segunda-feira, 4 de julho de 2011

O futuro da tatuagem: pessoal e intransmissível - por Jéssica Parizotto

O futuro da tatuagem: pessoal e intransmissível - por Jéssica Parizotto
A tatuagem fez durante muito tempo um percurso inglório no mundo ocidental. Saiu da obscuridade para se tornar uma das formas de auto-afirmação mais utilizadas na nossa sociedade. Depois de todos os estigmas pelos quais passou, recebe honras de obra de arte e o seu futuro é ser cada vez mais pessoal.A prática da tatuagem chegou ao nosso mundo através dos povos da polinésia. Veio com marinheiros, portos e seus freqüentadores, implicou estigmas sociais.

Desde que o Capitão James Cook, em suas expedições pelos mares do Sul, tomou contato com essa arte, muito coisa se passou. A Igreja Católica considerou a prática demoníaca. Na Inglaterra, foi utilizada para identificar criminosos, e teve seu prestígio apagado por muitos anos, ao ser vista sobretudo em braços de bêbados e outros freqüentadores de zonas portuárias.

Mas isso é o passado. Muitas formas de arte e até a visão que se tinha dos artistas eram desprestigiadas em outros tempos, e com a tatuagem não poderia ser de outra forma.

Hoje, quando é considerada uma forma de arte, sofre ainda com a falta de valorização e o descrédito de alguns que continuam se perguntando se isso é mesmo arte.

Para mostrar que sim, que isso é mesmo arte, alguns tatuadores vão a extremos. É o caso de Yann Travaille e Amanda Wachob.Ninguém há de negar que uma tatuagem é algo muito pessoal. Nada explica à partida o desejo de ter um desenho inscrito na própria pele. Hoje, a quebra de paradigmas que a tatuagem propõe é outra, não mais aquela dos anos 1960 ou 1970, quando hippies, punks e outras tribos urbanas tatuavam os corpos para romper com regras sociais. Na contemporaneidade, os três elementos que caracterizam a prática da tatuagem mudaram: o tatuador já não é mais amador, os clientes englobam pessoas de todas as classes e idades e a tatuagem, em si, superou muitos estigmas sociais.

A vontade de traduzir sentimentos pessoais em símbolos é o que faz com que hoje as tatuagens sejam cada vez mais específicas e originais. Foi-se o tempo em que o desenho tribal que determinada pessoa via em uma revista serviria também a ela: hoje o que se busca é ser único e, para isso, os símbolos de cada um também devem ser únicos.

Nesse contexto, Yann pode servir como exemplo. Os seus desenhos, em sua maioria em preto e vermelho, não oferecem seus significados de bandeja. Quem sabe fosse preciso conhecer cada um dos seus clientes para entender o que seus traços expressam. E muitas vezes essa interpretação é impossível, pois o conteúdo da tatuagem serve apenas ao sujeito que a possui, sendo do seu íntimo para a pele, sem que se queira transmitir mensagens ao resto do mundo. Assim, ela torna-se algo tão abstrato que em alguns casos não é preciso um desenho, apenas as cores.É aí que se situam as tatuagens de Amanda Wachob, uma das inúmeras tatuadoras que também são artistas plásticas, coisa mais comum do que se imagina. Suas tatuagens expressam o indivíduo de uma forma diferente: ela cria verdadeiros quadros abstratos sobre a pele dos seus clientes. Tatuagens cheias de cores, mas sem desenhos identificáveis, caracterizam seu estilo. O que encanta no seu trabalho é a sensação de leveza. Seus desenhos mais parecem leves pinceladas de cor sobre a pele.

Tatuagens são para sempre! Então, na hora de tatuar pense com qual dos seus “eus” você gostaria de conviver eternamente.Sobre a autora: Jéssica Parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura. Saiba como fazer parte da obvious.
Fonte: obviousmag.org/

3 comentários:

EDUTATTOO disse...

Bom para começar AS PESSOAS SÓ COMENTÃO O QUE NÃO PRESTA E NÃO E O CASO AQUI E DE TANTA UTILIDADE A SUA PESQUISA QUE ESTOU ESTRAíNDO PARA JOGAR EM REDE SOCIAL A NÃO VALORIZAÇÃO DOS PROFíCIONAIS E QUE LEVA AO POVO FALTA DE CONHECIMENTO PELA ART DE TATUAR EXPRESSAR EM UMA PELE E LINDO OS MAIS PURO DESEJO ASSIM COMO EM UMA TELA SE PODE TATUAR DE TUDO ENTÃO ART DAS MAIS MARAVILHOSAS PRESENTE DE DEUS QUEM TEM ESSE DOM VLW PELA PUBLICAÇÃO Eduardo Senna Tatuador parabens

Provos Brasil disse...

Valeu pela visita Eduardo!!!

Unknown disse...

Vish todo mundo q leu isso ficou mais burro