sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Besançon, Cidade Libertária - ANA



Besançon, Cidade Libertária

Para comemorar o 200º aniversário do nascimento de Pierre-Joseph Proudhon na cidade francesa de Besançon, o grupo anarquista local (que leva o nome de Proudhon) organizou uma jornada de estudos (“Colóquio”) sobre este que é considerado por muitos como o pai do anarquismo. Celebrou-se no dia 29 de maio com a participação de estudiosos da vida e obra deste genial filho de Besançon. Antes de começar as atividades, foi mencionada e destacada a figura de Jean Preposiet, recentemente falecido, catedrático de Filosofia, historiador do anarquismo francês e pai de nosso companheiro Bruno.

O “Colóquio” iniciou com a intervenção de Michael Paraire, que esboçou as teorias de Proudhon, enfatizando sua faceta de teórico revolucionário totalmente original em sua época. Em seguida, René Berthier, dissertou sobre as teorias econômicas de Proudhon, sobretudo suas diferenças com Marx. Daniel Colson realizou um brilhante discurso sobre a atualidade de Proudhon. Após uma simpática refeição, a jornada continuou com a participação de Edward Castelton, que desenvolve as idéias de Proudhon, sobretudo sobre os paradoxos de seu pensamento. Por fim, Archibald Zurvan, traçou uma maravilhosa e documentada panorâmica do pensamento do homenageado. Após as intervenções se seguiu um animado debate do público (havia mais de uma centena de participantes) que durou até a entrada da noite.

No dia seguinte, 30 de maio, foi inaugurado o 66º Congresso da Federação Anarquista francófona (FA). Durante três dias, cerca de 160 delegados que representavam o enorme conjunto de grupos espalhados por toda a França debateram uma interessante ordem do dia, rica em colocações libertárias, expressão da atividade dos grupos que compõe a FA.

O Congresso começou com uma série de pontos de caráter interno, como aprovação da gestão das diferentes comissões da FA. Os informes eram conhecidos de antemão pelos grupos; é o momento das perguntas e do trabalho das comissões revisoras de contas. A FA tem diferentes realidades. Conta com um semanário (Le Monde Libertaire), uma editora (Les Editions du Monde Libertaire), uma emissora de rádio (Radio Libertaire, que pode escutar pela internet: www.federation-anarchiste.org/rl) e uma livraria – e distribuidora – em Paris (Publico), isto fora as publicações e as livrarias que alguns grupos possuem. Por exemplo, o grupo Proudhon de Besançon conta com a estupenda livraria "L'Autodidacte".

O prato forte do Congresso foram os debates sobre as próximas campanhas a serem realizadas pelo conjunto da Federação e a aprovação das moções apresentadas sobre os problemas atuais enfrentados pela militância anarquista... Chama a atenção à extrema educação e fraternidade dos companheiros nos debates. Ninguém falava se não estivesse no uso da palavra e os membros da mesa, quando intervinham nos debates, pediam antes a palavra e desciam da tribuna para falar, para que não exercessem em nenhum momento a mais leve autoridade. Foram aprovadas campanhas e, após debates enriquecedores, três moções. Também se discutiu amplamente sobre a desaceleração e sobre a estratégia da FA, embora em ambos os casos não foram alcançados acordos (que, obviamente, são tomados por unanimidade).

Talvez o ponto mais delicado do Congresso foi dedicado à possibilidade de comprar um local, em Paris, situado junto à livraria Publico. Em todo momento a discussão, embora tensa, transcorreu pelas veredas do respeito e companheirismo, sem palavras grossas, insultos e desqualificações. No final não houve acordo.

A última sessão foi dedicada ao nomeamento do/as companheiro/as para os cargos de responsabilidade (jornal, emissora etc.). Presume-se exercer por um ano (máximo dois) e se pede que o/as companheiro/as levem ao menos quatro anos de militância.

Tanto o Congresso como o “Colóquio” foram celebrados no teatro Bacchus, um antigo convento convertido recentemente em sala de apresentações. Numa das salas foi instalada uma exposição sobre vigilância e controle policial e, numa das noites, três companheiros (vozes, violões e flauta) nos deleitaram com um recital de canção francesa.

Há de ressaltar o estupendo trabalho que fez o grupo Proudhon que organizou tudo, da acolhida às comidas; tudo estava ao ponto no momento preciso. Um luxo de grupo e companheiros encantadores.

Alfredo G.

Fonte: Tierra y Libertad

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

ao amanhecer
pendurado no varal
descansa o orvalho.



Mary Leiko Fukai Tera

Nenhum comentário: