sexta-feira, 22 de junho de 2012

CUBATÃO+20: Da série tem coisas que não dá para entender em Cu-batão, ou tem coisas que só acontecem em Cu-batão - por Moésio Rebouças

Da série tem coisas que não dá para entender em Cu-batão, ou tem coisas que só acontecem em Cu-batão

Enquanto a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), “toda serelepe” anuncia a criação de um Centro de Pesquisa e Gestão Ambiental no Parque Ecológico Cotia-Pará, em Cubatão, financiado pela Ecopátio, empresa do bilionário grupo Ecorodovias.

No mesmo parque...
Existe um “selvagem elefante branco comedor do dinheiro público” que supostamente seria um espaço de educação ambiental que, pasmem, está em construção há mais de 6 anos, e que já faz parte do “seleto” grupo de obras inacabadas e abandonadas pela Prefeitura de Cubatão.
Em 2006...
As autoridades da época expuseram que o espaço contaria inicialmente “com auditório para 150 lugares, sala para exposições, sala com biblioteca e multimídia (áudio e vídeo), espaço para jogos didáticos, cascata, lago artificial, além de abrigar o Museu da Água”. Neste mesmo ano o projetou saiu do papel, mas em poucos meses a obra foi abandonada.

A primeira fase do projeto...
Contou com o apoio da Petrobras-Cubatão, por meio do Programa Remar-Seleção de Projetos Sociais e Ambientais da Baixada Santista. Infelizmente eu não sei o valor dos recursos repassados pela Petrobras ao Poder Público por meio da Organização Não Governamental (ONG) Associação de Educação Ambiental “Cubatão de Bem com o Mangue”.
Em 2009...
As obras foram retomadas pelo governo Marcia Rosa, com nova injeção financeira da Petrobras-Cubatão, mas desconheço os valores envolvidos na “parceria” e se alguma Organização Não Governamental (ONG) foi usada como “ponte”.

Contudo...
Por incrível que possa parecer, novamente, os trabalhos foram paralisados. O prédio está abandonado há mais de um ano, sendo tomado pelo limo, mofo e mosquitos da dengue; e ninguém sabe quando a obra será retomada e inaugurada.

Mas, o maior escândalo é...
A bilionária holding EcoRodovias receber, em 2007, de “mão beijada” da Prefeitura de Cubatão um enorme terreno público e construir um grande e poluidor estacionamento de caminhões para explorar por 30 anos – há anos em funcionamento-, e “só” depois de 5 anos anunciar uma “generosa-amorosa-caridosa-contrapartida”: a criação de um Centro de Pesquisas e Gestão Ambiental que até agora ninguém sabe o valor, aonde exatamente vai ficar no Parque Ecológico Cotia-Pará, entre outras coisas.
Enfim, só rindo...  
Ou como governantes e poderosos de plantão adoram um povo submisso, ignorante, indiferente, apático... assim, eles e elas, pintam e bordam!

Sugestão...
Que a “generosa-amorosa-caridosa” EcoRodovias doe milhares e milhares de narizes de palhaço para a Prefeitura de Cubatão, e a sempre “sorridente” prefeita Marcia Rosa distribua de mão e mão em algum ponto da “moderna” avenida 9 de Abril, ou no “escandalosamente maravilhoso” Novo Anilinas, a pequena “lembrancinha vermelha” para a população.

Em anexo imagens do “selvagem elefante branco comedor do dinheiro público” que eu tirei neste domingo, dia 17 de junho.

Texto escrito ao som da canção “The Killing Moon” – Echo and The Bunnymen.

Moésio Rebouças

Nenhum comentário: