando o império deflagrava sua contra-revolução mundial. O
movimento polonês, como se há de recordar, foi o primeiro a sumir no ralo da
nulidade social, e o nosso já vai apresentando sintomas alarmantes de
decomposição dourada.
Com toda a razão o mesmo Luís Werneck Vianna costuma incluir
na física paulista dos interesses o movimento browniano das grandes centrais
sindicais aqui do pedaço – e, podemos agora acrescentar, o tipo de inteligência
esperta das trocas simbólicas e materiais que lhe constitui a razão dominante.
Enfim, quem não se lembrará, entre tantos outros, do lance mais do que
meramente retórico de um líder sindical excluindo de uma “reforma” da
Previdência, ainda por combinar com os de cima, os que nela nunca estiveram
incluídos, e por isso mesmo. Faz sentido. Trata-se de uma simétrica
opinião-espelho da convicção sociológica da alta tucanagem, segundo a qual o
povo miúdo que descola uma aposentadoria na boca do caixa sem nunca ter
integralmente contribuído durante as décadas em que se virou da mão para a boca
é o primeiro fraudador da Previdência. Dialética da malandragem “oblige“? Como
diria um grande lógico paulista, diante de um grafite no banheiro “todo lógico
é idiota/ o professor X é lógico/ logo, o professor X é idiota”, pelo menos
formalmente está correto. Seja dito em homenagem à neutralidade epistemológica
que sempre distinguiu a Escola Paulista de Pensamento, o professor X era ele
mesmo. Conosco é assim mesmo, os conceitos, quando são bons, como os nossos,
são muito democráticos, não fazem distinção de classe.
Precarização do trabalho
Continuando. Numa tese recente, mostrou-se como a
contribuição dos assalariados para os antigos IAPs da famigerada era Vargas
financiaram as estatais originárias, torradas agora para fazer o caixa do
populismo cambial do primeiro mandato11. Entre elas, a Vale do Rio Doce,
arrematada a preço de banana nas condições que se sabe, como compete a um
Estado-corretor de “big business“12. Pois não é que também ouvi outro dia um
líder sindical, com imponente folha de serviços prestados durante o auge do
sindicalismo de combate do período anterior, saudar o “companheiro Benjamin” (Steinbruch
mesmo) como “parceiro de primeira hora” num louvável empreendimento de “charity
business“? Outro louvável “parceiro de primeira hora” (idem, ibidem) o
companheiro BankBoston. Num ensaio recente, Francisco de Oliveira dá uma boa
pista para rastrear, no chão material dessa outra metade da física paulista dos
interesses, o correspondente processo de extinção mental, nesse caso, por
motivo de extenuação na base social da espoliação 13. Com efeito, contrariando
o besteirol corrente sobre a perda da centralidade do trabalho, Francisco de
Oliveira não só também constata uma espantosa extensão do assalariamento, no
sentido amplo do termo, sem paralelo mesmo considerando-se os anos dourados do
fordismo, ampliação que se estende da mais cruenta extração de mais-valia
absoluta até o trabalho não-pago do cliente de serviços que também labuta ao
consumir, mas um igual aprofundamento da privatização do trabalho,
entendendo-se com isso a privação de sua dimensão pública, tanto por motivo de
precarização e informalização galopantes como de predação do tempo privado de
“não-trabalho” pelo emprego on line da massa crescente de trabalhadores à
disposição. A seu ver, esses dois movimentos tornam o velho conceito marxista
de exército industrial mais atual do que nunca, desde que devidamente
reinterpretado, na medida em que “praticamente todos os trabalhadores
converteram-se em seus membros intermitentes/latentes pela permanente
desqualificação e informalização”. Assim sendo, a fração propriamente ativa
tornou-se minoritária, enquanto a fração estagnada ou lúmpen tende a crescer. Mais
importante, o fundo público que se origina da relação contratual de compra e
venda de força de trabalho e, quando se constitui, perde seu antigo poder de
veto sobre o capital. Com isso, continua Oliveira, a mera “gestão” dos fundos
públicos, tais como FAT, PIS, Pasep, FGTS, e não a sua “apropriação pública”,
torna-se objetivo maior dessa fração ativa do exército industrial. Nessas
condições, os membros desse núcleo preservado (e olhe lá!), convertidos em
sujeitos monetários privatizados, não podem nem querem saber da massa sobrante
do seu exército. Deve passar por aqui a base material dos dois lances de
idiotia social referidos acima. Sobre tal base se ergue a mesma derrocada da
inteligência no mundo do trabalho. É claro que Francisco de Oliveira empregou
deliberadamente a expressão de Robert Kurz “sujeitos monetários”, fórmula que
nesse meio tempo acabou ganhando novo conteúdo, à medida que seu autor foi
reabrindo o dossiê do mundo do trabalho que precipitadamente julgara abolido.
Pois, comentando o argumento bem conhecido de Richard Sennett sobre a corrosão
do caráter dos indivíduos flexibilizados pela desqualificação do trabalho sob o
novo capitalismo, Kurz também realça o impulso autodestrutivo que consome tais
mônadas “universalmente exploradas e solitárias”, um novo universo da
espoliação em que os empregados vão se tornando “manhosos e sem coesão social,
que só sabem lograr seus superiores, os clientes e seus demais colegas” 14.
Aqui o outro foco do ponto cego em questão. A anulação mental induzida pela
privatização do trabalho atroz – como alguns autores franceses chamam a coisa –
vem a ser o reverso de uma tolerância crescente com o intolerável – no caso, a
injustiça abismal na sociedade polarizada de hoje. Algo como uma reação
defensiva igualmente cruel ante o sofrimento que se é obrigado a infligir a si
mesmo e aos outros, os que se vêem passar nas levas sucessivas de precarizados
e enxotados, pelo sistema, é claro, como nos falsos juízos de atribuição que
acompanham esse encasulamento no medo 15. É neste momento que se dá a
esterilização da faculdade de pensar e prospera o cálculo dos experts em
sobrevivência, deserto mental onde cresce apenas a crueldade social que
caracteriza todo o eclipse da reflexão. Aqui voltamos ao topo dos esclarecidos.
Ao niilismo da “viração” dos que embaixo moem no aspro corresponde o “saco de
maldades” ou a “Wall Street quer sangue” de dois imortais mentecaptos da
pedantocleptocracia fernandina.
O reino animal
Com uma diferença, seja dito, por assim dizer, em favor das
vítimas. Como o nome indica, “bêtise” algo terá a ver com o reino animal.
Refletindo sobre sua gênese, nossos dois fracassomaníacos frankfurtianos
lembraram que o símbolo da inteligência é a antena do caracol.
“Diante de um obstáculo, a antena é imediatamente retirada
para o abrigo protetor do corpo, ela se identifica com o todo e só muito
hesitantemente ousará sair de novo como um órgão independente [...]. Em seus
começos, a vida intelectual é infinitamente delicada [...]. O corpo é
paralisado pelo ferimento físico, o espírito pelo medo. Na origem as duas
coisas são inseparáveis [...]. Esse primeiro olhar tateante é sempre fácil de
dobrar, ele tem por trás de si a boa vontade, a frágil esperança, mas nenhuma
energia constante. Tendo sido definitivamente afugentado da direção que queria
tomar, o animal torna-se tímido e burro. A estupidez é uma cicatriz [...].
Essas cicatrizes constituem deformações. Elas podem tornar as pessoas estúpidas
no sentido de uma manifestação de deficiência, da cegueira e da impotência,
quando ficam apenas estagnadas; no sentido da maldade, da teimosia e do
fanatismo, quando desenvolvem um câncer em seu interior. A violência sofrida
transforma a boa vontade em má” 16.
São esses os pontos cegos que no interior de um indivíduo
justamente, como estamos vendo, “designam as etapas em que a esperança se
imobilizou”. Porém o que se aplica aos condenados da terra – ao mesmo tempo em
que reconhece a massa bestificada pela hipnose fascista na história das
frustrações da espécie – não pode evidentemente valer para a indigência
histórica do reino animal do espírito que se instalou na capital cultural do
FHnistão. Para tal reino não haverá filosofia que encontre circunstâncias
atenuantes.
Como o ser em Aristóteles, corrupção também se diz em muitos
sentidos, inclusive na acepção brasileira do termo, como a seu tempo veremos,
caso este folhetim continue. Ao falar em corrupção da inteligência brasileira,
não me passa pela cabeça sugerir que até os maiorais de nosso falido espírito
crítico estão criando rã no quintal. Primeiro porque acho que ainda não estou
maluco a esse ponto, segundo, e principalmente, porque, sendo moralista, pelo
menos com essas coisas não costumo brincar. Como não tive berço dialético,
minha mãe estudou no “Des Oiseaux” e meu pai era udenista, peço que me relevem
a estreiteza de espírito. Falha de formação, sem dúvida.
Mesmo tendo sido aluno aplicado da Escola Paulista de
Pensamento, ainda não consigo encarar a corrupção com suficiente isenção
sociológica. Azar, estou agora morrendo na praia. Vejam só, deixei escapar na
undécima hora a Astúcia da Razão em pessoa, a manobra radical do genial
estadista, na formulação não menos inspirada do filósofo Ortega y Nassif:
“Utilizar as armas da fisiologia para derrotar a fisiologia!”. Aplicando esse
teorema do materialismo histórico em reconstrução, o fotogênico E.J. definiu-se
com toda razão um lobista ao contrário17. Mas também não é dessa corrupção
literal – na verdade uma metáfora fóssil – que estou falando, embora não ignore
que a dita cuja é antes de tudo um sistema sem sujeito, é claro, porém com
cadastro na Receita Federal. A corrupção que me interessa – a extinção da
inteligência pela estupidez “crítica” – é muito mais assustadora (afinal tenho
interesses profissionais no assunto), pois concerne à decomposição de uma
tradição que se vai desmoralizando conforme apodrece. (Avisei que sou
moralista.) Sendo assim, o estrago não é nada trivial, de fato uma hecatombe
que no limite independe de eventuais traficâncias nas altas paragens do
pensamento e do poder. Ou melhor, por isso mesmo interessa investigar
conceitualmente, é claro… o lugar do “broker” intelectual na hora pesada em que
se encontram o dono do dinheiro e o dono do poder. Ali onde circulam, nas
palavras famosas de Braudel, os grandes predadores e vigora a lei da selva,
deve a inteligência se corromper na forma gloriosa da mais estupenda e cruel
burrice.
Cada vez mais do mesmo
Dada a calculada irreversibilidade das políticas de ajuste
permanente como fim em si mesmo e o correspondente dano social irreparável que
produzem, tudo indica que teremos cada vez mais do mesmo. Diante de uma tal
escalada autodestrutiva, a constatação de que a tradição crítica brasileira não
tem mais futuro é uma catástrofe menor.
Não sei se estou me fazendo entender, afinal não sou nenhuma
exceção e a minha própria capacidade de pensar já deve ter se apagado faz
tempo. Os paulistas no poder não são quaisquer, tampouco a desgraça mental que
patrocinam. À sua própria revelia, bem entendido, conforme aprofundavam o ponto
final em que chafurdamos, iam avançando, com fins apologéticos os mais rasos,
nos fundos críticos acumulados pela referida tradição e, por esse caminho de
autodestruição do saber herdado, convertendo ponto por ponto o que antes
esclarecia e prometia libertação, no seu exato oposto conformista, como se
quisessem demonstrar numa derradeira pirueta, cínica ou asnática, vá lá saber,
que de fato cedo ou tarde toda Aufklärung, central ou periférica, acaba se
convertendo no seu contrário.
A nova mitologia dos fatos se expressa então no
autodeslumbramento com que a feroz burrice dos inteligentes se congratula
consigo mesma. Porém, o espírito crítico saqueado e barateado parece se vingar
quando a antiga teoria crítica passa a funcionar como uma chinfrinzinha teoria
tradicional de coisa nenhuma e ainda por cima mobilizada com a pompa e
circunstância dos grandes acacianos para os fins da mais trivial dominação de
classe.
NOTAS
1. Adorno e Horkheimer, Dialética do esclarecimento, trad.
Guido Almeida, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1985, pág. 195;
2. Não ignoro que essa enumeração aleatória está confundindo duas ordens de fenômenos, as quais o renomado Dicionário do Almanaque Filosófico, da editora Vozes, na sua edição de 1997, manda distinguir, a saber, a corrupção de tipo b, inferior, corrupção atrasada e ainda tributária do paradigma desenvolvimentista; e a superior, de tipo a, a de agência, dita de acumulação flexível (pág. 26). Antevendo a atual apoteose, já naquela edição do referido almanaque (ainda disponível à rua Frei Luís, nº 100, em Petrópolis) se anunciava o fim próximo da era Vargas, no entender do dicionarista, um modo de produção asiático, em vigor durante meio século no Brasil, destinado entretanto a um fatal desaparecimento desde o momento em que o atual regime retomara o processo de ocidentalização do país, interrompido em 1930 (cf. ibidem, pág. 35);
3. Copyright José Simão;
4. Folha, 10/5/01, pág. B 3. Na ocasião, o mesmo cunhado do príncipe de Hanover deu como exemplo o Japão dos anos 70, que, devido ao alto custo de energia, transferiu para o Brasil sua produção de alumínio. Porém nada mais disse nem lhe foi indagado;
5. Cf. Hannah Arendt, Eichmann em Jerusalém, SP, Companhia das Letras, 1999;
6. José Arthur Giannotti, Folha, 7/6/92. Ao leitor interessado em apreender o conceito de “infração intersticial”, recomendo a consulta ao mencionado dicionário publicado pelos bons frades de Petrópolis, onde encontrará na pág. 27 a seguinte definição: “Manobra radical pilhada em flagrante desvio semântico. Equívoco categorial afiançável”.
Na última edição do referido almanaque, encontrará o leitor interessante aplicação atualizada do conceito: “Exemplo de infração intersticial: na recente violação do painel do Senado – “estelário cívico”, conforme a última produção poética do bacharel de Cananéia, “Senatus Populusque Brasiliensis”, todavia um caso paulista atípico de extinção de nascença – dir-se-á que a infração, sendo intersticial, não fere a regra do decoro parlamentar, uma vez que se deu seguindo uma outra regra, cuja gramática deve ser procurada numa outra lógica, a da intimidade, para ser exato”;
7. Como se trata de complexo termo técnico de mecânica celeste, poderá o leitor recorrer novamente ao providencial dicionário, ao que parece compilado na intenção dos prováveis sobreviventes do apagão da inteligência nacional. “Empuxe individual – golpe de manivela que coloca o ego em movimento. Acionar o mecanismo com precaução: perigo de fissura e escapamento (v. fissura e escapamento)”. Págs. 37-38;
8. Cf. Luís Werneck Vianna, “A Revolução Passiva – Iberismo e Americanismo”, Rio de Janeiro, ed. Revan, 1997;
9. P.: “Qual a prioridade do presidente para o fim do governo?” R.: “Bom, do jeito que está, será sobreviver”. Entrevista de José Arthur Giannotti a Luís Henrique Amaral: “Moral e Política Não Se Misturam”, em O Globo, 13/5/01;
10. Na extraordinária formulação de Marx, reativada recentemente por Fernando Haddad em “Sindicalismo, Cooperativismo e Socialismo”, São Paulo, Fundação Perseu Abramo (no prelo);
11. Eli Gurgel Andrade, “(Des)Equilíbrio da Previdência Social Brasileira (1945-1997)”, UFMG, 1999;
12. Para um bom enquadramento da atual parolagem acerca da transição modernérrima do Estado-produtor (Brasil 1) para o Estado-regulador (Brasil 2), ver José Carlos Miranda e Maria da Conceição Tavares, “Brasil – Estratégias da Conglomeração”, in José Luis Fiori (org.), “Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações”, Petrópolis, Vozes, 1999.
Exemplo: “A Agência Nacional de Petróleo está obrigando a Petrobras a ceder o uso do gasoduto Brasil-Bolívia [cuja construção ela mesma bancou] à British Gas, arbitrando uma tarifa muito inferior à que a própria estatal vai pagar. Essa benesse da ANP dará à BG condições de vender mais barato o gás à custa da empresa brasileira. Isso se chama livre mercado ou facilitação do poder público?” (Fernando Siqueira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás. Folha, “Painel do Leitor”, 11/ 05/01, pág. A 3). O rapaz não sabe lógica, não entendeu a gramática do capital;
13. Cf. Francisco de Oliveira, “Classes Sociais em Mudança e a Luta pelo Socialismo”, São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000, págs.14-21;
14. Robert Kurz, “Descartável e Degradado”, Folha, caderno Mais!, 11/07/99;
15. Cf. Cristophe Dejours, “La Souffrance en France” [O Sofrimento na França], Paris, Seuil, 1998;
16. Idem, ibidem, págs. 239-240;
17. Para outras contribuições do pensador de Poços de Salamanca, ver ainda o citado dicionário da editora Vozes, em especial a pág. 35: “O estadista é um intuitivo genial, que define um modelo de país na cabeça e centra todas as suas energias para concretizar o objetivo. Ele trapaceia, mente, engana, alia-se ao diabo.” “Escrúpulo é coisa de intelectual”, arremata o diretor-presidente da agência Dinheiro Vivo, noutro lance premonitório acerca do destino da vida inteligente no país. “Obviamente não basta a falta de escrúpulos”, continua. O primeiro Fernando que o diga. No entanto, não sei se querendo demonstrar que tampouco é necessária muita sociologia, Ortega y Nassif, segundo registro do mesmo dicionário (pág. 36), relembra que Fernando, o Breve, também mudou o país: “Collor teve a visão genial de entender que não implodiria esse edifício getulista pedindo licença [...]. Collor intuiu com uma clareza admirável o papel que caberia a cada agente político e econômico no novo país que estava sendo moldado. Essa visão genial foi sua grande virtude [...]. O manual encontrado no PC de PC Farias demonstra a visão extraordinária dos novos tempos”. Pela recorrência do fenômeno, é bem possível que no próximo reinado estejam operando uma terceira liquidação da era Vargas e assim sucessivamente, como, na finada União Soviética, a famosa herança asiática, quer dizer, ibérica, que nunca terminava de acabar, “et pour cause“.
2. Não ignoro que essa enumeração aleatória está confundindo duas ordens de fenômenos, as quais o renomado Dicionário do Almanaque Filosófico, da editora Vozes, na sua edição de 1997, manda distinguir, a saber, a corrupção de tipo b, inferior, corrupção atrasada e ainda tributária do paradigma desenvolvimentista; e a superior, de tipo a, a de agência, dita de acumulação flexível (pág. 26). Antevendo a atual apoteose, já naquela edição do referido almanaque (ainda disponível à rua Frei Luís, nº 100, em Petrópolis) se anunciava o fim próximo da era Vargas, no entender do dicionarista, um modo de produção asiático, em vigor durante meio século no Brasil, destinado entretanto a um fatal desaparecimento desde o momento em que o atual regime retomara o processo de ocidentalização do país, interrompido em 1930 (cf. ibidem, pág. 35);
3. Copyright José Simão;
4. Folha, 10/5/01, pág. B 3. Na ocasião, o mesmo cunhado do príncipe de Hanover deu como exemplo o Japão dos anos 70, que, devido ao alto custo de energia, transferiu para o Brasil sua produção de alumínio. Porém nada mais disse nem lhe foi indagado;
5. Cf. Hannah Arendt, Eichmann em Jerusalém, SP, Companhia das Letras, 1999;
6. José Arthur Giannotti, Folha, 7/6/92. Ao leitor interessado em apreender o conceito de “infração intersticial”, recomendo a consulta ao mencionado dicionário publicado pelos bons frades de Petrópolis, onde encontrará na pág. 27 a seguinte definição: “Manobra radical pilhada em flagrante desvio semântico. Equívoco categorial afiançável”.
Na última edição do referido almanaque, encontrará o leitor interessante aplicação atualizada do conceito: “Exemplo de infração intersticial: na recente violação do painel do Senado – “estelário cívico”, conforme a última produção poética do bacharel de Cananéia, “Senatus Populusque Brasiliensis”, todavia um caso paulista atípico de extinção de nascença – dir-se-á que a infração, sendo intersticial, não fere a regra do decoro parlamentar, uma vez que se deu seguindo uma outra regra, cuja gramática deve ser procurada numa outra lógica, a da intimidade, para ser exato”;
7. Como se trata de complexo termo técnico de mecânica celeste, poderá o leitor recorrer novamente ao providencial dicionário, ao que parece compilado na intenção dos prováveis sobreviventes do apagão da inteligência nacional. “Empuxe individual – golpe de manivela que coloca o ego em movimento. Acionar o mecanismo com precaução: perigo de fissura e escapamento (v. fissura e escapamento)”. Págs. 37-38;
8. Cf. Luís Werneck Vianna, “A Revolução Passiva – Iberismo e Americanismo”, Rio de Janeiro, ed. Revan, 1997;
9. P.: “Qual a prioridade do presidente para o fim do governo?” R.: “Bom, do jeito que está, será sobreviver”. Entrevista de José Arthur Giannotti a Luís Henrique Amaral: “Moral e Política Não Se Misturam”, em O Globo, 13/5/01;
10. Na extraordinária formulação de Marx, reativada recentemente por Fernando Haddad em “Sindicalismo, Cooperativismo e Socialismo”, São Paulo, Fundação Perseu Abramo (no prelo);
11. Eli Gurgel Andrade, “(Des)Equilíbrio da Previdência Social Brasileira (1945-1997)”, UFMG, 1999;
12. Para um bom enquadramento da atual parolagem acerca da transição modernérrima do Estado-produtor (Brasil 1) para o Estado-regulador (Brasil 2), ver José Carlos Miranda e Maria da Conceição Tavares, “Brasil – Estratégias da Conglomeração”, in José Luis Fiori (org.), “Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações”, Petrópolis, Vozes, 1999.
Exemplo: “A Agência Nacional de Petróleo está obrigando a Petrobras a ceder o uso do gasoduto Brasil-Bolívia [cuja construção ela mesma bancou] à British Gas, arbitrando uma tarifa muito inferior à que a própria estatal vai pagar. Essa benesse da ANP dará à BG condições de vender mais barato o gás à custa da empresa brasileira. Isso se chama livre mercado ou facilitação do poder público?” (Fernando Siqueira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás. Folha, “Painel do Leitor”, 11/ 05/01, pág. A 3). O rapaz não sabe lógica, não entendeu a gramática do capital;
13. Cf. Francisco de Oliveira, “Classes Sociais em Mudança e a Luta pelo Socialismo”, São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000, págs.14-21;
14. Robert Kurz, “Descartável e Degradado”, Folha, caderno Mais!, 11/07/99;
15. Cf. Cristophe Dejours, “La Souffrance en France” [O Sofrimento na França], Paris, Seuil, 1998;
16. Idem, ibidem, págs. 239-240;
17. Para outras contribuições do pensador de Poços de Salamanca, ver ainda o citado dicionário da editora Vozes, em especial a pág. 35: “O estadista é um intuitivo genial, que define um modelo de país na cabeça e centra todas as suas energias para concretizar o objetivo. Ele trapaceia, mente, engana, alia-se ao diabo.” “Escrúpulo é coisa de intelectual”, arremata o diretor-presidente da agência Dinheiro Vivo, noutro lance premonitório acerca do destino da vida inteligente no país. “Obviamente não basta a falta de escrúpulos”, continua. O primeiro Fernando que o diga. No entanto, não sei se querendo demonstrar que tampouco é necessária muita sociologia, Ortega y Nassif, segundo registro do mesmo dicionário (pág. 36), relembra que Fernando, o Breve, também mudou o país: “Collor teve a visão genial de entender que não implodiria esse edifício getulista pedindo licença [...]. Collor intuiu com uma clareza admirável o papel que caberia a cada agente político e econômico no novo país que estava sendo moldado. Essa visão genial foi sua grande virtude [...]. O manual encontrado no PC de PC Farias demonstra a visão extraordinária dos novos tempos”. Pela recorrência do fenômeno, é bem possível que no próximo reinado estejam operando uma terceira liquidação da era Vargas e assim sucessivamente, como, na finada União Soviética, a famosa herança asiática, quer dizer, ibérica, que nunca terminava de acabar, “et pour cause“.
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Paulo Eduardo Arantes é filósofo, professor aposentado
do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou
entre 1968 e 1998.
Fonte: http://blogdaboitempo.com.br/
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