segunda-feira, 7 de abril de 2014

(EUA) A Série de Quadrinhos Libertadores Voltou! - por Rabbit / Earth First!, (ANA)


(EUA) A Série de Quadrinhos Libertadores Voltou!
Após um hiato de 5 meses desde que a última edição do Liberator (Liberador) Volume 1, chegou às prateleiras a primeira edição da próxima Série Liberadora, “Salvação dos Inocentes”, que será publicada amanhã [12 de março].

Para aqueles que não estão familiarizados, o Liberador é um quadrinho criado e escrito por Matt Miner e inspirado pela Frente de Libertação Animal (ALF). A primeira série, “Ignição da Fúria”, segue os ativistas de libertação animal Damon e Jeanette em suas aventuras na madrugada, sabotando equipamentos de pesquisa, libertando animais de gaiolas e dando início ao fogo ocasional em uma tentativa de parar a exploração animal a todo custo.

A nova série de duas partes, “Salvação dos Inocentes”, começa com uma protagonista diferente: Sarah Mann. Jovem e inteligente, Sarah não tem sorte em sua procura por uma fonte de renda, e acaba aceitando um emprego como zeladora em uma instalação de pesquisa com animais. As paredes do escritório estão sujas de propaganda pró-teste em animais enquanto no corredor próximo cadeias de jaulas confinam primatas assustados e maltratados.

O que segue é de alguma forma o princípio da história, que questiona: que experiências transformam uma pessoa comum, apolítica, em seus vinte-e-poucos anos em um vigilante da libertação animal? Quanto alguém tem que ver antes de decidir que é sua responsabilidade – sobre a qual irá arriscar a própria liberdade – fazer o que é certo?

O primeiro capítulo de “Salvação dos Inocentes” é agradável em seu alcance. Enquanto oLiberador Volume 1, “Ignição da Fúria”, explora a cultura de segurança, reconhecimento, papéis de gênero e a ética da sabotagem, essa nova série dá um passo atrás. É mais paciente, investigando as raízes das paixões que movem ativistas de libertação animal assim como oferece uma olhadela nos pensamentos e vidas dos próprios exploradores de animais.

E não é isso o que precisamos de um quadrinho de libertação animal? Na minha opinião, a engenhosidade do projeto Liberador não é apenas fornecer quadrinhos divertidos que retratam heróis da vida real para as mãos de simpatizantes da ALF, mas também normalizar um assunto controverso que é distorcido pela mídia. Colocar quadrinhos da ALF nas estantes de quadrinhos é um método de popularizar vagarosamente perspectivas ativistas.

Como um movimento, precisamos de mais criatividade na nossa propaganda. Pôsteres com cola caseira, modificação de outdoors e memes de Facebook são um começo, mas não se misturam no oceano da lavagem capitalista que nos ameaça todos os dias. Liberador, por outro lado, é um empurrão inovador na direção certa.

Nestas series, Matt Miner se junta à prolífica banda de metalcore de direitos animais “Earth Crisis” e compartilha o crédito da escrita. O quadrinho segue os temas explorados no último álbum da banda, também intitulado “Salvação dos Inocentes”, e é relatado como um acompanhamento para o álbum.
Você pode requisitar Liberador/Earth Crisis: Salvação dos Inocentes aqui¹ (EUA) e aqui² (Reino Unido). A brochura comercializada do Liberador Volume 1: Ignição da Fúria será divulgada em março, e já está disponível para encomenda.

Consiga você mesmo uma cópia do novo Liberador, e quando você terminar de lê-lo, coloque-o nas mãos de um amigo. Estará fazendo a todos nós um favor.

Tradução > Malobeo

agência de notícias anarquistas-ana
Meio-dia
nenhuma sombra
faz companhia
Camila Jabur

Nenhum comentário: