sexta-feira, 30 de abril de 2010

A desgraça da humanidade: Petróleo avança sobre costa dos EUA; Obama promete recursos


Petróleo avança sobre costa dos EUA; Obama promete recursos

Desde que uma plataforma de exploração de petróleo da britânica British Petroleum ter explodido e naufragado nos dias 21 e 22 de abril, no Golfo do México, equipes de emergência da Guarda Costeira dos EUA buscam soluções urgentes para conter os estragos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira, 29, que "todo recurso disponível" do governo será usado para conter o vazamento. A gigantesca mancha, há horas de atingir a costa de Louisiana, é cinco vezes maior que a estimativa feita pelas autoridades

Equipes iniciaram nesta quarta-feira a queima controlada do petróleo, tentando atrasar a chegada do óleo à costa do Estado americano da Louisiana. Imagens de satélite da Nasa mostram que o derramamento tem cerca de 2.500 quilômetros quadrados de área, duas vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

A decisão de atear fogo, apesar de drástica, é vista como uma das únicas alternativas para conter o avanço da maré negra de petróleo, que já avançou até uma distância de 37 km dos pântanos da Louisiana, um importante santuário para aves aquáticas e outras espécies da vida selvagem.

O governo americano classificou o vazamento como um evento de importância nacional, possibilitando assim o uso de recursos de várias partes do país para conter os cerca de 5 mil barris de petróleo por dia. Os esforços são dificultados pela profundidade do poço, cerca de 1.525 metros abaixo da superfície.

Terra Magazine

Nenhum comentário: