sexta-feira, 11 de abril de 2014

Capitães e tripulação não se intimidaram - ONG Sea Sheperd salvou 784 baleias em operação na Antártida – por ANDA


Capitães e tripulação não se intimidaram - ONG Sea Sheperd salvou 784 baleias em operação na Antártida
Foto: Simon Ager

A operação Relentless, da ONG Sea Sheperd, salvou a vida de 784 baleias da frota baleeira japonesa. Os caçadores culparam a organização por um de seus três piores anos de matança na Antártida. A Agência Japonesa de Pesca disse que os baleeiros “muitas vezes tiveram que correr para longe do grupo e eles eram impedidos de se envolver em sua ‘pesquisa’ (baleeira) .”

“Apesar do fato da temporada de caça ter durado mais tempo do que nunca; e mesmo com os caçadores terem sido mais agressivos do que em anos anteriores; os esforços incansáveis ​​da tripulação da Sea Shepherd, garantiu que os baleeiros não atingissem nem um quarto do seu objetivo. Minha equipe e eu estamos hoje celebrando a vida das 784 baleias que estão nadando livres no Santuário Antártico, agora, devido a intervenções diretas da Sea Shepherd”, disse o capitão Peter Hammarstedt. As informações são do site do grupo.

“A controversa prática do Japão foi agora oficialmente condenada pelo Tribunal Internacional de Justiça. O que a Sea Shepherd diz há anos foi agora confirmado pelo mais alto tribunal internacional: a caça de baleias do Japão na Antártida é uma caça comercial. 251 baleias foram mortas dentro de um santuário de baleias por uma operação financiada pelo governo. Graças à enorme dedicação de nossos comandantes e tripulação, este número acabou por ser um dos mais baixos desde que a operação de caça Jarpa II foi iniciada”, afirmou Alex Cornelissen, também capitão da organização.
Na semana passada, a Corte Internacional de Justiça decidiu que o programa japonês não tem objetivo científico, como afirmavam, e ordenou o país a acabar com a caça na região. O Japão disse que vai respeitar a decisão da corte, e não vai enviar frota baleeira para o Santuário Antártico das Baleias para a temporada 2014-2015.

“Apesar dos implacáveis ataques pelos navios japoneses terem colocado em perigo a vida da tripulação da Sea Shepherd, em vez de serem intimidados, os capitães e tripulação aceitaram o desafio e continuaram a enfrentar os caçadores. Hoje eu dedico essa vitória às baleias que nós não conseguimos salvar, às baleias que foram mortas dentro de um santuário. Nosso compromisso com as baleias é mais forte, maior e mais firme hoje do que era nunca, e se os caçadores voltarem, eles serão recebidos por toda a força da Sea Shepherd”, disse o capitão Sid Chakravarty.

Segundo o site G1, o Japão anunciou que matou 251 baleias durante a campanha anual de “pesca científica” no oceano Antártico. O número, divulgado pela Agência Japonesa de Pesca, é superior ao da campanha anterior (103), mas muito inferior ao objetivo fixado de 935 baleias para esta temporada, que começou em 3 de janeiro e terminou em 13 de março.

Fonte: http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: