terça-feira, 5 de junho de 2012

[Alemanha] Hamburgo: Fuck nazis, no pasarán! - por ANA

[Alemanha] Hamburgo: Fuck nazis, no pasarán!
Milhares de antifascistas se manifestaram neste sábado (2) em Hamburgo contra uma marcha neonazista. A mobilização terminou em duros confrontos envolvendo a polícia local.

Com autorização das autoridades da cidade, o grupo neonazista desfilou pelo bairro de Wandsbek por um suposto "dia do futuro alemão". Na marcha participaram menos de mil nazis, mas esta foi fortemente perturbada por antifascistas.

Os contramanifestantes antifascistas, que incluíam ativistas antiglobalização, anarquistas e comunistas, ergueram e atearam fogo em barricadas e jogaram fogos de artifício, garrafas e pedras para tentar conter a manifestação do grupo neonazista.

A tropa de choque interviu e usou cassetetes, bombas de fumaça, gás lacrimogêneo e canhões de água para conter os manifestantes antifascistas e quase 700 pessoas foram presas. Diversos policiais ficaram feridos durante o conflito. Mais de mil agentes de segurança participaram da operação, que contou também com um helicóptero.

Separadamente, em outro ponto da cidade, mais de 10 mil pessoas participaram de uma manifestação pacífica organizada por sindicatos e partidos políticos no centro de Hamburgo, em um protesto contra o movimento neonazista.

Fotos:

Vídeos da marcha neonazista:

agência de notícias anarquistas-ana
Arrastar espantalhos pelo chão
é o que a tempestade
faz primeiro.
Kyoroku

Nenhum comentário: