terça-feira, 11 de maio de 2010

Cadeia de exploração, sofrimento e danos ambientais: Entenda a ligação entre a tragédia ambiental no Golfo do México e o consumo de carne - Por ANDA

Cadeia de exploração, sofrimento e danos ambientais

Entenda a ligação entre a tragédia ambiental no Golfo do México e o consumo de carne

Por Rachel Siqueira (da Redação-EUA)

Vazamento de petróleo está ligado aos nossos hábitos alimentares (Foto: i Online)

Depois da trágica explosão de plataformas petrolíferas na costa do golfo e do derramamento de óleo resultante, que continua a se espalhar, muitas pessoas estão procurando respostas. Como é que este desastre ocorre – e como podemos evitar que catástrofes semelhantes se repitam no futuro? A culpa pode estar na escolha que fazemos quanto ao que colocar em nossos pratos.

Mais de um terço dos combustíveis fósseis produzidos nos Estados Unidos é usado para criar animais explorados e destinados ao consumo humano. Enormes quantidades de grãos e soja são cultivados para a alimentação destes animais e são transportados para processadores em caminhões de 18 rodas, que de maneira assustadora consomem combustível e poluem.

Mais energia é então utilizada ao operar os feed mills (processo e/ou uma combinação de processos utilizados para produzir um alimento processado para animais) e fazendas de animais, além do transporte dos animais para abate, por longas distâncias, na operação dos matadouros e mais.

É preciso cerca de 10 vezes mais combustíveis fósseis – sem contar a significante necessidade de muito mais terra e água – para produzir carne que produzir alimentos veganos. A produção de carne é, também, uma das principais fontes de poluição da água nos Estados Unidos. Todos nós podemos ajudar a frear o apetite dos Estados Unidos por petróleo, conservar recursos e reduzir a poluição, aderindo à alimentação vegana. Para saber mais, visite www.GoVeg.com.

Fonte: The News Star
Fonte: http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: