terça-feira, 25 de maio de 2010

[Canadá] Seis pessoas são detidas durante manifestação contra o G8 em Vancouver - Por ANA

[Canadá] Seis pessoas são detidas durante manifestação contra o G8 em Vancouver


[Seis pessoas foram presas na noite da sexta-feira passada (21) em Vancouver, durante confrontos entre a polícia e manifestantes que protestavam contra a “Cúpula Universitária do G8”.]

Três homens e três mulheres que participavam do protesto chamado "Cúpula do povo das ruas” foram presos quando tentavam entrar no hotel Fairmont Waterfront, que hospedou a “Cúpula Universitária G8 de Vancouver”.

Em seguida, cerca de 80 manifestantes, alguns com máscaras e roupas negras tentaram bloquear uma rua em frente ao hotel para impedir a entrada dos participantes - reitores de universidades de países do G8 e do G20 - e que abandonassem o edifício de carro.

A polícia pediu reforços e os confrontos se sucederam, causando alguns danos materiais - principalmente às bicicletas das forças da ordem - mas não houve feridos.

Um grupo de manifestantes manteve-se em vigília em frente à prisão de Vancouver para protestar contra as prisões e pedir a libertação dos detidos. Até sábado à noite os seis manifestantes continuavam encarcerados.

Cúpulas do G8 e do G20
A reunião do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) acontecerá no Canadá, num centro turístico situado na região de Muskoka, a quase 200 quilômetros ao norte de Toronto, nos dias 25 e 26 de junho de 2010.

A cúpula de líderes do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes) será também realizada na cidade de Toronto nos dias 26 e 27 de junho.

Em paralelo grupos anarquistas, indígenas, altermundistas e outros mais estão planejando ações de oposição aos dois encontros.

A imprensa canadense tem divulgado notas revelando que a polícia de Toronto e o CSIS (Serviço de Inteligência Canadense) colocaram os anarquistas sob vigilância da mesma forma que a Al-Qaeda antes e no correr das reuniões do G8 e G20.

Ainda segundo a imprensa canadense, cerca de dez mil policiais e mil seguranças particulares serão encarregados de garantir a segurança das cúpulas. Este contingente é maior do que o destinado em fevereiro para os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, em Vancouver, também no Canadá.

Na quarta-feira da semana passada uma agência bancária em Ottawa foi incendiada por um grupo de anarquistas, que afirmou em um comunicado que viria a organizar atos semelhantes durante as cúpulas do final de junho.

agência de notícias anarquistas-ana
Chuva de primavera –
Uma criança
Ensina o gato a dançar.

Issa

Nenhum comentário: