sexta-feira, 21 de maio de 2010

Suspeita de envenenamento: Mais de 50 gatos são mortos no Cemitério do Araçá, em SP; assassino ainda não foi identificado - Por Por Fernanda Franco

Suspeita de envenenamento: Mais de 50 gatos são mortos no Cemitério do Araçá, em SP; assassino ainda não foi identificado
Por Fernanda Franco (da Redação)

Cemitérios e parques infelizmente ainda são o destino de muitos animais abandonados por seus próprios tutores. E, na ausência de uma política pública consistente de castração, essas vítimas do descaso acabam por se multiplicar e tornar ainda mais dramático o problema do abandono.

Vítimas do descaso (Foto: Janaína/Mister Vet)

Diante da inércia do poder público, os pobres animais sobrevivem como podem e contam com a solidariedade de protetores independentes, como é o caso de Rosely Cometti, 63, que atua há mais de 6 anos resgatando gatos, castrando e encaminhando para adoção.

A protetora conta que quase todos os dias se depara com 2 ou 3 gatos mortos no Cemitério do Araçá, no centro de São Paulo, e calcula que há cerca de um mês mais de 50 gatos já foram exterminados no local. Nesta quinta-feira (20), foram encontrados mais quatro felinos mortos por suspeita de envenenamento. Laudos ainda serão feitos para comprovar a causa das mortes.

Animais dependem da solidariedade de alguns protetores para sobreviver (Fotos: Janaína/Mister Vet)

Protetores denunciam o descaso das autoridades e temem que outros gatos ainda possam ser mortos: “Eu estou revoltada com a falta de atitude de todas as autoridades envolvidas. Precisamos zelar pela vida desses animais, e tomar uma providência imediatamente, senão mais gatos vão morrer!”, diz a protetora.

Considerando que a administração do cemitério tem grande responsabilidade sobre o que acontece ali dentro, a ANDA pediu um parecer do responsável administrativo do Cemitério do Araçá, sr. Carlos Davi. Questionado sobre quais medidas estão sendo adotadas para coibir a matança desses animais, Davi afirmou: “Nós temos uma ronda feita por funcionários do cemitério, no entanto o acesso ao local é livre. Ainda não sabemos se foi envenenamento, portanto não podemos tomar nenhuma atitude enquanto não houver uma confirmação da causa das mortes”.

A ANDA entrou em contato com a equipe liderada pela Dra. Leda Maria Ponte, do CCZ de São Paulo, que fará nesta sexta-feira (21) análises no local para identificar o que causou a morte dos gatos. O CCZ declarou que tratará com prioridade as investigações sobre este caso.

Nota da Redação: A ANDA conta com a manifestação da sociedade para acompanhar este caso, exigindo das autoridades as providências cabíveis e os devidos cuidados para que este assassino seja identificado e condenado pelo crime cometido em tempo de não fazer mais vítimas. Chega de dar poder para o crime e para a violência por meio da impunidade.

Fonte: http://www.anda.jor.br/


Como não gostar deste safado. Hobsbawm o gato do Nema e da Réggis. Foto 12.2009

Nenhum comentário: