quarta-feira, 13 de junho de 2012

Diga-me quem te patrocina e eu te direi quem és! – por Moésio Rebouças

Diga-me quem te patrocina e eu te direi quem és!

Em tempos de “eco-cara de pau transgênica” de governantes e “maquiagem verde” de grandes corporações, não causa nem um espanto que a empresa patrocinadora oficial da Prefeitura de Cubatão na Rio +20 - de amanhã ao dia 22 de junho, no Rio de Janeiro - seja a Vale, a empresa que foi eleita em 27 de janeiro de 2012 a pior empresa do mundo, recebendo o “Oscar da Vergonha”, pelo The Public Eye Awards (Prêmio Olho do Público), uma iniciativa não governamental que anualmente elege a elite da “vergonha corporativa mundial” em matéria de problemas ambientas e sociais.
A Vale recebeu o “Oscar da Vergonha” por sua “história de 70 anos manchada por repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho, pilhagem do patrimônio público e pela exploração cruel da natureza”.

Insustentabilidade da Vale 2012
Já no dia 18 de abril de 2012, no Rio de Janeiro, a organização Articulação Internacional dos Afetados pela Vale, que reúne 30 movimentos sociais de Brasil, Argentina, Canadá, Chile e Moçambique, alguns dos 37 países onde a empresa atua, divulgou o Relatório de Insustentabilidade da Vale 2012, que denuncia a morte de 15 trabalhadores em acidentes entre 2010 e 2012, e outros fatos graves, com repercussões ambientais e sociais.
Vale campeã de multas
Não é à toa que a Vale é umas das empresas brasileiras campeãs de multas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Enfim, diga-me quem te patrocina e eu te direi quem és.

Moésio Rebouças

Vídeo, “Vale: pior empresa do mundo”:

Nenhum comentário: