quarta-feira, 23 de abril de 2014

São Paulo: Relato sobre a fundação do Laboratório de Educação Anarquista (LEA) – ANA


São Paulo: Relato sobre a fundação do Laboratório de Educação Anarquista (LEA)
No dia 6 de abril (domingo) foi realizado em São Paulo, no Centro de Cultura Social (CCS), afundação do Laboratório de Educação Anarquista (LEA), experiência realizada pela Biblioteca Terra Livre com o intuito de estudar, produzir e experimentar práticas pedagógicas para crianças.

A atividade teve início às 15h e contou com um ótimo público, quase 100 pessoas estiveram presentes no evento. Dentre estas, algumas percorreram mais de 100 km para estarem presentes. Vieram pessoas de Campinas (SP), São Carlos (SP)… e até de fora do Brasil (não especificamente para o evento, mas marcaram presença).

O evento foi aberto com a apresentação do histórico dos 3 anos do Grupo de Estudos Anarquismo e Educação¹  realizado na Biblioteca Terra Livre. O resgate deste histórico apresentou uma rica história de práticas pedagógicas já realizadas no Brasil e em outras partes do mundo em diferentes contextos históricos. Das experiências históricas foram resgatadas brevemente às experiências das Escolas Modernas, em Barcelona e São Paulo, e experiências atuais como a da Escola Paideia, em Mérida (Espanha), uma das experiências mais bem sucedidas de escolas anarquistas contemporâneas.
Além do resgate das leituras do grupo de estudos, foram apresentadas outras atividades realizadas com propósitos de pensar e praticar a pedagogia libertária. Uma delas foi a do cineclube realizado em 2012, com a temática “Práticas libertárias de educação contemporânea²”, que contou com a exibição dos filmes “Paideia, escuela libre. 15 años de educación antiautoritaria”, “A Rebelião dos Pinguins”, “Escola da Ponte” e “A Educação Proibida”.

Por fim, antes da leitura do texto de fundação do LEA, foi relatada a experiência do Espaço para crianças Adelino de Pinho – realizado durante a 4ª Feira Anarquista de São Paulo. Foram abordadas as dificuldades em encontrar materiais libertários para trabalhar com as crianças, a capacidade de imaginação e criação coletiva (de crianças e adultos) que foram realizadas naquele momento e os inumeráveis momentos de autogestão das práticas, desde os materiais que foram levados e compartilhados até a limpeza do espaço, realizada em conjunto por crianças e adultos.

Após esse histórico foi realizada a leitura do texto de fundação do LEA³. Por fim, se iniciou um rico debate. Pessoas ligadas ou não a educação formal trouxeram suas experiências, angústias e anseios sobre a possibilidade de criação de uma educação efetivamente libertária. Muito se conversou sobre as dificuldades e as práticas já realizadas e ainda por realizar.

De imediato ficou o convite do LEA para uma próxima atividade, um pique-nique, no Parque da Juventude no dia primeiro de Junho, por ocasião da Festa de 5 anos da Biblioteca Terra Livre e a expectativa de que novos momentos como este voltem a acontecer.

Adriano Skoda
Biblioteca Terra Livre


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