segunda-feira, 11 de junho de 2012

“Especismo: O Filme” - Filme promete mudar visão dos seres humanos sobre os animais - Por Roberta Oliveira

“Especismo: O Filme” - Filme promete mudar visão dos seres humanos sobre os animais
Foto: Divulgação

Em 1975, Peter Singer popularizou o termo “especismo” cunhado por Richard Ryder, com seu livro “Animal Liberation.” O livro aos poucos chamou a atenção do público. Hoje em dia, um grande número de pessoas e aitivistas políticos estão adotando suas conclusões. O filme “Especismo: O Filme” trata deste tema.

Hoje em dia, as fazendas americanas não são somente fazendas. São fábricas de produção de ovo, leite e carne. Os animais não são vistos ou tratados como seres sencientes e sujeitos de direitos, mas sim como meros objetos, que apenas produzem o que é necessário para o ganho dos empresários. O filme investiga essas fazendas.

O diretor leva seus espectadores à áreas escondidas e remotas, às vezes em situações engraçadas, outras assustadoras, rastejando por entre cercas vivas que escondem as fábricas, ou voando sobre “lagos de estercos”, e ficando cara-a-cara com os fazendeiros.

Atualmente existem 10 milhões de animais em fábricas nos Estados Unidos, mas ninguém nunca os vê. Mas existe uma razão para isso. O jeito como eles são tratados. Se você tratasse seu animal de estimação como esses animais são tratados, com certeza você iria para cadeia por crueldade animal. Imagine 10 milhões de acusações de crueldade animal nos Estados Unidos.

O filme ainda não foi lançado, e no site oficial, não é informada a data de lançamento. No site é apenas informado que a indústria está gastando milhares de dólares para tentar encobrir os temas tratados pelo filme.

Em entrevista à CNN, Mark Devries, diretor de filme, fala como as fábricas de antigamente quase não existem mais nos Estados Unidos. Essa antiga ideia de fazenda deu lugar às fábricas modernas, abrigando em uma única construção milhares de animais. Luz, temperatura, tudo é controlado por máquinas. Mas o filme vai além, tratando da questão ética de como esses animais são tratados em fábricas. Este é um dos grandes problemas da atualidade.

O filme promete mudar a visão que as pessoas têm dos animais, e também dos seres humanos e sua relação com animais.

Nenhum comentário: