segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Exército dos Estados Unidos lista Earth First! como ameaça terrorista ao lado da Al-Qaeda - por Will Potter

Exército dos Estados Unidos lista Earth First! como ameaça terrorista ao lado da Al-Qaeda
Um manual de treinamento do exército dos Estados Unidos que instrui as tropas a reconhecer organizações terroristas, inclui grupos ambientalistas como Earth First!, e lista a Frente de Libertação Animal (Animal Liberation Front, ALF) ao lado da Al-Qaeda.
O manual não secreto foi criado pelo Comando de Treinamento e Doutrina do Exército dos Estados Unidos, que diz: “Este manual é projetado para fornecer aos treinadores, líderes e soldados uma referência de acesso à identificação dos logotipos conhecidos utilizados por insurgentes, terroristas, paramilitares e outros grupos militantes ao redor do mundo”.

Dentre as listagens há uma página sobre “Terroristas Ambientalistas”, com imagens de camisetas do Earth First! e bandagens, assim como camisetas de “libertação animal” que são vendidas por organizações não lucrativas nacionais desde os anos 90.

Outras ameaças terroristas identificadas nos Estados Unidos incluem o “Weather Underground”, que foi dissolvido nos anos 70.

O guia, que possui mais de 60 páginas, inclui informações de grupos que, ao contrário do Earth First!, de fato feriram seres humanos. Entretanto, este guia de treinamento não oferece informação sobre os tipos de ameaça que estes grupos representam, e assim apresentam ativistas não violentos enquanto ameaças violentas. Por exemplo, na página sobre grupos terroristas na Grã-Bretanha, a ALF está colocada ao lado da Al-Qaeda.

Como Ali Abunimah percebe nas notas contidas em ElectronicIntifida.net, o guia também combina grupos insurgentes com comunidades inteiras:

Na página 31 do próprio guia do exército, uma simples bandeira Palestina aparece próxima ao nome “Organização Abu Nidal (Sunni)”.

O grupo, notório nos anos 70, é designado como “inativo” pelo Departamento dos EUA de Segurança Nacional financiado pelo Consórcio Nacional para o Estudo do Terrorismo e Respostas ao Terrorismo na Universidade de Maryland…

De qualquer forma, mesmo se a bandeira Palestina fosse de fato o logotipo de qualquer organização específica, o guia não fornece nenhuma notificação ou advertência de que a bandeira Palestina por si só não deveria ser “reconhecida” como símbolo de um grupo “terrorista, insurgente ou militante”, dado seu reconhecimento global como a bandeira de um país.

O que é especialmente problemático sobre guias como esse é que são criados “para dar assistência à unidades na identificação de grupos através de seus logotipos encontrados em vídeos, revistas, jornais, grafites e outros tipo de mídia”. Em outras palavras, é projetado para ser uma cifra para decodificar atividades da Primeira Emenda [da Constituição dos Estados Unidos] que podem ser criadas por “terroristas”.

Isso possui consequências no mundo real, visto que grupos como o Earth First! colocam seus corpos a vista através de assentamentos [subidas] em árvores, bloqueio de rodovias, e desobediência civil não violenta para parar a destruição ambiental. A campanha de Marcellus Shale contra a fraturação hidráulica é apenas um exemplo. Ensinar aos militares e a observância da lei que estes ativistas são equivalentes à Al Qaeda, e que qualquer um que utilize estes logotipos são parte desta ameaça, pode resultar em consequências desastrosas.

Tradução: Malobeo

Notícia relacionada:


agência de notícias anarquistas-ana

sob o sol se pondo
como alfinete no lago
descansa a garça

Marcelo Santos Silvério

Nenhum comentário: