quarta-feira, 20 de junho de 2012

CUBATÃO +20: Farsa ecológica & grandes negócios: Prefeitura de Cubatão e Ecopátio - por Moésio Rebouças

Farsa ecológica & grandes negócios: Prefeitura de Cubatão e Ecopátio
Ontem (19), a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), anunciou durante o evento MegaPolo 2012 – Fórum para o Desenvolvimento Sustentável do Polo Industrial de Cubatão, no Rio de Janeiro, a construção de um Centro de Pesquisas e Gestão Ambiental na Cidade, na área do Parque Ecológico Cotia-Pará, na Vila Natal, financiado pela Ecopátio, empresa do grupo Ecorodovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Pois bem, abaixo eu reproduzo excertos de um texto sob o título “EcoRodovias ou EcoHipocrisia”, escrito em setembro de 2007, mas atualíssimo, principalmente porque a construção do Centro de Pesquisa pela Ecorodovias será uma espécie de contrapartida pelo contrato de concessão pública da área onde funciona o Ecopátio, na Vila das Indústrias. Por isso, leiam atentamente o subtítulo “E vejam só o acordo espúrio entre políticos e empresários”.

Agora, quero desnudar a mentirosa e marqueteira Prefeitura de Cubatão, pois no texto intitulado “Prefeita anuncia criação de Centro de Pesquisas Ambiental de Cubatão no Parque Cotia-Pará”, divulgado ontem, e que reproduzo logo abaixo, a Administração Municipal diz que “as principais atrações [do Parque Cotia-Pará] estão o mini-zoológico, teleférico, viveiros de pássaros, além de áreas de lazer com quiosques e churrasqueiras”.

Curto e grosso: mentira, farsa!!! No Parque Ecológico Cotia-Pará não tem nenhum teleférico, nem áreas de lazer com quiosques e churrasqueiras. Tudo foi destruído há anos!!! E o minizoológico é um antro de sofrimento e maus-tratos contra os animais, aos poucos que ainda sobrevive ali em cativeiros sinistros. O viveiro de pássaros tem várias falhas técnicas e é uma tremenda estupidez manter pássaros presos. Cubatão poderia ser exemplo nacional nesta área, e não permitir nenhum local público na cidade com animais em cativeiros, tipo zoológicos. Exemplos na Europa e nos Estados Unidos já existem.

Ah, a prefeita Marcia Rosa não frequenta o Parque Cotia-Pará e nenhum parque ecológico público na cidade, por isso que ela fala tantas abobrinhas. Na verdade, ela é tão falastrona como o senhor Nei Eduardo Serra, um esperto forasteiro que já está “passeando” na cidade almejando ser novamente prefeito de Cubatão. Que nojo dessa gente!!!

Por outro lado, voltando ao assunto principal deste texto, algumas perguntas para a Prefeitura de Cubatão:

• Porque construir um Centro de Pesquisas e gestão Ambiental na cidade se já existe o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), da Universidade de São Paulo (USP)?
• Quanto a Ecorodovias vai investir neste projeto?
• Exatamente aonde vai ser construído o Centro de Pesquisa?
• Quais as bases do contrato de concessão de área pública onde funciona hoje o Ecopátio?

Moésio Rebouças

EcoRodovias ou EcoHipocrisia?

E o que é a EcoRodovias?
É uma holding de concessões rodoviárias, que lucra alto, muito alto com o tráfego de carros, caminhões, pedágios... Ou, em bom português, é uma empresa que incentiva a indústria dos veículos motorizados, os maiores poluidores das cidades, com emissões de gás carbônico, uma das fontes do problema do aquecimento global. Essa empresa, direta e indiretamente, contribui com a contaminação atmosférica, envenenando o ar, pois está associada ao tráfego, causador de enfermidades cardiovasculares, respiratórias e cancerígenas.
A EcoRodovias controla a Ecovias, que é o sistema rodoviário que liga São Paulo, capital, Região do ABC, ao litoral Sul. Um dos mais usados do Brasil. Ali circulam milhões de veículos motorizados anualmente.

E tem mais
Atualmente essa empresa está investindo pesado no setor logístico da Baixada Santista. Não faz muito tempo o jornal Valor divulgou uma nota que dizia que o grupo EcoRodovias procurava terrenos próximos ao porto de Santos (SP) e na região metropolitana de São Paulo para construir a infraestrutura de logística porta-a-porta, centros de distribuição e de armazenagem de contêineres.

E estes projetos logísticos já começaram a tomar corpo, com a construção do Ecopátio, em Cubatão (SP), numa área com 440 mil metros quadrados e capacidade de estacionamento para milhares de caminhões. Será o maior estacionamento na Baixada Santista para caminhões que se dirigem ao Porto de Santos. E, diga-se de passagem, obra financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Banco "público" financiando grandes empresas, a destruição do meio ambiente.

E vejam só o acordo espúrio entre políticos e empresários
A área onde já funciona parcialmente o pátio pertencia à Prefeitura de Cubatão, e estava há uma década destinada, em decreto e lei municipal assinada pelo ex-prefeito Nei Eduardo Serra, à construção de um Centro de Pesquisas Ambientais, que nunca saiu do papel. Contudo, o atual prefeito de Cubatão, que não mora nesse município, Clermont Silveira Castor, decidiu alterar o contrato, transferindo a cessão de uso do imóvel para a Ecopátio Logística Ltda., do grupo EcoRodovias. Numa concessão de uso de mais de 30 anos, e tudo de graça, ou, talvez, com a EcoRodovias, no melhor espírito “politicamente correto” (sic), de uma "empresa moderna" (sic), dando e promovendo em troca algum projetinho social de educação ambiental na região para alguma Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou ONG bem comportada. E, talvez, por baixo do pano enchendo o bolso de algum político com "boas intenções". Afinal, as eleições municipais se aproximam.

Mas a coisa não para aí não
Na edição de 23 de julho de 2007 do jornal Diário do Grande ABC, na matéria intitulada “Em 8 anos, Anchieta-Imigrantes estará saturado”, o diretor-presidente da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Seras, tomando como base o aumento anual de veículos motorizados rodando no complexo Anchieta-Imigrantes, já sinaliza com a construção de uma nova estrada na ligação São Paulo-Baixada Santista. Seria a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.

Ou seja, mais concreto, mais estradas, mais veículos motorizados, mais congestionamentos, mais explosão populacional, mais lixo, mais doenças, mais destruição e agressão à diversidade da vida na Serra do Mar e seus arredores. Em resumo, mais degradação da já saturada qualidade de vida dos moradores da Baixada Santista.

Afinal, o que esses sinistros empresários e políticos querem com tanto crescimento ilimitado e irracional, com tanta intensificação de veículos motorizados, estradas, numa região que já chegou aos limites ecológicos? Querem mais dinheiro?

Moésio Rebouças

Prefeita anuncia criação de Centro de Pesquisas Ambiental de Cubatão no Parque Cotia-Pará
Missão será pesquisar e divulgar soluções estratégicas para a conservação ambiental da cidade
Começa a funcionar ainda este ano, no Parque Ecológico Cotia-Pará, o Centro de Pesquisas e Gestão Ambiental de Cubatão. A previsão é da prefeita Marcia Rosa, com base no Protocolo de Intenções, válido até 31 de dezembro de 2012 e firmado pela Administração Municipal com a Ecopátio Logística e o Centro Universitário Unimonte.

O documento foi assinado durante o segundo e último dia da sétima edição do MegaPolo - Fórum para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cubatão, realizada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

"O local vai funcionar dentro do parque, em uma área cedida pela prefeitura de cerca de 2.000m². Essa parceria com Ecopátio e Unimonte será um grande avanço para a cidade, que começa a construir um parque tecnológico a partir de um grande Centro de Pesquisas", comemorou Marcia Rosa.

Com 500 mil m², o Cotia-Pará está localizado na Via Anchieta, há dois quilômetros do centro da Cidade. Entre as principais atrações estão o mini-zoológico, teleférico, viveiros de pássaros, além de áreas de lazer com quiosques e churrasqueiras. O local abriga ainda o Horto Municipal e o Cristo Redentor.

Além de acompanhar e pesquisar estratégias para a conservação ambiental de Cubatão, o Centro de Pesquisas também terá a missão de resgatar e manter o acervo de informações técnicas e científicas que registrem a história da recuperação ambiental ocorrida na Cidade.

Também está prevista a execução de projetos de conservação e sustentabilidade em parceria com instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas.

"Estamos plantando uma semente que certamente trará bons frutos não só para Cubatão, mas para toda nossa região. Muito nos orgulha e nos faz sentir bastante comprometidos. A assinatura desse documento é um pequeno passo para tudo aquilo que a gente terá pela frente e reforça o compromisso do grupo EcoRodovias com o meio ambiente e qualidade de vida", disse o diretor de Negócios e Operações da Ecopátio Logística, Armindo Adegas.

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