São Paulo: Relato sobre a fundação do Laboratório de Educação Anarquista (LEA)
No
dia 6 de abril (domingo) foi realizado em São Paulo, no Centro de
Cultura Social (CCS), afundação do Laboratório de Educação Anarquista (LEA),
experiência realizada pela Biblioteca Terra Livre com o intuito de
estudar, produzir e experimentar práticas pedagógicas para crianças.
A atividade
teve início às 15h e contou com um ótimo público, quase 100 pessoas estiveram
presentes no evento. Dentre estas, algumas percorreram mais de 100 km para
estarem presentes. Vieram pessoas de Campinas (SP), São Carlos (SP)… e até de
fora do Brasil (não especificamente para o evento, mas marcaram presença).
O evento
foi aberto com a apresentação do histórico dos 3 anos do Grupo de Estudos
Anarquismo e Educação¹ realizado na Biblioteca Terra Livre. O resgate
deste histórico apresentou uma rica história de práticas pedagógicas já
realizadas no Brasil e em outras partes do mundo em diferentes contextos históricos.
Das experiências históricas foram resgatadas brevemente às experiências das
Escolas Modernas, em Barcelona e São Paulo, e experiências atuais como a da
Escola Paideia, em Mérida (Espanha), uma das experiências mais bem sucedidas de
escolas anarquistas contemporâneas.
Além do
resgate das leituras do grupo de estudos, foram apresentadas outras atividades
realizadas com propósitos de pensar e praticar a pedagogia libertária. Uma
delas foi a do cineclube realizado em 2012, com a temática “Práticas libertárias
de educação contemporânea²”, que contou com a exibição dos filmes “Paideia,
escuela libre. 15 años de educación antiautoritaria”, “A Rebelião dos
Pinguins”, “Escola da Ponte” e “A Educação Proibida”.
Por fim,
antes da leitura do texto de fundação do LEA, foi relatada a experiência do
Espaço para crianças Adelino de Pinho – realizado durante a 4ª Feira Anarquista
de São Paulo. Foram abordadas as dificuldades em encontrar materiais
libertários para trabalhar com as crianças, a capacidade de imaginação e criação
coletiva (de crianças e adultos) que foram realizadas naquele momento e os
inumeráveis momentos de autogestão das práticas, desde os materiais que foram
levados e compartilhados até a limpeza do espaço, realizada em conjunto por
crianças e adultos.
Após esse
histórico foi realizada a leitura do texto de fundação do LEA³. Por fim, se
iniciou um rico debate. Pessoas ligadas ou não a educação formal trouxeram suas
experiências, angústias e anseios sobre a possibilidade de criação de uma
educação efetivamente libertária. Muito se conversou sobre as dificuldades e as
práticas já realizadas e ainda por realizar.
De imediato
ficou o convite do LEA para uma próxima atividade, um pique-nique, no Parque da
Juventude no dia primeiro de Junho, por ocasião da Festa de 5 anos da
Biblioteca Terra Livre e a expectativa de que novos momentos como este voltem a
acontecer.
Adriano
Skoda
Biblioteca
Terra Livre
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