segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Quem fiscaliza as polícias de São Paulo? - Por Letícia Ferreira


Quem fiscaliza as polícias de São Paulo?
Secretaria de Segurança Pública, que comanda os policiais, controla também a Ouvidoria — órgão que deveria apurar os abusos e ilegalidades cometidos por eles…

Balas de borracha disparadas diretamente contra o rosto de manifestantes ou jornalistas, levando vários à cegueira. Espancamentos. Execuções. Chacinas. Para cada novo caso de atentado das polícias paulistas contra os Direitos Humanos, o governador Geraldo Alckmin tem uma resposta-padrão: “A Ouvidoria já está apurando”, diz ele invariavelmente. Será verdade?

A Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo foi criada em 1997, para receber informações sobre ilegalidades cometidas por policiais civis, militares ou da polícia científica e acompanhar as investigações. Deveria ser “a voz do cidadão” na área de segurança pública. Sem orçamento próprio e subordinada à secretaria estadual de Segurança Pública, contudo, não consegue cumprir esse papel.

“Até mesmo para conseguir um clipe nós dependemos deles”, observa o atual ouvidor, advogado Júlio César Fernandes Neves. Além da dependência institucional, falta a voz do cidadão para embasar o trabalho do órgão. “Muitas vezes existe uma situação de morte, mas não há quem leve documentos ou se apresente como testemunha. O medo ainda é muito grande”, afirma.

Com mandato de dois anos, o ouvidor é nomeado pelo governador a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana. Este é composto por entidades ligadas à promoção dos direitos humanos, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Pastoral Carcerária, entre outras. O ouvidor não pode ter ocupado cargo policial durante a carreira.

A Ouvidoria é hoje composta por 17 pessoas, entre elas dois assessores especiais: um tenente coronel da Polícia Militar e um delegado da Polícia Civil. Outros cinco funcionários ocupam cargos de assessores e dez, de assistentes. Todos indicados pelo ouvidor, mas nomeados pelo secretário de Segurança Pública.
A dependência é administrativa e também orçamentária, já que os recursos da Ouvidoria vêm da secretaria de Segurança Pública, contamina as relações entre os órgãos. “É preciso adotar uma postura cordial, não precisa ser submissa, mas nunca de agressividade. Isso já ocorreu com um ouvidor, e ele ficou sem conseguir nomear funcionário”.

A relação de submissão à chancela do secretário de Segurança Pública para nomear funcionários repete-se em outros aspectos de funcionamento do órgão, e configura o grande desafio da Ouvidoria: tornar-se independenbte da Secretaria de Segurança Pública. Para isso, contudo, é preciso que o executivo ou o legislativo estaduais apresentem à Assembleia Legislativa um projeto propondo essa mudança – o que não acontece. Não há um único projeto sobre esse assunto na AL.

Para fazer uma denúncia, de qualquer ponto do estado de São Paulo, o cidadão ou cidadã deve ligar para 0800 17 70 70 e, se quiser, pedir sigilo e anonimato.

Nenhum comentário: