segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Perspectivas da teoria anarquista sobre a mudança climática e a crise econômica - ANA

Perspectivas da teoria anarquista sobre a mudança climática e a crise econômica

O jornal Perspectivas da Teoria Anarquista do Instituto de Estudos Anarquistas (IAS em inglês), esta à procura de textos sobre a atual crise econômica feitos por radicais e revolucionários. Vemos a crise ecológica como conseqüente da estrutura de classes dominantes e gostaríamos de publicar matérias que explorassem esse momento tão propício para uma mudança social radical, para melhor.

Atualmente o mundo enfrenta o impacto imediato da recessão global e a aparente realidade de catastróficas mudanças climáticas. A economia e o meio ambiente estão intimamente ligados, já que as decisões econômicas destroem o equilíbrio da natureza e não são sustentáveis a longo prazo. A ecologia talvez seja a única questão que o capitalismo não consegue responder. Essa crise climática, uma ameaça à vida de bilhões de pessoas, primeiramente os pobres do hemisfério sul, assim como incontáveis espécies de animais e plantas, ainda não recebeu a consideração da esquerda anti-autoritária.

Até então recebeu alguma atenção da esquerda e dos grupos anti-civilização e primitivistas praticantes da anarquia verde, mas estamos à procura de novas elaborações e um tratamento sistêmico de grupos de atuação social e anti-autoritários.

Nós gostaríamos de publicar artigos sobre, mas não só, qualquer um dos temas abaixo:

• análise das causas primárias da mudança climática com ênfase no capitalismo industrial e a intenção de lucro;

• como uma sociedade anarquista resolveria os problemas inerentes à emissão de gases poluentes que também explore vários aspectos da crise, do transporte à produção de energia;

• meios de organização e estratégias que envolvam, particularmente, a justiça ambiental e a luta contra o racismo ambiental;

• a crise econômica a partir de uma perspectiva revolucionária;

• as origens da crise econômica, sistemática e localmente, de forma esclarecedora e acessível para leigos;

• as oportunidades de mudança que ambas as crises representam para os revolucionários;

• um modelo econômico anarquista que evite as conseqüências devastantes do capitalismo, tais quais: a pobreza endêmica, o desemprego e do perene ciclo de alta súbita na cotação de valores e recessão (boom and bust).

Acreditamos que esse é um ano crucial em que as sociedades devem começar a confrontar as implicações catastróficas da mudança climática seguindo o modelo revolucionário. Sem sérias mudanças nas estruturas sociais os sistemas humanos e o ambiente natural podem ser modificados de tal forma a torná-los irreconhecíveis ou até inabitáveis. Pois todos os dias a crise econômica está cobrando caro dos pobres e da classe operária, como também da classe média. Quais análises e soluções os anarquistas e anti-autoritários têm a oferecer?

Perspectivas serão postadas online e artigos publicados na íntegra. Também estamos pensando em publicar uma edição anual impressa. Todos os artigos aceitos serão publicados em nosso site e poderão entrar na versão impressa.

Institute for Anarchist Studies

PO Box 15586, Washington, DC 20003, USA

http://www.anarchist-studies.org

info@anarchiststudies.org

Tradução > BAH

agência de notícias anarquistas-ana

Festival de vida:
as borboletas se amando
no meio da estrada.



Humberto Del Maestro

Nenhum comentário: