quinta-feira, 28 de julho de 2011

[Espanha] Livro: David Graeber deixa para nós os “Fragmentos de Antropologia Anarquista” - por ANA

[Espanha] Livro: David Graeber deixa para nós os “Fragmentos de Antropologia Anarquista”O anarquismo teve e tem pouca presença no mundo acadêmico, ao contrário do marxismo. Isto se deve, em grande parte, ao anarquismo sempre estar mais interessado ​​na prática do que às grandes discussões teóricas. Nunca foi a intenção do anarquismo avançar um modelo futuro para aplicar, mas ser fiel nos meios aos fins perseguidos, daí a influência inegável de idéias libertárias nas práticas e formas de organização de movimentos críticos à globalização capitalista.

O anarquismo sempre foi acusado de falta de solidez teórica, ao que David Graeber responde: “Mais do que uma grande teoria, poderíamos dizer que o que falta ao anarquismo é uma base teórica: um mecanismo para enfrentar os problemas reais e imediatos emergentes a partir de qualquer proposta de transformação”. Assim, o propósito deste ensaio não é outro senão responder à pergunta: “que tipo de teoria social pode realmente ser de interesse àqueles que tentam criar um mundo no qual as pessoas são livres para gerir seus próprios assuntos?”.

A Antropologia sempre teve afinidade com o anarquismo - com quem tinha laços estreitos, mais ou menos no início do século XX - pois “os antropólogos são o único grupo de cientistas sociais que conhecem as sociedades sem Estado que existem na atualidade; muitos têm vivido em algumas partes do mundo onde os Estados têm deixado de funcionar ou pelo menos temporariamente desapareceu, e onde as pessoas se organizam de forma autônoma”. A Antropologia dispõe de algumas ferramentas e de um conhecimento que pode ser valioso para lançar as bases de um projeto de transformação social cada dia mais urgente.

Livro: “Fragmentos de Antropología Anarquista”, de David Graeber
Ano de edição: 2011
Virus Editorial: www.viruseditorial.net

agência de notícias anarquistas-ana
Cigarras cantam

Nos grandes arvoredos;

Depois perecem.

Ze de Bonifácio

2 comentários:

Provos Brasil disse...

Editores brazucas não esqueçam que logo mais é natal é nada como presentiar aqueles que você gosta com um bom livro!

Coletivo KRISIS disse...

[tio.taz] louco para achar esse livro... se alguem souber como posso conseguí-lo, é favor informar!
abxxx