sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Pimp My Carroça" - Projeto promoverá atendimento veterinário gratuito para cães de carroceiros, em SP - Por Fátima Chuecco (da Redação)

"Pimp My Carroça" - Projeto promoverá atendimento veterinário gratuito para cães de carroceiros, em SP - Por Fátima Chuecco (da Redação)

Médicos Veterinários vão encoleirar os cães dos carroceiros
contra a leishmaniose visceral
Foto: Divulgação

Uma série de serviços será prestada, gratuitamente, no próximo domingo (03) aos catadores de lixo e seus cães. Inclusive, cerca de 60 cães serão encoleirados contra a leishmaniose visceral pelos veterinários da MSD Saúde Animal.

O projeto chamado Pimp My Carroça é idealizado pelo artista plástico Mundano. A ideia é decorar as carroças dos catadores e também transformá-las num veículo ambulante de protesto, conscientização e valorização do trabalho de catação para reciclagem.

Foto: divulgação

A iniciativa é interessante porque se aplica a todos os elementos que envolvem a vida de um cão de rua cujo tutor é um carroceiro: a saúde e auto-estima do seu tutor (já que haverá também tenda de cabeleireiros), serviço de funilaria, pintura e borracharia para o veículo que alimenta a dupla e, muito importante também, a proteção contra leishmaniose. Quem conhece um catador com cães pode passar essa dica.

A história de Roberto e Tikinho
Roberto e Tikinho eram companheiros inseparáveis. Foto: Fátima Chuecco

Roberto e Tikinho passaram sete anos juntos nas ruas de Moema, um bairro classe média/alta de São Paulo. Tikinho fez tanto sucesso nas redondezas que ganhava, semanalmente, banho em pet shop. Os moradores também ajudavam com ração e enchendo a carroça de Roberto de materiais para reciclagem.

Certa ocasião o catador recebeu um convite para se mudar para a Bahia onde teria trabalho e moradia. Ele então deixou o cão com uma prima e comprou a passagem de ônibus, só que nunca chegou a embarcar. “Eu não conseguia parar de pensar no Tikinho. Então dei a passagem pra minha prima fazer um passeio na Bahia e fiquei em São Paulo”.

Infelizmente, Tikinho morreu atropelado um ano depois de fazer parte do livro MI-AU BOOK & CIA – Um Livro Pet-Solidário. A dupla ilustrou a seção do livro chamada “Amigos Vivendo nas Ruas”. Roberto ficou inconsolável, passou a beber muito e levou meses para se recuperar. Até hoje ele chora quando fala do Tikinho, diz que tem remorso por não ter cuidado do cão direito a ponto de deixá-lo ser atropelado e mostra o livro com a foto dos dois: “Esse sim foi meu amigo”, desabafa. Tikinho foi atropelado por duas jovens que atravessavam a rua em alta velocidade. Elas pararam para ver o estrago, mas logo fugiram sem prestar socorro. Tikinho morreu nos braços do dono.

Sobre a leishmaniose
A leishmaniose é transmitida, principalmente, através da picada de um inseto conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90%dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.800 pessoas são infectadas anualmente.

Serviço:
PIMP MY CARROÇAData: 3 de junho
Horário: das 8h às 16h
Local: Vale do Anhangabaú, São Paulo
Mais informações: www.pimpmycarroca.com

Nenhum comentário: